33200tempo de pesquisa (upload / download) - imagem em arquivo ou em banco de dados

Expandir mensagens
  • Vitor Bueno
    23 de nov de 2016
      Olá pessoal,

      estou com uma dúvida de processo e gostaria de uma ajuda de vocês referente ao seguinte caso na empresa:

      - fazemos escaneamento de documentos para atendimentos médicos (prontuários, resultados de exames e afins) e disponibilizamos isto na web para o cliente baixar. Isto já funciona.

      Temos hoje 360 mil arquivos que ocupam 80GB em disco. Estou avaliando de melhorar este processo (inclusive backup).

      Dúvidas:

      1. um insert desta imagem no banco de dados é melhor (ou mais rápido) ser feita direto no banco de dados ou em forma de arquivo mesmo?

      2. o download, por sua vez, fica melhor (mais veloz) buscar de um banco indexado ou procurar numa estrutura de arquivos?

      3. uma imagem salva em arquivo ocupa o mesmo tamanho de uma imagem em SQL - digo, salvando no banco de dados, 10mil imagens o banco aumentaria de tamanho os mesmos bytes que 10mil arquivos salvos em diretório?

      Alguém teria alguns pitacos para dar neste processo?

      Operamos com SQLServer 2012.

      Grato pela colaboração.

      Vitor