Aplicando os padrões ao código de CMS

Expandir mensagens
  • Simone Villas Boas
    Mensagem 1 de 4 , 25 de nov 10h33min
      Amigos,
      vocês pediram mais detalhes sobre o trabalho com o Mambo. Segue aí:

      Andei batalhando em alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo para
      botá-los de acordo com a semântica. Estou trabalhando nas horas vagas
      migrando toda a estrutura do Mambo Server. Estabeleci algumas
      prioridades para não me perder:

      1. Colocar todos os títulos (Hx) (para me localizar melhor);
      2. Substituir todas as tabelas por listas, divs e afins;
      3. Reorganizar o conteúdo;
      4. Validar o código;
      5. Avaliar a acessibilidade do código

      Claro que na teoria assim, é tudo lindo maravilhoso, mas vai mexer em
      código perdido em 54 diretórios diferentes! ~8:S Ainda estou no passo
      2 e sofrendo! Isso porque ainda tenho que pensar em mudar a
      programação do CMS em si para substituir as tags <b> por <strong>, por
      exemplo. Tudo para que no final a página que será cuspida pelo sistema
      será perfeitinha.

      O meu site de teste está aqui:
      http://top.sydi.net/

      Um dia espero poder colocar este conteúdo disponível para download
      para outros usuários do Mambo. Mas não sei até que ponto estou
      customizando demais o código para as minhas necessidades ou estou de
      fato simplificando ele. 8:/

      Se alguém tiver alguma crítica a este método ou estiver fazendo
      trabalho semelhante, manifeste-se! 8:D

      []s

      . .. . .. . .. . .. . .. . .. .
      simone villas boas
      pixeladas@...

      p.i.x.e.l.a.d.a.s
      http://simonevb.com
    • Andre Marcanth

        Simone Villas Boas wrote:
        | programação do CMS em si para substituir as tags <b> por <strong>, por
        | exemplo. Tudo para que no final a página que será cuspida pelo sistema
        | será perfeitinha.

        Substituir <br> por <strong> é simples com a ferramenta Sed (para Linux
        ou Windows).

        sed -i.bak 's/<b>/<strong>/'g *.html

        Substitui todos os <b> por <strong> fazendo um backup, claro. E:

        sed -i.bak 's/<\/b>/<\/strong>/g' *.html

        Substitui todos os </br> por </strong> Neste caso, quando as barras /
        são envolvidas, o comando necessita da barra \ para "escapar" a outra
        logo após, para que seja considerada texto e não comando. Sed para este
        tipo de coisa é de uma utilidade tremenda.

        | O meu site de teste está aqui:
        | http://top.sydi.net/

        Um bom trabalho. Gosto de simplicidade e clareza.

        []s,
        André
      • Simone Villas Boas
        Mensagem 3 de 4 , 25 de nov 10h57min
          André,
          o buraco é um pouco mais embaixo. Neste caso específico do bold por
          strong é substuir a ação de aplicar o negrito no mini editor WYSWYG do
          Mambo, de modo que fique simples para o webwriter incluir conteúdo de
          acordo com as recomendações. Se não me engano, esta ação é um
          javascript, pois é assim no gerenciador do Blogger e do Movable Type.

          Esta dica do Sed é ótima! 8;)

          Sobre o site, ele tem esta cara estranhíssima porque fiz meio com cara
          de wireframe mesmo, para ver os blocos de conteúdo direitinho. 8;)

          []s

          . .. . .. . .. . .. . .. . .. .
          simone villas boas
          pixeladas@...

          p.i.x.e.l.a.d.a.s
          http://simonevb.com

          On Thu, 25 Nov 2004 16:47:23 -0200, Andre Marcanth
          <marcanth@...> wrote:

          > Links do Yahoo! Grupos

        • Andre Marcanth

            Simone Villas Boas wrote:
            | André,
            | o buraco é um pouco mais embaixo. Neste caso específico do bold por
            | strong é substuir a ação de aplicar o negrito no mini editor WYSWYG do
            | Mambo,

            Acho que entendi... Algo como um htmlarea? O código que será gerado na
            hora por este editor. Acho que entendi.

            []s,
            André