33107Re: [mssql-l] Rebuild ou Reorganize - O que fazer para melhorar o desempenho do banco de dados?

Expandir mensagens
  • Vinicius Kleber
    17 de ago de 2015
      Wanderson bom dia,

      Rebuild, você reconstroi seu indice, ou seja, é offline e gera lock.
      Reorganize, você diminui a fragmentação reorganizando seu indice, é online, e "teoricamente" não gera lock.
      Boas praticas...é dificil dizer o que é boa pratica hoje em dia. Isso tudo depende do seu ambiente, é dificil para nossa querida microsoft dar um numero magico, ou recomendar algo
      que sirva para todos. Exemplos; tempdb e maxdop...
      Uma boa pratica é você conhecer bem o engine e o seu ambiente, com isso você consegue saber o que você pode ou não fazer nos ambientes, eu por exemplo tento diminuir o maximo o custo para
      o engine do sql server.
      Eu, por exemplo tenho rotinas diarias de update statistics e rebuild e reorganize de indices. Mas cheguei a ver casos que precisavam atualizar as estatisticas a cada duas horas, porque a tabela
      recebia um numero grande de inserções e o histograma ficava desatualizado.

      Mas voltando, é interessante você acompanhar as fragmentações dos seus indices e rodar de acordo com a quantidade de fragmentações que você tem no seu ambiente.

      Abs,

      Wanderson

      Eu criei uma rotina seminal para fazer um Shrink nos databases, depois faço um rebuild, e um update nas estatisticas.
      Tambem rodo um checkDB, para conferir se os databases estao ok.

      Isso e boa pratica.

      Atenciosamente,
      André Luiz R. Marques
      Administrador de Banco de Dados - SQL Server/Oracle

      Evite imprimir. Colabore com o Meio Ambiente!

      "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode
      começar agora e fazer um novo fim."
                     Chico Xavier

      Em Quarta-feira, 5 de Agosto de 2015 15:03, "Wanderson Barrence wbarrence@... [mssql-l]" <mssql-l@...> escreveu:

      Caros,

      Alguém pode me ajudar na questão do Rebuild ou Reorganize, o que devo fazer para melhor o desempenho do banco de dados.

      Eu preciso fazer um rebuild nos índices toda a madrugada?

      O que é o reorganize? Faz a mesma coisa que o rebuild?

      O reorganize tem algum impacto negativo?

      O que vocês recomendam que seja feito no banco de dados na janela de manutenção?

      Att,

      Wanderson Barrence