Base crescendo demais

Expandir mensagens
  • Jose Pereira
    Mensagem 1 de 10 , 11 de nov de 2016
      Boa tarde amigos,

      Tenho uma base de dados com o sistema da TOTVS que está em torno de quase 30GB. O LDF dele eu consigo reduzir, porém, a minha base MDF mesmo dando um shrink eu nao consigo reduzir.

      Alguém poderia me dar algumas dicas de como reduzir a base?

      Agradeço a colaboração de todos.

      Atenciosamente,

      ****************************************************************************************************
      José  Pereira dos Anjos Junior
      tel: (27) 99854-6059
      Vila Velha - ES
      ****************************************************************************************************
    • André Luiz
      Mensagem 2 de 10 , 21 de nov de 2016
        Verifique qual tabela está crescendo exageradamente!

        Enviado do meu iPhone
      • Alisson Cardoso
        Mensagem 3 de 10 , 21 de nov de 2016

          Olá José Pereira

          O shrink vai reduzir o arquivo de dados apenas se houver espaço livre. Se me lembro bem, o totvs trabalha com conceito de soft delete, ou seja, marca um valor no campo D_E_L_E_T_E. Com esse valor filtra os registros válidos.

          Antigamente tinha um procedimento chamado zap, que apagava os registros marcados como deletados. Se ainda existir o zap aplique  depois o shrink

          Lembrando que, o shrink vai fragmentar seus índices .....

          ****************************** ****************************** ****************************** **********
          José  Pereira dos Anjos Junior
          tel: (27) 99854-6059
          Vila Velha - ES
          ****************************** ****************************** ****************************** **********
        • Jaime Agut Rohrer
          Mensagem 4 de 10 , 22 de nov de 2016
            No Protheus da TOTVS tem o pack que voce aciona no programa APSDU.

            Ele exclui fisicamente os registros em que o campo D_E_L_E_T_ estiver com o valor *.

            O Zap é o mesmo que o Truncate do SQL, elimina os registros e mantem a estrutura da tabela.

            É sempre bom avisar o administrador do Protheus antes de dar o pack nas tabelas.

            Jaime

            --
            Jaime A. R.
            Enviado pelo meu Windows Phone

[...]

            • Nildo
              Mensagem 6 de 10 , 22 de nov de 2016
                Bom dia,
                Por que você não altera o Recovery Model para Simple. Desta forma o arquivo de Log também não cresceria mais, caso o log não seja algo tão crucial para o seu projeto.

                Em 21 de novembro de 2016 22:31, Alisson Cardoso cardoso.alisson@... [mssql-l] <mssql-l@...> escreveu:

[...]

              • Ezequiel Gonzaga
                Mensagem 7 de 10 , 5 de dez de 2016
                  Yuri,

                  Depende! rsrs

                  Eu tenho uma base do Protheus com 125Gb de banco principal + 32Gb de banco de NFe + 155Gb de banco de auditoria.
                  Com os bancos padrões do SQL, meu consumo de disco hoje é de 325Gb só para o Protheus, sem contar base teste e backups.
                  Usamos o sistema há 8 anos. Todos os módulos principais. Cerca de 80 usuários on-line.

                  Meus bancos tinham um crescimento desordenado, então contratei um DBA para analisar e otimizar o SQL.
                  Agora tenho certeza que o que está sendo usado, está certo.
                  Só falta diminuir o tempo de auditoria, para economizar um pouco de disco.

                  At.te

                  Em 22 de novembro de 2016 09:26, Yuri Menon yuri.menon@... [mssql-l] <mssql-l@...> escreveu:

[...]

                  (35)  3441-3298
                  (35)99909-3298
                  infrageral@...

                • angelo
                  Mensagem 8 de 10 , 6 de dez de 2016
                    Que absurdo,

                    Herderam um conceito do tempo da linguagem Clipper com Dbase  (pack & zap, nao vejo isso tem uns 20 anos, mas era o que acontecia)

                    Botar log recovery em simple acho que nao seria uma boa ideia tambem porque só poderia fazer backup full do banco de dados e nao mais bater os transaction logs
                    Realmente, só se nao for crucial..

[...]

                    Mensagem 9 de 10 , 6 de dez de 2016
                      Mas é isso mesmo. Herança do Clipper.

                      O pack seria deletar todos os registros com o campo D_E_L_E_T_ = "*"

                      E o pack seria o mesmo que o TRUNCATE Table.

                      O pack vai diminuir muito o tamanho das tabelas, mas tem que ver com o administrador do sistema se pode mesmo excluir os registros. Tem casos que é necessário saber se o registro foi deletado. Isso acontece com a contabilização de nfs excluidas.

                      Jaime

                      Em 6 de dezembro de 2016 12:01, angelo angelolistas@... [mssql-l] <mssql-l@...> escreveu:

[...]

                    • Wolney Marconi Maia
                      Mensagem 10 de 10 , 6 de dez de 2016

                        https://4sqlserver.wordpress.com/2012/09/12/dicas-sobre-o-banco-de-dados-do-protheustotvs/

                        Wolney Marconi Maia
                        http://imagem.imprensaoficial.com.br/mailing/email_spacer.pngRede e Infraestrutura - TI
                        http://imagem.imprensaoficial.com.br/mailing/email_spacer.png11-2799-9892

                        Só imprima se realmente for necessário, pense em sua responsabilidade com o meio ambiente.
O conteúdo desse e-mail ou de seus anexos é confidencial e restrito ao destinatário da mensagem.
Se, por engano, você recebeu esse e-mail, por favor, notifique o remetente, não faça cópias nem distribua seu conteúdo.