Sousândrade (1833 - 1902) - Biografia - Sugestão da Moderação

Expandir mensagens
  • Ubiratan Rocha da Silva
    Mensagem 1 de 1 , 27 de ago de 2006
      Gabriela,

      Segue o texto sobre Sousândrade (1833 - 1902) - Biografia que
      discutimos na última "Reunião do Conselho", ficou definido que
      Sousândrade seria o autor estudado no mês de Setembro.

      Fonte:
      http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/poesia/index
      .cfm?fuseaction=Detalhe&CD_Verbete=804

      Joaquim de Sousa Andrade (Vila dos Guimarães, atual Guimarães MA,
      1833 - São Luís MA, 1902). Formou-se em Letras pela Sorbonne e em
      Engenharia de Minas, em Paris (França), entre 1853 e 1857. Publicou
      seu primeiro livro de poesia, Harpas Selvagens, em 1857. Viajou por
      vários países até fixar-se nos Estados Unidos, onde publicou a obra
      poética O Guesa, sucessivamente ampliada e corrigida nos anos
      seguintes. No período de 1871 a 1879 foi secretário e colaborador do
      periódico O Novo Mundo, dirigido por José Carlos Rodrigues em Nova
      York (EUA). Republicano, em 1890 foi presidente da Intendência
      Municipal de São Luís MA. Realizou a reforma do ensino, fundou
      escolas mistas e idealizou a bandeira do Estado. Foi candidato a
      senador, em 1890, mas desistiu antes da eleição. No mesmo ano foi
      presidente da Comissão de preparação do projeto da Constituição
      Maranhense. Lecionou Língua Grega no Liceu Maranhense, também em
      1890. Sua obra poética inclui ainda Harpa de Oiro, 1889/1899,
      publicado postumamente, em 1969, e Inéditos, publicado em 1970. Sobre
      sua poesia, o poeta Augusto de Campos afirmou: "no quadro do
      Romantismo brasileiro, mais ou menos à altura da denominada 2ª
      geração romântica (conceito cronológico), passou clandestino um
      terremoto. Joaquim de Sousa Andrade, ou Sousândrade, como o poeta
      preferia que o chamassem, agitando assim, já na bizarria do nome,
      aglutinado e acentuado na esdrúxula, uma bandeira de guerra." Foi um
      poeta extremamente inovador para seu tempo, cuja obra apenas
      recentemente passou a ser estudada.

      NASCIMENTO/MORTE

      1833 - Vila dos Guimarães, atual Guimarães MA - 9 de julho

      1902 - São Luís MA - 21 de abril

      LOCAIS DE VIDA/VIAGENS

      1833/1853 - São Luís MA

      1853 - Amazônia - Observações sobre o culto indígena do Jurapari,
      utilizadas posteriormente no poema "O Guesa"

      1853/1857 - Paris (França) e Londres (Inglaterra)

      1857/1870 - São Luís MA

      1871/1885 - Nova York (EUA)

      1885c. - América Central, Peru, Chile, Argentina - Retornando dos EUA
      para o Brasil

      1885/1902 - São Luís MA

      VIDA FAMILIAR

      1857c. - São Luís MA - Casamento. Nascimento de sua única filha,
      Maria Bárbara

      1870c. - São Luís MA - Separação da esposa

      FORMAÇÃO

      1853/1857 - Paris (França) - Formado em Letras pela Sorbonne e em
      Engenharia de Minas

      ATIVIDADES LITERÁRIAS/CULTURAIS

      1868/1888 - São Luís MA e Londres (Inglaterra) - Publicação de O
      Guesa, sucessivamente ampliado e corrigido: Impressos, de 1868,
      contém os dois primeiros cantos; O Guesa, de 1888, contém 13 cantos

      1871/1879 - Nova York (EUA) - Secretário e colaborador do periódico O
      Novo Mundo, dirigido por José Carlos Rodrigues

      ATIVIDADES SOCIOPOLÍTICAS

      1889 - São Luís MA - Telegrama enviado ao Marechal Deodoro da
      Fonseca: "República proclamada. Paus d´arco em flor"

      1890 - São Luís MA - Presidente da Intendência Municipal. Reforma do
      ensino, fundação de escolas mistas, idealização da bandeira do Estado

      1890 - São Luís MA - Candidato a senador, desiste antes da eleição

      1890c. - São Luís MA - Presidente da Comissão de preparação do
      projeto da Constituição Maranhense

      OUTRAS ATIVIDADES

      1890 - São Luís MA - Professor de Língua Grega no Liceu Maranhense

      HOMENAGENS PÓSTUMAS

      1908 - São Luís MA - Patrono da cadeira no. 18 da Academia Maranhense
      de Letras

      1982 - São Luís MA - Criação da Fundação Sousândrade de Apoio ao
      Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

      MOVIMENTOS LITERÁRIOS

      1853/1870 - Romantismo (Segunda Geração)

      LEITURAS CRÍTICAS

      "Joaquim de Sousa Andrade é quase inteiramente desconhecido, o que
      facilmente se explica pela índole de seu poetar. É merecedor, porém,
      de atenção. Descubro-lhe alguns sinais característicos;
      primeiramente, de nossos poetas é, creio, o único a ocupar-se de
      assunto americano estranho ao Brasil, um assunto colhido nas
      repúblicas espanholas; depois, é um poeta de forte elevação de
      idéias; mas de forma muitas vezes áspera e rude e quase
      ininteligível."

      Romero, Sílvio [1903]. Quarta fase do Romantismo: o sertanejismo dos
      poetas do norte. In: ___. História da literatura brasileira. 3.ed.
      aum. v.4, p.79.

      "No quadro do Romantismo brasileiro, mais ou menos à altura da
      denominada 2a. geração romântica (conceito cronológico), passou
      clandestino um terremoto. Joaquim de Sousa Andrade, ou Sousândrade,
      como o poeta preferia que o chamassem, agitando assim, já na bizarria
      do nome, aglutinado e acentuado na esdrúxula, uma bandeira de guerra.
      (...) Sismo de vibração acima da curva acústica da época, a obra de
      Sousândrade, como ele próprio previra, ficou à margem: ´Ouvi dizer já
      por duas vezes que ´o Guesa Errante será lido cinquenta anos depois;
      entristeci - decepção de quem escreve cinquenta anos antes´.
      (Memorabilia, 1887 - introdução ao Canto VIII da edição nova-iorquina
      do Guesa.) (...) Aqui é preciso dizer que essa crítica tem admitido
      gradações de compreensão e sensibilidade para com a obra
      sousandradina: no passado, desde a opacidade de um José Veríssimo,
      que repudiou sobranceiramente Sousândrade no mesmo texto em que mal
      compreendeu o simbolismo brasileiro, até a fraca simpatia, assaltada
      de perplexidade, de um Sílvio Romero, responsável em essência pela
      visão que ficou até hoje de um Sousândrade irregular, capaz de
      audácias que o projetam fora da ´toada comum´ do tempo, mas de
      escassa inteligibilidade. Cite-se, ainda o interesse de Camilo
      Castelo Branco, no Cancioneiro Alegre, obra polêmica, onde nomes mais
      afamados não escaparam à pena mordaz do escritor português, que
      considerou Sousândrade ´o mais extremado, mais fantasista e erudito
      poeta do Brasil na atualidade´."

      Campos, Augusto de; Haroldo de [1964]. Revisão de um processo de
      olvido. In: ___. ReVisão de Sousândrade: textos críticos, antologia,
      glossário, biobibliografia. 2.ed. rev e aum. p.19-21.

      FONTES DE PESQUISA

      CAMPOS, Augusto de; Haroldo de. ReVisão de Sousândrade: textos
      críticos, antologia, glossário, biobibliografia. Colaboração especial
      de Erthos A. de Souza e Luiz Costa Lima. 2.ed. rev e aum. Rio de
      Janeiro: Nova Fronteira, 1982. (Poiesis).

      CAMPOS, Haroldo de. "Sousândrade: Rascunho para uma Urna." In: ___.
      Serigrafia. In: ___. Xadrez de estrelas. São Paulo: Perspectiva,
      1976. p.170.

      ROMERO, Sílvio. Quarta fase do Romantismo: o sertanejismo dos poetas
      do norte. In: ___. História da literatura brasileira. Org. e pref.
      Nelson Romero. 3.ed. aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. v.4, p.11-
      86. (Documentos brasileiros, 24).

      SOUSÂNDRADE. Poesia. Org. Augusto e Haroldo de Campos. Rio de
      Janeiro: Agir, 1978. (Nossos clássicos, 85).

      Mar de Poesias

      De: gabriela100atleticana@...
      Para: urs.bira@...
      Data: Sat, 26 Aug 2006 21:23:13 -0400 (EDT)
      Assunto: biografia de Souza Andrade

      > Abaixo estao informações recebidas atraves do formulario em seu
      site hospedado na Braslink. Foram submetidos por
      > gabriela (gabriela100atleticana@...) em Sabado, Agosto 26,
      2006 at 21:23:12
      -------

      > message: Eu gostaria de saber um pouco sobre a vida de Souza
      Andrade,e tambem algumas poesias escritas por ele.

      -------

      urs.Bira
      E-mail:urs.bira@...
      MSN:ursbira@...