Nelson Rodrigues (23/08/1912-21/12/1980)

Expandir mensagens
  • Ubiratan Rocha da Silva
    Mensagem 1 de 1 , 20 de dez de 2005
      21/12/2005 25 da "morte" de Nelson Rodrigues.

      Frases

      Nelson Rodrigues

      - O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: — o da
      imaturidade.

      - Tudo passa, menos a adúltera. Nos botecos e nos velórios, na
      esquina e nas farmácias, há sempre alguém falando nas senhores que
      traem. O amor bem-sucedido não interessa a ninguém.

      - Nós, da imprensa, somos uns criminosos do adjetivo. Com a mais
      eufórica das irresponsabilidades, chamamos de "ilustre",
      de "insigne", de "formidável", qualquer borra-botas.

      - A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do
      que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.

      - O brasileiro não está preparado para ser "o maior do mundo" em
      coisa nenhuma. Ser "o maior do mundo" em qualquer coisa, mesmo em
      cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante
      responsabilidade.

      - Há na aeromoça a nostalgia de quem vai morrer cedo. Reparem como vê
      as coisas com a doçura de um último olhar.

      - Ou a mulher é fria ou morde. Sem dentada não há amor possível.

      - O homem não nasceu para ser grande. Um mínimo de grandeza já o
      desumaniza. Por exemplo: — um ministro. Não é nada, dirão. Mas o fato
      de ser ministro já o empalha. É como se ele tivesse algodão por
      dentro, e não entranhas vivas.

      - Assim como há uma rua Voluntários da Pátria, podia haver uma outra
      que se chamasse, inversamente, rua Traidores da Pátria.

      - Está se deteriorando a bondade brasileira. De quinze em quinze
      minutos, aumenta o desgaste da nossa delicadeza.

      - O boteco é ressoante como uma concha marinha. Todas as vozes
      brasileiras passam por ele.

      - A mais tola das virtudes é a idade. Que significa ter quinze,
      dezessete, dezoito ou vinte anos? Há pulhas, há imbecis, há santos,
      há gênios de todas as idades.

      - Outro dia ouvi um pai dizer, radiante: — "Eu vi pílulas
      anticoncepcionais na bolsa da minha filha de doze anos!". Estava
      satisfeito, com o olho rútilo. Veja você que paspalhão!

      - Em nosso século, o "grande homem" pode ser, ao mesmo tempo, uma boa
      besta.

      - O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se
      puder ser imbecil para todos, melhor ainda.

      - Toda mulher bonita leva em si, como uma lesão da alma, o
      ressentimento. É uma ressentida contra si mesma.

      - Acho a velocidade um prazer de cretinos. Ainda conservo o deleite
      dos bondes que não chegam nunca.

      - Chegou às redações a notícia da minha morte. E os bons colegas
      trataram de fazer a notícia. Se é verdade o que de mim disseram os
      necrológios, com a generosa abundância de todos os necrológios, sou
      de fato um bom sujeito.

      As frases polêmicas e cheias de humor de Nelson Rodrigues são
      publicadas como uma homenagem à passagem de seu aniversário de
      nascimento (23-08-1912). Elas foram selecionadas e organizadas por
      Ruy Castro, extraídas do livro "Flor de Obsessão", Cia. das Letras -
      São Paulo, 1997, págs. diversas.

      Nelson Rodrigues - tudo sobre o autor e sua obra em "Biografias".

      Fonte: http://www.releituras.com/nelsonr_menu.asp

      Biografia em http://www.releituras.com/nelsonr_bio.asp

      Para saber mais: http://www.jornalismo.ufsc.br/nelson_rodrigues/