Entrevista do Jô Soares - Surda profunda. ============ DIVULGAÇÃO = ============

Expandir mensagens
  • Barbosa Joel
    Mensagem 1 de 17 , 21 de jun de 2007
    • 0 Anexo
      Vejam a entrevista de uma Surda com o Jô Soares.
      Como?
      Clique em ENTREVISTAS, veja data 20 de Junho, quarta feira, procurar esse dia e clicar para assistir ao vídeo.
      Sueli Ramalho é surda profunda e fala 32 línguas de sinais.
      Sueli Ramalho é surda e fala 32 línguas de sinais. Nascida em família de surdos, ela conta como superou sua deficiência.
      Vejam, nossa colega Sueli Ramalho no programa de Jô Soares. Legal.

      =

      CURSO DE LIBRAS - Professor Surdo para Surdos, crianças ou adultos, e para ouvintes (profissional, família e amigos)Decreto 5.626/05, não é por acaso a preferência Justificativa: Identidade, Comunidade e Cultura Surdas, Fluência, Vocábulos Atuais, Ponto de Encontro, Modelo de Surdo etc https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm

    • cecilia rafaelly de oliveira
      Mensagem 2 de 17 , 30 de jun de 2007
      • 0 Anexo
        Olá  pessoal!
        Ouvi um boato sobre uma modificação na legislação referente à Libras, que permite ao ouvinte ministrar o ensino dessa língua. Será? Se alguém tiver alguma informação, por favor, me avise, pois já tem profissionais ouvintes ensinando Libras em curso de Pedagogia.
        Um abraço,

        Cecília Rafaelly

      • HOTMAIL
        Mensagem 3 de 17 , 30 de jun de 2007
        • 0 Anexo
          Cecilia,

          Não é boato, é realidade. A lei NUNCA foi modificada. A lei SEMPRE permitiu ao ouvinte ensinar LIBRAS.

          Muitos surdos é que não aceitam que as pessoas que ouvem ensinem a LIBRAS e acham que sua palavra é lei.

          No entanto, a lei é clara. A pessoa que ouve pode ensinar LIBRAS, desde que respeitando a ordem de preferência. Primeiro se contrata surdos depois se convoca os ouvintes para ministrar aulas de LIBRAS.

          A lei é o decreto 5.626 de 22/12/2005...

          Marcos
[...]

        • Katia Maria de Oliveira Franco
          Mensagem 4 de 17 , 30 de jun de 2007
          • 0 Anexo
            Amigos!

            Não sou contra que ouvinte dê aulas de LIBRAS, sou ouvinte e mãe de uma adolescente surda que por ser única na cidade que vivo sofreu muito, pois não tinha ninguém pra ensinar LIBRAS, aprendemos juntas e hoje tenho procurado ensinar a professores da região que tem alunos surdos e que nem eles e nem os pais sabem que a LIBRAS existe. São crianças carentes que vivem na zona rural e que tem uma vida super limitada, pois nem luz elétrica tem lá que dirá televisão, internet etc. Estou aqui lutando com as prefeituras para poder ajudar estes professores que poderão fazer algo por estas crianças. Elas aqui ficam tidas como incapazes ou até mesmo retardadas mentais. Sofro em vê todo este caos, mas é este o páis em que vivemos. Agora imagina que por ser ouvinte eu não pudesse ensina-los o que seria deles então? Inclusive faço  um trabalho voluntário, pois em minha cidade e na cidade vizinha tenho dou aulas de graça, não porque eu não precise de grana, mas porque ninguém quis por o curso, então resolvi assumir sozinha e estou feliz em estar podedndo de alguma forma ajudar. Sei que é apenas uma gota d'agua e lembrando Madre Teresa de Calcutá quando respondeu a um reporter que lhe disse: Mas é apenas uma gota d'agua. Ela então lhe respondeu: Mas sem esta gota d'agua meu filho por certo o ocenao ficaria menor.
            A minha filha tem 16 anos e não frequenta a escola. Por que eu não quero? Não queridos, por que ela ficava como um simples jarro em sala de aula, ninguém dava a minima pra ela, até o dia que pulou o muro (que por sinal muito alto) então não quis voltar pra escola, e eu assumir a alfabetização dela. Não pude obrigar a professor nenhum fazer algo por ela. Hoje graças a Deus temos uma Lei e cabe a nós todos fazer com que seja cumprida. Não tenho a intenção de tomar o lugar do surdo, mas a minha intenção é de divulgar e de conscientizar o quanto a LIBRAS é importante para o surdo, pois ela é a sua língua materna e a grande maioria não tem noção disso.
            Um abraço
            Kátia

            HOTMAIL <necoboy@...> escreveu:
[...]

                              MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale grátis. Clique aqui.
                            • Katia Maria de Oliveira Franco
                              Mensagem 14 de 17 , 3 de jul de 2007
                              • 0 Anexo
                                Cleudes!!

                                Discordo quando diz que o surdo não quer ter responsabilidade e preferem se esconder. Na verdade temos que analisar como este surdo foi criado, o mesmo foi incentivado? Como está a auto-estima dele? Não é tão fácil assim. Foram 100 anos de proibição de poder usar sua própria língua. Tem noção do que é isso. Hoje estamos começando um processo de mudanças, mas ainda existem e não poucos, surdos sem nenhuma assistência, sem nenhuma ajuda, nem mesmo da família. Vejo pela  minha que a grande maioria se quer tem interesse de aprender a LIBRAS pra se comunicar com minha filha.
                                É um longo caminho pela frente. Mas sou otimista e acredito que um dia chegaremos lá no Pódio.
                                Um abraço
                                Kátia

                                Cleudes Moreira de Jesus Alves <cleudesmjalves@...> escreveu:
[...]

                                Mensagem 15 de 17 , 3 de jul de 2007
                                • 0 Anexo
                                  Cleudes,

                                  No mundo tem de tudo.

                                  Muitas razões para ser bom ou ruim numa profissão.

                                  Muita gente fala em talento nato, mas nós psicólogos sabemos que isso não existe. Habilidades não são passadas pelos genes ou surgem devido a uma condição física de um indivíduo.

                                  O que existe é uma pré-disposição para certas competências, que normalmente chamamos de vocação. A vocação não é um talento, é uma capacidade nata que temos para realizarmos certas tarefas e que vai se aprimorando na medida que as utilizamos adequadamente. Por exemplo, uma pessoa nasce com mãos grandes, alta taxa de crescimento físico, boa flexibilidade da coordenação motora, excelente acuidade visual, grande desempenho cardíaco, alta oxigenação do sangue. Imagine essa pessoa praticando basquete desde a infância.Vai desenvolver habilidades para ser um excelente profissional. Mas supondo que se concentre em outras áreas do conhecimento, como a informática, pode ir perdendo aos poucos a acuidade visual, ao passar o dia inteiro sentado em frente a um computador num ambiente refrigerado por ar condicionado, com uma alimentação péssima. vai degenerando suas capacidades físicas. Daqui a uns 10 anos já não terá a mesma habilidade potencial para trabalhar como esportista que tinha ao nascer. Se tivesse suas habilidades aprimoradas desde a infância, poderia ser um grande profissional. Mas há ainda muitos fatores, sociais, emocionais, familiares, religiosos, educacionais, financeiros, etc, que influenciam esse desenvolvimento.

                                  Não se pode, portanto, concluir que todo surdo tenha vocação para ser um professor de Libras. Isso é estigmático, tomar um grupo com uma habilidade presumida. É o mesmo que colocar que, por analogia, qualquer pessoa que ouve está inserida nas diferentes culturas ouvintes e tem igualmente o mesmo potencial para ser professor de português. Isso não é verdade. Habilidades podem ser desenvolvidas, mas a pré-disposição inata permite um desenvolvimento muito maior. Forçar o contrário, ir contra suas capacidades pré-existentes pode ser desastroso em muitos sentidos. Há surdos que sonham em trabalhar em outras áreas e por isso mesmo devem ser estimulados, mas a sociedade hoje só tem oferecido amplo acesso a atividades voltadas para a educação do surdo. Como ficam os outros surdos que não querem ser professores? São forçados a fazer aquilo que não querem para ter reconhecimento social, para ter privilégios, emprego, sustento? A visão social é muito limitada para os infinitos potenciais de cada pessoa surda. Por isto hoje em dia há tantos profissionais que ensinam a Libras e não têm o menor conhecimento de metodologia e didática.

                                  Abraços
                                  Marcos.

[...]

                                • silvana cristiana
                                  Mensagem 16 de 17 , 4 de jul de 2007
                                  • 0 Anexo
                                    CONCORDO PLENAMENTE, OS SURDOS TEM MAIS CAPACIDADE PAR ENSINAR DO QUE APRENDER. É NECESSÁRIO BUSCAR E LUTAR ESSA VALORIZAÇÃO ESCONDIDA ATRÁS DO NADA.

                                    SILVANACRISTIANA

                                    HOTMAIL <necoboy@...> escreveu:
[...]

                                  • Luciane Rodrigues
                                    Mensagem 17 de 17 , 15 de ago de 2007
                                    • 0 Anexo

                                      VI Feira do Mundo do Surdo

                                      Local
                                         Niterói - RJ
                                      Data do evento
                                         22/09/2007

                                      Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição realiza evento em comemoração ao Dia do Surdo

                                      Abaixo segue a programação da feira promovida pela Apada para o mês de setembro. Os dias selecionados fazem parte da comemoração do dia nacional do surdo - 26 de setembro.

                                      Horários:
                                      Dias: 22 de setembro (sábado) - Das 9h às 12h
                                      24 de setembro (2ª-feira) - Das 9h às 11h e das 14h às 16h
                                      25 de setembro (3ª-feira) - Das 9h às 11h
                                      26 de setembro (4ª-feira) - Das 18h às 20h

                                      Data da inscrição
                                         A partir de 09/08/2007
                                      Taxa
                                      Endereço
                                         Apada
                                         R. General Andrade Neves, 307 - São Domingos - Niterói
                                      Informações adicionais
                                         Telefone: (21) 2621-5808 ou (21) 2621-2080

                                                                Diretora da creche de APADA
                                                                Luciane Rangel (surda)

                                      Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.