        -----Mensagem Original-----
        De: "Regina" <regis_vieira2004@...>
        Enviada em: domingo, 11 de abril de 2010 16:06
        Assunto: [L&L] Subfundamentos da escrita

        Apoiada sempre em fundamentos teóricos e com vasta bibliografia, o livro, prestes a ser lançado pela Taba Cultural RJ, apresenta, numa sucessão que não atende exatamente a esta, os seguintes textos: a) uma abordagem sobre a análise da História, b) discussão sobre  momentos  vanguardistas, tanto no Brasil quanto no exterior, c) análise de  textos de Mário de Andrade, Fernando Pessoa e outros, enquadrados num determinado estilo de época; d) abordagem de textos e obras da literatura, ora à luz da semiologia, como é o caso de poemas de Carlos Drummond de Andrade,  ora à luz da psicanálise como em Encarnação de José de Alencar; e) estudo da narrativa em Casa grande & senzala, f) uma análise da escritura do feminino em Ana Cristina César e Clarice Lispector, sendo que, em relação à última discorro também sobre a personagem Ulisses em sua obra, g) análise do momento romântico de Castro Alves; h) reflexos do romantismo na poesia de Mário de Andrade, i) o aspecto mítico de Murilo Mendes, j) o itinerário poético de Manuel Bandeira, k) a carnavalização de João Ternura de Aníbal Machado, l) a transformação da poesia ao longo do tempo,  nas diversidades dos heterônimos de Fernando Pessoa, m) diferenças e semelhanças diacrônicas deste poeta português e Ferreira Gullar.
        São textos independentes, mas que formam uma unidade permeada de informações e conteudos teóricos.  Além do fato de serem textos que surgiram em monografias da minha pós-graduação, tendo sido julgados e corrigidos por mestres como Gilberto Mendonça Telles, Affonso Romano de Sant´Anna e Junito Brandão entre outros, são textos acrescidos, hoje, de um acervo sedimentado em leituras sérias e conteudistas.   Fiz a corrreção ortográfica para que seja publicado no que, hoje, a nova ortografia exige.
        O livro atenderá, principalmente aos universitários de letras e professores ou pesquisadores de outras áreas interessados em buscar na literatura explicações para outras ciências, como, por exemplo, história, psicanálise, etc.    Todas as citações são devidamente referendadas, tornando a bibliografia bastante enriquecedora.
        Quanto à mim,  sou  carioca, tenho 58 anos de idade, pós-graduada em letras pela PUC- RJ, professora e tradutora de francês e inglês, tenho sete livros publicados, sendo três de poesia, dois de crítica literária, oriundos das minhas dissertações sobre Carlos Drummond de Andrade, um de contos e um romance.

        http://br.yahoo.com/info/utos.html