Ref.: Mensagem no Event Viewer. I/O requests taking longer than 15 seconds to complete

Expandir mensagens
  • Wolney Marconi Maia
    Mensagem 1 de 20 , 5 de set de 2014

      Senhores da lista, boa noite.

      A mensagem :

      SQL Server has encountered 6 occurrence(s) of I/O requests taking longer than 15 seconds to complete on file [T:\xxxxxxxxxxxxx \xxxxxxxxxxxxxx.ndf] in database [xxxxxxxxxxxxxx] (5).  The OS file handle is 0x00000000000007C0.  The offset of the latest long I/O is: 0x0000061df40000

      Começou a aparecer em alguns servidores virtuais onde temos o SQL Server 2008 EE 64 instalado.

      Esses servidores estão rodando em maquinas virtuais com VMWare.

      Alguém já viu esse tipo de mensagem?

      Grato,

      Wolney.

    • João Polisel
      Mensagem 2 de 20 , 5 de set de 2014

        Wolney,

        Essa mensagem indica que o SQL Server fez uma requisição de I/O e depois de 15 segundos essa requisição ainda não tinha sido completada.

        Sim, o tempo é em segundos, ou seja, o disco está mais lento do que um floppy disk J

        Observe que essa mensagem é apenas o SQL reportando um problema do qual ele é vítima. Em alguns cenários essa mensagem pode estar ocorrendo porque você está demandando mais do disco do que normalmente deveria, por exemplo se estiver rodando consultas sem os índices apropriados.

        A pergunta a ser feita é: o disco está apenas lento, ou o disco está lento porque você está sobrecarregando ele?

        Se está usando vmware, certifique-se de estar utilizando raw-device. É comum colocarem aquele monte de arquivo VMDK em cima de uma única LUN e esperar que o pobre do disco sirva a todo mundo sem reclamar J

        O raw-device garante que vc está usando uma LUN para apenas uma VM, e ainda por cima evita a camada de emulação do disco que se traduz em melhor tempo de resposta.

        []s

        João Polisel

[...]

      • angelo
        Mensagem 3 de 20 , 8 de set de 2014
          bom dia..

          Ou bota um disco mais rapido, tipo SSD, SAS...
          Muitas maquinas virtuais com discos virtuais na mesma lun do storage, engargala mesmo.

          E pior.. dependendo do Raid a ser utilizado, se for 5 por exemplo (mais barato), terá uma performance ainda pior do que se estivesse usando Raid 10 (o contra é o $$)

          O problema é que, nem sempre, o cara que cria a MV, está ciente que ela vai demandar muito I/O, se as equipes nao forem integradas.. O cara cria a maquina e entrega pro dono.. e aí a zica aparece tempos depois...

[...]

        • lucas
          Mensagem 4 de 20 , 24 de set de 2014

            Bom dia Pessoal,

               Estou com um problema que esta me tirando o sono...

               Tenho que povoar um banco remoto ( servidor compartilhado Localweb) com dados da tabelas de um servidor local. Normalmente, o linkedServer resolveria o problema facilmente, porém a Locaweb não permite a execução deste comando (ou bulk insert) .

               Em função disso, estou tendo que povoar estas tabelas via aplicação, onde pego os dados no servidor local, conecto no servidor remoto e faço um insert. Como era de se esperar, este tipo de solução tem um performance sofrível, quase que inviável.

               Tentei utilizar OPENROWSET, mas pelo que eu entendi, com ele eu consigo somente acessar (ou importar)  os dados do servidor remoto, não consigo enviar dados para uma tabela neste servidor. É isso mesmo??

            Alguém tem alguma sugestão de como efetuar esta exportação de dados via SQL, sem depender de uma aplicação???

            Abraços

            lucas

          • junior veiga
            Mensagem 5 de 20 , 24 de set de 2014
              Lucas,

              Tente utilizar o utilitario bcp, onde o mesmo gera dados em um arquivo txt e depois você pode ler esse arquivo e carregar na base do servidor remoto.

              gera o arquivo txt
              bcp nometabela out "c:\temp\nometabela.txt" -c -Snomeservidor -Uuser -Psenha -oc:\temp\nometabela.sql

              carrega o arquivo txt gerado acima (nometabela.txt)
              bcp nometabela in "c:\temp\nometabela.txt" -c -Snomeservidorremoto -Uuser -Psenha -oc:\temp\nometabela.sql

              Abrs,

              Em Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014 10:42, "'lucas' artsoft.lucas@... [mssql-l]" <mssql-l@...> escreveu:

[...]

            • Marcelo Garcia
              Mensagem 6 de 20 , 24 de set de 2014
                Lucas, usa uma ferramenta de etl, por exemplo o kettle da pentaho (open source).

                Abs

                Marcelo Garcia

[...]

              • Ítalo Rabello
                Mensagem 7 de 20 , 24 de set de 2014
                  Data Flow Task do SSIS.

                  To: mssql-l@...
                  From: mssql-l@...
                  Date: Wed, 24 Sep 2014 07:31:57 -0700
                  Subject: Re: [mssql-l] Exportar dados servidor LocalWeb

[...]

                • Marcelo Santino
                  Mensagem 8 de 20 , 24 de set de 2014
                    Fala Lucas, tudo certo?

                    Já experimentou usar o import & export do próprio SQL Server? Não deixa de ser uma aplicação, só que feita exatamente pra isso... facilita bastante o trabalho...

                    Essa é uma daquelas ferramentas que vêm junto da instalação do SQL.

                    Abs,

                    Marcelo Santino

                    DBA SQL Server / Oracle
                    +55 21 98206-9930

[...]

                    Mensagem 9 de 20 , 24 de set de 2014

                      Olá Junior,

                      Em um servidor da LocalWeb (compartilhado) eu não consigo executar o BCP para importar o arquivo gerado.  Outro problema que eu teria seria  para onde enviar o arquivo gerado para posterior leitura. Lembre-se que o servidor remoto esta na nuvem, não tenho acesso a um  caminho completo do tipo ‘c:\...’.  Poderia até enviar o arquivo para minha área de manutenção, porém esta área não esta necessariamente no mesmo servidor físico do Servidor Sql.

                      De qualquer forma, obrigado pela sugestão. Atualmente estou testando todas as possibilidades ..

[...]

                    • danasa
                      Mensagem 10 de 20 , 24 de set de 2014

                        Você pode usar o SQL Management para criar uma conexão com o DB externo e fazer tudo nele?.

                        []’s

                        Antonio

[...]

                        Mensagem 11 de 20 , 24 de set de 2014

                          O problema que esta atualização é feita diariamente (geralmente de madrugada) , e acho que o export do Sql não permite execução  via batch.

                          lucas

[...]

                          Mensagem 12 de 20 , 24 de set de 2014

                            Olá Antonio,

                            Não entendi muito bem sua pergunta. Posso sim criar uma conexão com o banco externo e criar qualquer SP nele, porém o banco externo (que esta na nuvem) não vai enxergar meu banco local. Também não posso utilizar o linkedServer.

                            Abraços

                            lucas

[...]

                            Mensagem 13 de 20 , 24 de set de 2014

                              Leia sobre o “ISQL”.

                              Ele é um command line do SQL.

                              Se ele não lhe atender, eu faria um programa só para esta interface.

                              []’s

                              Antonio

[...]

                              Imagem removida pelo remetente. Imagem removida pelo remetente. Imagem removida pelo remetente.

[...]

                              Mensagem 14 de 20 , 24 de set de 2014

                                Tenho clientes que tem DB na nuvem e pelo SQL-Management eu os registrei normalmente.

                                Todo provedor deve fornecer o nome do servidor e a senha para acessar os DB’s, use estes parâmetros para registrar no SQL-Management.

                                Mas acho que seu processo é diário e esta opção não seria a mais viável para seu usuário.

                                Eu sempre crio uma app (ou serviço) para sincronizar os dados que fica sendo executado de tempos em tempos ou quando uma tabela é modificada.

[...]

                                Mensagem 15 de 20 , 24 de set de 2014
                                  Eu havia entendido que você queria dar uma "carga inicial" nesse servidor da Locaweb, mas pelo visto você tem informações diárias que precisa subir nessa base.

                                  Se nenhuma das opções ai lhe atendem, e considerando que você já possui um SQL server localmente, poderia usar o SSIS pra fazer essa carga lá no SQL da Locaweb. Mas se você não tiver um SQL instalado localmente e nenhuma das opções da galera lhe atendem, só desenvolvendo algo mesmo na sua aplicação...

                                  Abs,

                                  Marcelo Santino

                                  DBA SQL Server / Oracle
                                  +55 21 98206-9930

[...]

                                  Mensagem 16 de 20 , 24 de set de 2014

                                    Lucas,

                                    O Import/Export Wizard é apenas um Wizard que gera um pacote SSIS e executa por baixo dos panos.

                                    Você tem a opção de salvar este pacote e em seguida agendar sua execução no SQL Agent.

                                    Agora, se você tem privilégios limitados, qualquer opção será igualmente lenta. Gravar dados numa instância SQL Server pode ser feito em modo bulk (que me parece que você não pode usar), ou row-by-row que é lento por natureza. Mesmo o SSIS, sem as devidas permissões e configurações, fará a carga linha a linha, não tem como escapar disso.

                                    Agora vem a propaganda: se tua base de dados estivesse rodando em uma instância SQL numa VM Azure, você teria total controle sobre o que pode ou não pode fazer com ela. J

                                    Se não quiser ter trabalho de manter sua base de dados (patch, backup, alta-disponibilidade, etc...) você tem a opção do Azure SQL Database.

                                    []s

                                    João Polisel

[...]

                                  • pauloc
                                    Mensagem 17 de 20 , 24 de set de 2014
                                      assino embaixo

[...]

                                      Mensagem 18 de 20 , 24 de set de 2014

                                           Já ficaria contente se o cliente aceitasse trocar o atual servidor compartilhado por um servidor dedicado na localWeb , isso já resolveria boa parte dos meus problemas. Trocar por um VM Azure é sonho rssss...

                                         Bom, hoje estamos tentando uma gambiarra (nada elegante...) mas que a principio reduziu muito o tempo de carga das tabelas. Ao invés de executarmos os insert’s através de uma SP, montamos uma variável com milhares de inserts (já com seus respectivos valores)  e executamos essa variável no banco remoto.  Apesar do número de inserções ser exatamente o mesmo (e estar sendo feito linha a linha), o tempo caiu de 42 minutos para pouco mais 6 minutos.

                                        Ainda não testei a fundo para ver se isso pode gerar algum problema, mas a principio, será um bom paliativo.

                                          Agradeço a todos a sugestões.

[...]

                                        Mensagem 19 de 20 , 25 de set de 2014

                                          Lucas,

                                          Desta forma fica mais rápido sim, mas o bulk load seria ainda mais rápido.

                                          Tome cuidado apenas com o tamanho deste batch que você envia pro SQL Server.

                                          SQL Server 2005 and SQL Server 2008 reports 701 errors with large batch sizes

                                          http://support.microsoft.com/kb/2000380/en-us

                                          Este problema também pode ocorrer em menor escala nas versões mais novas.

                                          []s

                                          João Polisel

[...]

                                          Mensagem 20 de 20 , 26 de set de 2014

                                            Obrigado pelo dicas João.