Se, por engano, você recebeu esse e-mail, por favor, notifique o remetente, não faça cópias nem distribua seu conteúdo.

      De: mssql-l@... [mailto:mssql-l@...]
      Enviada em: terça-feira, 6 de dezembro de 2016 12:01
      Para: mssql-l
      Assunto: Re: [mssql-l] Base crescendo demais

      Que absurdo,

      Herderam um conceito do tempo da linguagem Clipper com Dbase  (pack & zap, nao vejo isso tem uns 20 anos, mas era o que acontecia)

      Botar log recovery em simple acho que nao seria uma boa ideia tambem porque só poderia fazer backup full do banco de dados e nao mais bater os transaction logs

      Realmente, só se nao for crucial..

      Bom dia,

      Por que você não altera o Recovery Model para Simple. Desta forma o arquivo de Log também não cresceria mais, caso o log não seja algo tão crucial para o seu projeto.

      Em 21 de novembro de 2016 22:31, Alisson Cardoso cardoso.alisson@... [mssql-l] <mssql-l@...> escreveu:

      Olá José Pereira

      O shrink vai reduzir o arquivo de dados apenas se houver espaço livre. Se me lembro bem, o totvs trabalha com conceito de soft delete, ou seja, marca um valor no campo D_E_L_E_T_E. Com esse valor filtra os registros válidos.

      Antigamente tinha um procedimento chamado zap, que apagava os registros marcados como deletados. Se ainda existir o zap aplique  depois o shrink

      Lembrando que, o shrink vai fragmentar seus índices .....

      Em 21 de nov de 2016 6:30 PM, "Jose Pereira pereira_master@... [mssql-l]" <mssql-l@...> escreveu:

      Boa tarde amigos,

      Tenho uma base de dados com o sistema da TOTVS que está em torno de quase 30GB. O LDF dele eu consigo reduzir, porém, a minha base MDF mesmo dando um shrink eu nao consigo reduzir.

      Alguém poderia me dar algumas dicas de como reduzir a base?

      Agradeço a colaboração de todos.

      Atenciosamente,

      José  Pereira dos Anjos Junior

      Vila Velha - ES