Dados sobre a solubilidade do Nitrato de Potassio

Expandir mensagens
  • Paulo Sérgio Dias
    Mensagem 1 de 3 , 16 de mai 03h50min
    • 0 Anexo
      Pessoal:

      Minha turma fez um experimento no Laboratorio de Quimica
      Geral, e anotamos os dados sobre a solubilidade do Nitrato de Potassio
      em funcao da temperatura.

      O professor pediu um grafico mostrando a curva com os nossos dados, mas tambem
      quer que exibamos a curva com dados "da literatura", para compararmos
      os valores. Ja' procurei na Internet e em alguns livros, mas nao encontrei
      esses dados sobre o Nitrato de Potassio.

      Alguem sabe indicar algum site onde possa encontrar algo ?

      Grato pela atencao de todos
      Paulo

    • Maria Natália
      Mensagem 2 de 3 , 16 de mai 21h30min
      • 0 Anexo
        Na internet não conheço mas nas bibliotecas dos departamentos de
        Química existem livros com tabelas de solubilidade de vários compostos
        e assim poderá fazer-se a tal curva. Mas o livro que o meu
        laboratório de escola tem é de 1920....
        Alguém que tenha algo mais moderno? É uma espécie de Vademecum
        Um abraço
        Maria Natália

        --- Em tchequimica@..., Paulo Sérgio Dias
        <psdlistdisc@t...> escreveu
> [...]
        encontrei
        > esses dados sobre o Nitrato de Potassio.
        >
        > Alguem sabe indicar algum site onde possa encontrar algo ?

        ta mensagem que

        não continham texto foram removidas]
      • hymboldt2005
        Mensagem 3 de 3 , 28 de mai 05h54min
        • 0 Anexo
          Ai vai a tebelinha °C/ 100g de água

          0 13,3
          10 20,9
          20 31,6
          30 45,8
          40 63,9
          50 85,5
          60 110
          70 138
          80 169

          Estes dados podem ser obtidos em qualquer Handbook of Chemistry

          Dirceu Dias