Re: [metastorage-pt] Exemplos dos Tutoriais

Expandir mensagens
  • Manuel Lemos
    Mensagem 1 de 6 , 1 de nov de 2005
    Exibir fonte
    • 0 Anexo
      Viva,

      on 10/31/2005 03:28 PM Alessander Thomaz said the following:
      > Olá Manuel! (essa forma de cumprimento é característica sua, apesar que vi
      > no php-pt outro português que começa as mensagens assim).

      Ou então era algum brasileiro "sacaneando"! ;-)

      > Na verdade eu nunca sai, mas estava acompanhando de longe por um tempo até
      > acertar minha vida na terra nova.
      > Sim ainda estou em Minas Gerais e devo ficar mais uns 4 anos por aqui.
      > Agora com tudo acertado comecei a interagir melhor com o mundo do PHP e cia
      > :-).
      > Tenho até artigos em mente e alguns estudos iniciados.

      Porque não cria um blog e põe anúncios do Google AdSense? Pelo menos não
      fica gastando tempo escrevendo (totalmente) de graça! Só uma ideia... ;-)

      Se quiser escrever artigos sobre o Metastorage, fale comigo para eu dar
      o apoio necessário!

      > Vi na agenda do evento, você apresentará 3 ou 4 palestras né?

      Duas palestras e um tutorial. Uma foi cortada por falta de sala.

      > Achei interessante a idéia do metacria que outra pessoa apresentará, mas
      > procurei no google e não vi nada do metacria ainda.

      É uma coisa recente. O Teoni está na lista e pode falar mais sobre isso.
      Ele tem um site de testes que já pode ver algumas coisas. É melhor ele
      dizer se já pode divulgar.

      Tentou criar um projeto no Sourceforge mas não aceitaram, sabe-se lá
      porquê. Na pior das hipoteses tem o projeto do MetaL no Sourceforge que
      nunca foi usado devido às limitações do acesso servidor de CVS de lá.

      De qualquer modo, infelizmente o Teoni não vai poder vir ao CONISLI por
      falta de patrocinio. Fica para próxima.

      O parto está difícil. Mas estivemos conversando e eu quero criar um
      modelo de dados de componentes do Metastorage usando o próprio
      Metastorage. Depois de gerar o código fica mais fácil por a interface
      por cima.

      > Uma pena que vi muito em cima essas coisas e não poderei ir ao evento, mas
      > como sei que será um sucesso, me prepararei para o próximo.
      > De certa forma esse evento é um começo para a tão sonhada conferência de
      > php, se bem que eu acho que um evento de software livre seja muito mais
      > abrangente.

      Exato. Enquanto não tiver ninguém no terreno organizando, nada acontece.
      Pelo menos já corremos muito para trazer boas palestras para o CONISLI.
      Ainda não começou mas pessoas que comentaram estão gostando muito da
      grade de palestras do PHP.

      > Obrigado pela dica. Baixarei os arquivos pelo cvs.
      > Quando finalizar meus testes mando mais comentários na lista.

      Isso. Monte um blog, e escreva artigos sobre o assunto. Quando voltar a
      Bauru nas férias me avise.

      --

      Um abraço,
      Manuel Lemos

      PHP Classes - Free ready to use OOP components written in PHP
      http://www.phpclasses.org/

      PHP Reviews - Reviews of PHP books and other products
      http://www.phpclasses.org/reviews/

      Metastorage - Data object relational mapping layer generator
      http://www.meta-language.net/metastorage.html
    • Alessander Thomaz
      Mensagem 2 de 6 , 5 de nov de 2005
      Exibir fonte
      • 0 Anexo
        Olá Manuel,

        > Ou então era algum brasileiro "sacaneando"! ;-)
        Risos, pode ser também.

        > Porque não cria um blog e põe anúncios do Google AdSense? Pelo menos não
        > fica gastando tempo escrevendo (totalmente) de graça! Só uma ideia... ;-)
        Está nos meus planos um blog, um site pessoal na verdade que terá um blog de
        tecnologia no meio além de outras coisas. Pretendo lançar no meu aniversário
        30 de janeiro.

        > Se quiser escrever artigos sobre o Metastorage, fale comigo para eu dar
        > o apoio necessário!
        Pensei nisso sim e agradeço a ajuda. Vou fazer meus testes e conclusões para
        não fazer perguntas idiotas.

        > Duas palestras e um tutorial. Uma foi cortada por falta de sala.
        Já deve ter ocorrido, como foi a experiência do evento?

        > É uma coisa recente. O Teoni está na lista e pode falar mais sobre isso.
        > Ele tem um site de testes que já pode ver algumas coisas. É melhor ele
        > dizer se já pode divulgar.
        Eu mandei um e-mail perguntando disso, fala aí Teoni, fiquei curioso.

> [...]
        > nunca foi usado devido às limitações do acesso servidor de CVS de lá.
        > De qualquer modo, infelizmente o Teoni não vai poder vir ao CONISLI por
        Que pena que ele não pode ir.
        E esse sourceforge é fresco, talvez algum bug no servidor, ou ele esteja
        sobrecarregado.

> [...]
        > modelo de dados de componentes do Metastorage usando o próprio
        > Metastorage. Depois de gerar o código fica mais fácil por a interface
        A idéia é interessante, mas fiquei imaginando como seria isso feito pelo
        próprio metastorage, mas antes de perguntar besteira é bom ler tudo certinho
        e fazer meus testes.

> [...]
        > Pelo menos já corremos muito para trazer boas palestras para o CONISLI.
        > Ainda não começou mas pessoas que comentaram estão gostando muito da
        A grade realmente estava boa. Acredito que é um bom começo, idéia todos dão,
        mas na hora de colocar a mão na massa é outra coisa, mal de brasileiro.
        Lembro até hoje que você disse que em portugal é um pouco diferente, lá eles
        desanimam tudo que for fazer, aqui eles animam, mas não ajudam.

        > Isso. Monte um blog, e escreva artigos sobre o assunto. Quando voltar a
        > Bauru nas férias me avise.
        Final do ano estou de volta. Quando tiver em Bauru-SP mando e-mail para
        você.
        Farei o blog sim, já estava com a idéia, mas a motivação me inspirou mais,
        obrigado.

        Em breve começo com minhas dúvidas.

        Abraços,
        Alessander

        Instale o discador agora!
        http://br.acesso.yahoo.com/
      • Manuel Lemos
        Mensagem 3 de 6 , 6 de nov de 2005
        Exibir fonte
        • 0 Anexo
          Viva,

          on 11/06/2005 02:38 AM Alessander Thomaz said the following:
          > Pensei nisso sim e agradeço a ajuda. Vou fazer meus testes e conclusões para
          > não fazer perguntas idiotas.

          Ok, se for usar em algum projeto na prática e tiver dificuldades, vá
          comentando aqui para ver ser é preciso adicionar ou mudar algo que não
          está pronto no Metastorage.

          > Já deve ter ocorrido, como foi a experiência do evento?

          Este ano, a 40 dias da data do evento, a SUCESU avisou que não podia
          apoiar por faltou verba. Por isso alguns palestrantes não puderam vir
          por falta de recursos. O evento foi no SESC de Itaquera que é longe de
          todo mundo.

          Mesmo assim quase todas as palestras de PHP lotaram as salas. Portanto
          não foi nada mau, apesar das dificuldades.

          No ano que vem concerteza será melhor porque o Grupo de Usuários de
          Software Livre irá organizar tudo pelos seus próprios meios e com tempo
          para fazer em algo bem apoiado num lugar mais perto de todos.

          > Que pena que ele não pode ir.
          > E esse sourceforge é fresco, talvez algum bug no servidor, ou ele esteja
          > sobrecarregado.

          Acho que rejeitaram por falta de precedentes. O projeto mal saiu da
          casca, pelo que eles devem estar a querer limitar a entrada de projetos
          até que provem que já vieram para não morrer daqui a pouco.

          > A idéia é interessante, mas fiquei imaginando como seria isso feito pelo
          > próprio metastorage, mas antes de perguntar besteira é bom ler tudo certinho
          > e fazer meus testes.

          O Metastorage irá apenas servir para armazenar os dados do modelo numa
          base de dados.

          O modelo terá classes que definirão as entidades dos componentes como
          objetos que serão manipulados através das ações disparadas pelo
          interface Web que o Teoni está criando. Assim haverão classes que
          modelam: componentes, classes, variáveis, regras de validação,
          relacionamentos e funções.

          Isto vai acabar empurrando a implementação de capacidades que estão na
          lista de coisas a fazer como por exemplo herança de classes para definir
          objetos especializados, por exemplo em cada tipo de variável, função, etc..

> [...]
          > Lembro até hoje que você disse que em portugal é um pouco diferente, lá eles
          > desanimam tudo que for fazer, aqui eles animam, mas não ajudam.

          É isso aí. Uns mais otimistas do que outros, mas o que importa são os
          realistas que fazem acontecer.

> [...]
          > você.
          > Farei o blog sim, já estava com a idéia, mas a motivação me inspirou mais,

          Ok, sem problemas. Uma das palestras que dei era sobre o desenvolvimento
          de sites de sites sustentáveis, ou seja de sites que geram receita para
          manter quem os produz, falando sobre o site PHP Classes como caso estudado.

          Não consegui dar toda a palestras por problemas a passar o video para o
          projetor que atrasaram o inicio da palestra. Mas a palestra em si era
          sobre isso de por ideias para funcionar. Quem sabe eu volto a dar essa
          palestra em algum lugar perto de você! ;-)