Princípio da Regressão ou Reversão

Expandir mensagens
  • bothome
    Mensagem 1 de 7 , 14 de mai de 2008
    Exibir fonte
    • 0 Anexo
      Olá galera. Mais uma vez venho encarecidamente solicitar a
      ajuda de vocês para a resolução de uma questão na qual não
      estou conseguindo solucionar. Acontece que esta questão foi
      extraída do Livro de Raciocínio Lógico para Concursos do Prof.
      Fabrício Mariano. Acredito que alguém o conheça. Pois bem, o
      capítulo I dele fala do Princípio da Regressão e Reversão.
      Segundo esta teoria, procura-se solucionar os problemas de forma
      não-algébrica.

      Vejam o seguinte exemplo extraído do livro:

      João gasta 1/3 do que possui mais R$ 20,00 em uma loja, ficando
      com R$ 10,00. Quanto ele possuía inicialmente?

      Solução:

      Pelo método da regressão, temos:

      (Aqui é a descrição do problema: .2/3-20 (Eu
      não sei de onde ele tirou o 2)

      I) 10 + 20 = 30

      II) (30 .3) / 2 = 45

      Conclui-se que inicialmente ele possuía R$ 45,00

      Pois bem, aqui vai a questão :

      Em certa ocasião, um ladrão de galinhas conseguiu roubar apenas
      ovos. E quando na fuga chutou o cachorro, deixou cair metade do furto
      mais meio ovo. Depois, tropeçou no porco e derrubou metade do que
      restara mais meio ovo. Finalmente, ao pular a cerca, perdeu metade do
      que havia nas mãos mais meio ovo. Naquela noite, comeu o único ovo
      que restou. Quantos ovos ele roubou?

      Respostas: a)12 b)13 c)14 d)15 e)16

      Resposta do livro: Letra b)

      Obs.: Se não conseguirem solucionar por este método, pode ser pelo
      método algébrico mesmo.

      Bothomé

    • Cristiana Z. P. Duran
      Mensagem 2 de 7 , 14 de mai de 2008
      Exibir fonte
      • 0 Anexo
        "conseguiu roubar apenas ovos" = X
        "quando na fuga chutou o cachorro, deixou cair metade do furto mais meio
        ovo" --> X - (X/2+1/2)
        "tropeçou no porco e derrubou metade do que restara mais meio ovo" -->
        [X-(X/2+1/2)]/2 - 1/2
        "ao pular a cerca, perdeu metade do que havia nas mãos mais meio ovo" -->
        {[X-(X/2+1/2)]/2-1/2}/2 - 1/2 = 1
        Então: {[X-(X/2+1/2)]/2-1/2}/2 - 1/2 = 1
        {[X-(X+1/2)]/2-1/2}/2 - 1/2 = 1
        {[X+1/4)]-1/2}/2 - 1/2 = 1
        {X-1/8} - 1/2 = 1
        X-5/8=1
        X-5=8
        X=8+5
        X=13
        Se não deu pra entender, me fale que scaneio o cálculo e te mando...
        Abçs.

        _____

[...]

        Checked by AVG.
        07:44

        Checked by AVG.
        07:44

      • Cristiana Z. P. Duran
        Mensagem 3 de 7 , 14 de mai de 2008
        Exibir fonte
        • 0 Anexo
          Segue scaneado porque ficou difícil entender digitado.
          Abçs.

          _____

[...]

          Mensagem 4 de 7 , 14 de mai de 2008
          Exibir fonte
          • 0 Anexo
            IIIhhhh num vai!
            Me manda seu e-mail que te mando!
            cristiana@...

            _____

            De: HYPERLINK
            "mailto:raciocinio_logico%40yahoogrupos.com.br"raciocinio_logico@-yahoogrupo
            s.-com.br
[...]

          • marcmc_itaipu
            Mensagem 5 de 7 , 15 de mai de 2008
            Exibir fonte
            • 0 Anexo
              --- Em raciocinio_logico@..., "bothome" <bothome@...>
              escreveu

> [...]
              >
              > Respostas: a)12 b)13 c)14 d)15 e)16
              >
              > Resposta do livro: Letra b)
              >
              > Obs.: Se não conseguirem solucionar por este método, pode ser pelo

              O que entendi daqui.

              1) X é o que João tem.
              2) Primeiro diminui o que João tem de 20 => X - 20
              3) Além disso, diminui de 1/3 desse valor total do dinheiro de João.
              4) O resultado disso tudo é 10.
              Então ficaria assim:

              X - 1/3X - 20 = 10
              X(1 - 1/3) = 30
              X(2/3) = 30
              X = 90/2 = 45
            • Antonio Veras
              Mensagem 6 de 7 , 15 de mai de 2008
              Exibir fonte
              • 0 Anexo
                Sinto muito, mas a resposta do exercício do ladrão é a (d)15.
                Use 13 e você verá que não bate.
                13 - (13/2 + 1/2) = 6
                6 - (6/2+1/2) = 2,5 -> e aí já bagunça.
                A Cristiana errou um sinal nas contas dela.

                2008/5/14 bothome <bothome@...>:

> [...]
                >
                > Respostas: a)12 b)13 c)14 d)15 e)16
                >
                > Resposta do livro: Letra b)
                >
                > Obs.: Se não conseguirem solucionar por este método, pode ser pelo

                Atenciosamente,
                Antonio Veras

              • Cristiana Z. P. Duran
                Mensagem 7 de 7 , 15 de mai de 2008
                Exibir fonte
                • 0 Anexo
                  Sim sim ....
                  É que não mandei pro grupo depois que o Antonio Bothomé ainda ontem, me
                  apontou este equívoco.
                  Vou enviar a solução scaneada para o Enrique, para que ele disponha isso na
                  pasta de arquivos do grupo.
                  Abçs a todos!

                  _____

                  Sinto muito, mas a resposta do exercício do ladrão é a (d)15.
                  Use 13 e você verá que não bate.
                  13 - (13/2 + 1/2) = 6
                  6 - (6/2+1/2) = 2,5 -> e aí já bagunça.
                  A Cristiana errou um sinal nas contas dela.

                  2008/5/14 bothome <HYPERLINK
                  "mailto:bothome%40yahoo.com.br"bothome@yahoo.-com.br>:

> [...]
                  >
                  > Respostas: a)12 b)13 c)14 d)15 e)16
                  >
                  > Resposta do livro: Letra b)
                  >
                  > Obs.: Se não conseguirem solucionar por este método, pode ser pelo

                  Atenciosamente,
                  Antonio Veras

                  Checked by AVG.
                  19:25