Re: Hipotiroidismo

Expandir mensagens
  • Luiz Meira
    Mensagem 1 de 2 , 15 de jul de 2004
    Exibir fonte
    • 0 Anexo
      Olá Prezado José Luiz e demais participantes da lista,

          Atenção à tireóide é algo que realmente devemos priorizar, pois a prevalência tem sido cada vez maior. Estatísticas recentes têm sugerido que 10% das mulheres em idade fértil estão com disfunção tiroidea. Podemos esperar maior progressão da prevalência ao considerarmos que seja uma doença potencializada pelas pressões da vida urbana e pelos alergênicos (suínos, transgênicos, produtos químicos). Este aspecto alergênico é o que necessita maior realce, pois a aproximação genérica com a tireoidite não leva em consideração este aspecto, assim como a maioria das outras doenças auto-imunes, tais como artrite reumatóide, esclerose múltipla, nefrites, etc.

          Atualmente estou observando uma relação interessante para nosso contexto: o acréscimo de Iodo ao sal de cozinha, justamente com a intenção de proteger a tireóide, possivelmente deve estar piorando a situação, pois tenho observado pessoas que interrompem o uso de sal iodado e melhoram da disfunção tiroidea. Caso tenham referências nesta perspectiva peço a gentileza de enviarem.

          Felicito o José Luiz pela iniciativa de disseminar o teste da temperatura corporal, e relembro a possibilidade de verificarem a área da tireóide na íris (http://luizmeira.cjb.net//irisregula.htm#tireoide), pois este recurso tem se mostrado extremamente sensível, muitos anos antes de acontecerem as alterações hormonais que influenciam a curva térmica.

      Abraços
      http://luizmeira.cjb.net//
      +19   9612 6029 / 3256 9968

    • Luiz Meira
      Mensagem 2 de 2 , 12 de ago de 2004
      Exibir fonte
      • 0 Anexo
        Olá Sílvia,

        Você escreveu:
        Olá  José Luiz e  Todos da lista ,

        Eu fiz o teste e o termômetro marcou 36 graus  !
        E então ? Devo me preocupar  ? ?

        aqui Luiz Meira:
            A hipotermia seria um dos aspectos do hipotiroidismo, e o José Luiz propõe que investigue a tireóide depois de confirmar  algumas vezes, seguindo os parâmetros de aferição propostos no final da mensagem.

            O José Luiz Moreira Garcia é o moderador da lista: Alt_Hep_C.
            Ele tem amadurecido experiência substancial no manejo das tireoideopatias desde uma perspectiva naturalista.

        Abraços
        http://luizmeira.cjb.net//
        +19   9612 6029 / 3256 9968