Estamos atualizando nossos sistemas e algumas funções do Yahoo Grupos estarão indisponíveis por algumas horas. Emails enviados para seus grupos podem ser entregues com atraso durante esse período. Obrigado por sua paciência e compreensão.

CSM, vale quanto pesa?

Expandir mensagens
  • Flávio Steffens de Castro
    Mensagem 1 de 47 , 21 de mai de 2008
    Exibir fonte
    • 0 Anexo
      Senhores,

      falem sinceramente: o título de CSM vale quanto pesa? A minha visão é que sendo uma certificação "via curso" a coisa não passa muita credibilidade. Em compensação, é mais fácil "comprovar" experiência em uma entrevista ou seleção com o CSM ao lado do seu nome do que tentar explicar em 1 minuto tudo o que você já fez em SCRUM.

      Pergunto isso pois haverá o treinamento em POA. E realmente estou na dúvida do que fazer. "Vô ou num vô?"

      Abraços

      --
      _____________________
      Flavio Steffens de Castro

        2008/6/4 Alisson Vale <alisson.vale@...>:
        > Eu acho que é isso o que cada um de nós tem que se perguntar. Temos
        > que nos posicionar se de fato o paradigma ágil precisa do mercado ou
        > não. Se sim, podemos nos adaptar a ele e buscar formas de conviver com
        > as suas idiossincrasias sem nos corromper. Se não, podemos nos manter
        > isolados, utilizando Agile em nossos próprios projetos e deixando o
        > mercado se virar com o que tem por aí. Eu, por exemplo, não preciso do
        > mercado para ser ágil (a comunidade têm me atendido muito bem); mas e
        > o resto dos profissionais de TI, eles precisam?

        Não é porque a criação de certiicados se valor é algo ruim que
        estaríamos fora do mercado, só não precisamos ajudar o mercado a
        piorar ainda mais criando nossos próprios selos (se não bastasse ter
        que conviver com os selos sem valor pré-existentes).

        Como eu já disse algumas vezes nesta thread muitos, muitos clientes
        pedem documentos inúteis, por exemplo. O que fazemos, entregamos os
        documentos mesmo assim? Não, nós tentamos mostrar o quanto o cliente
        está errado e como isso pode ser feito de outra forma. Não
        convencemos? Tratamos o que foi pedido como um peso extra e fazemos o
        cliente ficar ciente de que aquele documento, que não serve para nada,
        tem um custo em qualidade e dinheiro.

        Criar um selo que não verifica nada sobre o seu portador e está sendo
        usado como critério seletivo por nossos clientes é promover a baixa
        qualidade da indústria como um tudo. É se corromper.

        []s

        --
        Phillip Calçado
        http://fragmental.tw