33219Re: [mssql-l] Base crescendo demais

Expandir mensagens
  • Ezequiel Gonzaga
    5 de dez de 2016
      Yuri,

      Depende! rsrs

      Eu tenho uma base do Protheus com 125Gb de banco principal + 32Gb de banco de NFe + 155Gb de banco de auditoria.
      Com os bancos padrões do SQL, meu consumo de disco hoje é de 325Gb só para o Protheus, sem contar base teste e backups.
      Usamos o sistema há 8 anos. Todos os módulos principais. Cerca de 80 usuários on-line.

      Meus bancos tinham um crescimento desordenado, então contratei um DBA para analisar e otimizar o SQL.
      Agora tenho certeza que o que está sendo usado, está certo.
      Só falta diminuir o tempo de auditoria, para economizar um pouco de disco.

      At.te

      Em 22 de novembro de 2016 09:26, Yuri Menon yuri.menon@... [mssql-l] <mssql-l@...> escreveu:

      Bem lembrado.
      O D_E_L_E_T_ existe em 1 software da Totvs, o Protheus.
      Mas aí eu pergunto aos senhores, 30 GB é muito?

      Em 21 de novembro de 2016 23:31, Alisson Cardoso cardoso.alisson@... [mssql-l] <mssql-l@...> escreveu:

      Olá José Pereira

      O shrink vai reduzir o arquivo de dados apenas se houver espaço livre. Se me lembro bem, o totvs trabalha com conceito de soft delete, ou seja, marca um valor no campo D_E_L_E_T_E. Com esse valor filtra os registros válidos.

      Antigamente tinha um procedimento chamado zap, que apagava os registros marcados como deletados. Se ainda existir o zap aplique  depois o shrink

      Lembrando que, o shrink vai fragmentar seus índices .....

      Em 21 de nov de 2016 6:30 PM, "Jose Pereira pereira_master@... [mssql-l]" <mssql-l@...> escreveu:

      Boa tarde amigos,

      Tenho uma base de dados com o sistema da TOTVS que está em torno de quase 30GB. O LDF dele eu consigo reduzir, porém, a minha base MDF mesmo dando um shrink eu nao consigo reduzir.

      Alguém poderia me dar algumas dicas de como reduzir a base?

      Agradeço a colaboração de todos.

      Atenciosamente,

      José  Pereira dos Anjos Junior
      Vila Velha - ES