Capitu traiu ou não?

Expandir mensagens
  • Ubiratan Rocha da Silva
    Mensagem 1 de 2 , 14 de mar de 2009
      Capitu traiu ou não?

      Uma dúvida toma conta de todos quantos leem Dom Casmurro, considerada uma das obras mais polêmicas do grande Machado de Assis. Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Há quem pense que sim, como há os quem juram que a moça era santa, que vivia exclusivamente dedicada à família, que o adultério jamais lhe passou pela cabeça.

      Tal discussão, que ressurgiu há meses em importantes órgãos da imprensa nacional, foi responsável por me reconduzir à linguagem, simples e clássica ao mesmo tempo, de um dos mais importantes escritores brasileiros do século XIX, nada menos do que o fundador da Academia Brasileira de Letras, José Maria Machado de Assis.

      Assim a primeira vista não é uma leitura fácil, pois o escritor se utiliza de um estilo muito diferente da literatura contemporânea, aquela com a qual estamos mais acostumados. Mas suas construções literárias são sempre muito lógicas, inteligentes e criativas, que não deixam nenhuma dúvida quanto à paternidade do estilo.

      Machado de Assis não teria ido à escola, não nos moldes como conhecemos os bancos acadêmicos de hoje. Quando adolescente, foi um vendedor ambulante, depois tipógrafo, mais adiante revisor de jornal e por fim publicou sua primeira poesia. Descobriu que sua praia era a prosa e não parou mais de produzir grandes obras.

      É pelo enredo de Dom Casmurro que o leitor navega na dúvida que abre este artigo: Capitu, o grande amor de Bentinho, pela qual até abandonou o seminário para se casar, terá cometido adultério? Ora, são muitos os indícios neste sentido, a ponto de quase terem enlouquecido o maior interessado no assunto. Mas a questão segue polarizando posições há quase 200 anos.

      Difícil é não comparar a dúvida que paira sobre a fidelidade de Capitu com o eterno mistério que cerca Monalisa, a conhecida e polêmica obra de Leonardo da Vinci. Quem se arrisca a dizer que aquele esgar de tristeza estampado na face de Gioconda é tristeza mesmo, ou um ar de alegria ou de galhofa, estampado pela modelo a zombar do pintor...

      Na minha modesta opinião, vejo muitos indícios de traição na relação, tanto quanto significativo é o estado de espírito dele depois da primeira desconfiança, quando sua mente passou a duvidar da honestidade da mulher em qualquer cena da vida familiar, levando-o a concluir que Ezequiel não era seu filho, senão de Escobar, o seu melhor amigo.

      Por mais que tente, nunca ninguém conseguirá chegar a uma conclusão definitiva sobre a questão. Mas não terá sido exatamente essa a verdadeira intenção do autor? Machado conseguiu a proeza de semear a dúvida na mente dos leitores. Quem toma conhecimento da história do casal, jamais terá certeza da fidelidade da personagem...

      LUIZ CESAR DE MORAES é jornalista

      Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=341095
    • Silas Silva
      Mensagem 2 de 2 , 15 de mar de 2009
> [...]
        > dúvida na mente dos leitores. Quem toma conhecimento da história do
        > casal, jamais terá certeza da fidelidade da personagem...

        Não revelar se houve ou não traição, deixando o leitor na dúvida, a meu
        ver, era a real intenção do autor sim...

        Como é o nome daquela inglesa que fez um paralelo de Dom Casmurro com
        Otelo para tentar provar isso?

        Valeu.

        --
        Silas Silva