sed FAQ (era: Re: concatenar linhas)

Expandir mensagens
  • Dorneles Treméa
    Mensagem 1 de 13 , 11 de abr de 2003
      Oi Aurelio,

      > isso me fez pensar uma coisa...
      > certas perguntas sempre aparecem na lista, que tal
      > uma espécie de FAQ?

      um FAQ sempre ajuda a aumentar o nível das listas,
      além de resolver rapidamnente as dúvidas comuns.

      > que tal que tivéssemos um documento só com coisas do tipo
      >
      > Tenho isso:
      > linha1
      > resposta1
      > linha2
      > resposta2
      > linha3
      > resposta3
      >
      > E quero isso:
      > linha1 resposta1
      > linha2 resposta2
      > linha3 resposta3
      >
      > Então o sed é assim:
      > sed 'N;s/\n/ /'

      Hum... algo no estilo daquele link no seu HOWTO... :-)

      http://www.rtfiber.com.tw/~changyj/sed/

      > para que você procure ali se algum exemplo é a sua necessidade.
      >
      > tipo, um troço 100% prático, desonesto até, pra nem precisar
      > ter o trabalho de pensar :)
      >
      > cada item seria uma solução completa de um problema corriqueiro.

      Olha, aprender em cima de exemplos também funciona, e muito
      bem por sinal.

      > nossa, podia até fazer um programa assim!!! vc dava os 2 textos
      > e ele identificava os padrões e fazia o sed. ops, calma.
      > respire fundo... não. a idéia inicial é o texto. :)

      Ah... conta para nós... depois de fazer o sokoban, criar um
      troço desses deve ser fichinha... ;-)

      Teria até um nome para ele: zztxt2sed

      > o texto documento seria simplesmente os exemplos, mais nada,
      > sem enrolação. olhar, copiar e colar.
      > o que acham? idéias? sugestões?

      /me aprova a idéia.

      Podia até ser algo num estilo wiki wiki, para qualquer um ir
      incluindo contribuições...

      T+

      --

      Dorneles Treméa
      Caxias do Sul - RS - Brasil

    • aurelio
      Mensagem 2 de 13 , 11 de abr de 2003
        ae dorneles,

        > Hum... algo no estilo daquele link no seu HOWTO... :-)
        > http://www.rtfiber.com.tw/~changyj/sed/

        $ play o-oh.wav :)

        cara, eu juro que não lembrava desse saite...
        po, massa!

        sim, a idéia é exatamente esta, só que não gostei desse saite
        por alguns motivos que na minha opinião dificultam a obtenção
        da informação:

        1. tá tudo em áreas e página separadas, é preciso navegar para
        encontrar o que se quer
        2. não há um padrão para as tabelas. uma tem texto de exemplo
        antes, outras só na execução do comando
        3. não há um texto padrão de exemplo
        4. é muito colorido :)

        eu acho que poderíamos fazer algo parecido, mas eu imaginava um
        troço assim:

        1. uma paginona só
        2. um padrão para disposição dos dados
        3. um texto padrão aplicável para TODOS os exemplos (ou a maioria)
        4. visual bonito, mas simplão (possivelmente versão TXT tb)

        o texto padrão eu acho uma boa, pq daí o cara para de se preocupar
        em lembrar como era o texto original, pois vai ser sempre igual.

        eu imagino algo como

        Parágrafo1:Linha1:Texto qualquer
        Parágrafo1:Linha2:Texto qualquer

        Parágrafo2:Linha1:Texto qualquer

        e por aí vai, sei lá.
        que serviria para exemplos envolvendo manipulação de linhas
        como um todo.

        por ter os :, tb serve para exemplos de delimitação de campos
        (tipo cut -d: -f?)

        e acho que com o tempo esse texto padrão poderia ir evoluindo
        e ficar algo realmente aplicável para qualquer tipo de
        problema, já imaginou que massa? ok, *qualquer* é exagero,
        mas seria legal ter um padrão tipo $foo e $bar :)

        > Ah... conta para nós... depois de fazer o sokoban, criar um
        > troço desses deve ser fichinha... ;-)

        hehehehe, pior que o sokoban tem uma certa mitificação
        desnecessária pois ele é feito com conceitos extremamente
        simples, só é extenso. tipo, não chega nem no pé dum dc.sed
        em complexidade. mas tem cores e fru-fru :)

        mas sobre o programa, quem sabe?
        é claro que em sed não ia rolar de fazer, mas talvez um shellzão,
        python, de repente... (TODO arranjar mais sarna pra se coçar)

        > Teria até um nome para ele: zztxt2sed

        hahahahaha, boa, muito boa :D
        cara, esse nome diz muito, genial!

        > Podia até ser algo num estilo wiki wiki, para qualquer um ir
        > incluindo contribuições...

        no wikiwiki tem como fazer tabelas mais complicadinhas tipo a do
        saite que você citou?

        falouzz!

        =====
        --
        ATENCAO: o www.verde666.org vai morrer, use www.aurelio.net
        ATTENTION: www.verde666.org is no more, use www.aurelio.net

        Yahoo! Mail
        O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.
        http://br.mail.yahoo.com/
      • Dorneles Treméa
        Mensagem 3 de 13 , 11 de abr de 2003
          Opa Aurelio,

          > $ play o-oh.wav :)
          >
          > cara, eu juro que não lembrava desse saite...
          > po, massa!

          como diria o 'bam-bam-bam' faiz parrrte... :-)

          > o texto padrão eu acho uma boa, pq daí o cara para de se preocupar
          > em lembrar como era o texto original, pois vai ser sempre igual.

> [...]

          Hum... mais uma ótima idéia, tchê! Padronização é o futuro!

> [...]
          > problema, já imaginou que massa? ok, *qualquer* é exagero,
          > mas seria legal ter um padrão tipo $foo e $bar :)

          <off>
          Eu sempre achei foo/bar 'americanóide' de mais...
          Será que não existe nada mais 'aportuguesado'? :-)
          Se bem que isso pegou e não tem mais como mudar...
          </off>

          > hehehehe, pior que o sokoban tem uma certa mitificação
          > desnecessária pois ele é feito com conceitos extremamente
          > simples, só é extenso. tipo, não chega nem no pé dum dc.sed
          > em complexidade. mas tem cores e fru-fru :)

          Hein? 'Só é extenso'? Mais de 40kb e 2038 linhas... Eita
          humildade... ;-)

          > no wikiwiki tem como fazer tabelas mais complicadinhas tipo
          > a do saite que você citou?

          Bá... aí depende. Já vi uns wikis feitos com PHP meia-boca e
          uns show-de-bola em Zope. De qualquer forma, teríamos que dar
          uma bela duma pesquisada...

          []'s

          T+

          --

          Dorneles Treméa
          Caxias do Sul - RS - Brasil
          +55 54 9114 9312 - UIN: 2413568
          X3ng Web Technology <http://www.x3ng.com.br>

        • Luciano ES
          Mensagem 4 de 13 , 11 de abr de 2003

            >cara, eu juro que não lembrava desse saite...
            >po, massa!

            - - Eu gostei muito do visual das páginas com os códigos. Mas,
            realmente, para se chegar até elas, tem que navegar demais. Irritante.
            Mas eu passei o Wget nele e raspei tudo em três minutos, com linha
            discada.

            >(TODO arranjar mais sarna pra se coçar)

            - - Foi exatamente o que eu pensei. Eu estou com meia dúzia de coisas
            aqui que eu comecei e não encontro tempo para terminar... E o livro-sed,
            hein? Vai bem, obrigado? :-)

            Saudações,
            --
            Luciano Espirito Santo
            Santos, SP - Brasil

              > isso me fez pensar uma coisa...
              > certas perguntas sempre aparecem na lista, que tal
              > uma espécie de FAQ?

              Verdade. Geralmente as pessoas vao direto no FAQ,
              muito pratico mesmo.

              > claro, já tem o FAQ gringo (muito bom!)
              > e o 1liners, mas ambos cresceram tanto
              > que acaba sendo difícil achar o que
              > ser quer neles...

              Da um trampo mesmo!! Mas eh muito util!!!

              > o sed-HOWTO é mais pra ensinar do que
              > pra fornecer respostas prontas.

              Quando vc criou aquele grupo, eu imaginei mesmo que o
              conteudo seria formal, e achei interessante. Na
              verdade eu quase nao respondi os 72 e-mails enviados
              ate agora, mas li todos... estou apenas em stand-by
              (heheh)

              > que tal que tivéssemos um documento
              > só com coisas do tipo

              Acho que so eh preciso que alguem fique responsavel
              por receber as 'dicas' e organiza-las...

              Nao acho que seja desonesto... alias, isso ai
              facilitar a vida de muita gente.

              > nossa, podia até fazer um
              > programa assim!!! vc dava os 2 textos
              > e ele identificava os padrões e fazia
              > o sed. ops, calma.
              > respire fundo... não. a idéia
              > inicial é o texto. :)

              Olha a viagem!! ;-)

              > O que acham? idéias? sugestões?

              Precisamos de um escravo... ooops, quero dizer,
              mantenedor dos exemplos ;-)

              Falows,

              Marcelo Pereira

              -- commit

              Yahoo! Mail
              O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.
              http://br.mail.yahoo.com/
            • Mario Domenech Goulart
              Mensagem 6 de 13 , 11 de abr de 2003
                Oi

                On 11 April 2003 Dorneles Treméa wrote:

                [...]

> [...]
                > Será que não existe nada mais 'aportuguesado'? :-)
                > Se bem que isso pegou e não tem mais como mudar...

                fulano/beltrano :-)

                [...]

                Mario
              • Luciano ES
                Mensagem 7 de 13 , 13 de abr de 2003
                  Prezado Thobias,
                  Obrigado pela ajuda. Eu ainda não li nada disso, mas estou guardando
                  para mais tarde. Não vou poder ler nada disso nesta semana, mas depois eu
                  leio e tento entender. Ainda acho que é mais fácil sacar um Perl (eu
                  prefiro PHP) da cintura e fuzilar um "isso.*aquilo" na string indefesa, mas
                  é claro que eu vou ler o seu método e analisá-lo e assimilá-lo.
                  Não esqueça de botá-lo no FAQ. Até lá, poderei estudá-lo.
                  Agora chegá-lo que eu tô cansadá-lo.

                  --
                  Luciano Espirito Santo
                  Santos, SP - Brasil

                  <-quote-> **************************************************
                  On 12/04/03 at 19:04, Thobias Salazar Trevisan wrote in 5K:
                  Assunto/Subject: Re: [sed-br] Re: sed FAQ (era: concatenar linhas)

                  >ae pessoal,
                  >
                  >arghhhh!! os meus 2 seds estao errados. :(

                  ********* END OF ORIGINAL MESSAGE *********</-quote->
                • aurelio
                  Mensagem 8 de 13 , 16 de abr de 2003
                    ae dorneles,

                    > Hum... mais uma ótima idéia, tchê! Padronização é o futuro!

                    eu ainda estou amadurecendo a idéia, por enquanto o que eu
                    mais tenho são dúvidas :)

                    - como seria o texto padrão?
                    - é possível fazer um texto "padrão" o suficiente?
                    - o documento estilo ANTES/DEPOIS ficaria legal?
                    - e quem sabe o programa pra fazer o script sed, apesar de
                    um excelente desafio, seria útil?
                    - devo largar o emprego e virar marceneiro? :)

> [...]
                    > Será que não existe nada mais 'aportuguesado'? :-)
                    > Se bem que isso pegou e não tem mais como mudar...

                    claro que tem! bla!

                    $bla = 'bla'

                    e se precisar de mais, estamos melhores que os gringos.
                    eles têm:

                    foo, bar, baz

                    nós temos

                    bla, ble, bli, blo, blu

                    &:)

                    > Hein? 'Só é extenso'? Mais de 40kb e 2038 linhas... Eita
                    > humildade... ;-)

                    mas é :)
                    tem outros scripts sed que fazem contas, operações, máscaras
                    e máquina de estados. o sokoban é simplesmente um monte de
                    s/// pra trocar caracteres num texto. o texto é o mapa, que
                    é um monte de chars com uns \n no meio, o resto é frescurada :)

                    falouzz

                    =====
                    --
[...]

                    Mensagem 9 de 13 , 16 de abr de 2003
                      ae luciano,

                      > E o livro-sed, hein? Vai bem, obrigado? :-)

                      er, o dia está bonito hoje não? :)

                      /me está tentando vencer a inércia.

                      os capítulos que já estão prontos beleza, agora seria legal
                      fazer a introdução e a parte inicial.

                      ainda tenho que ler o sed & awk e ver se me inspiro para fazer
                      isso...

                      =====
                      --
[...]

                    • caio ferreira
                      Mensagem 10 de 13 , 1 de mai de 2003
                        On Fri, 11 Apr 2003 12:04:17 -0300
                        Dorneles Treméa <dorneles@...> wrote:

                        > isso me fez pensar uma coisa...
                        > certas perguntas sempre aparecem na lista, que tal
                        >
                        > um FAQ sempre ajuda a aumentar o nível das listas,
                        > além de resolver rapidamnente as dúvidas comuns.

                        Outra coisa interessante de se fazer eh uma especie de "deposito" de codigo.
                        Tenho visto aqui na lista varias mensagens contendo exemplos de como resolver
                        tal problema. O interessante seria reunir esses exemplo em um site. Se a pessoa
                        esta com algum problema pode ver se existe algum script que resolva o seu
                        problema.

                        --

                        [ ]'s

                        * GNU/Linux Debian * `. `'`
                        Gnupg ID 0x01186BE1
                        Key fingerprint =3D F17E 75C6 CE00 0E09 F63B 71B0 A0D2 FAD9 0118 6BE1

                        ################### <-- Arranhe aqui e veja o seu prêmio.