Kaleval

Expandir mensagens
  • Ubiratan Rocha da Silva
    Mensagem 1 de 1 , 24 de nov de 2005
      Senhores do Conselho,

      O "Kaleval" tem para os finlandeses a mesma importância que existe
      para nos em "Os Lusíadas".

      Quantas pessoas vocês conhecem que já ouviram falar da palavra
      Kalevala? Ou quantas sabem quem foi Elias Lönnrot ?

      Quantas pessoas vocês conhecem que sabem que o Kalevala é um poema
      épico e da Finlândia?

      Este é o ponto sobre o qual alicercei minha idéia para afirmar que a
      importância que damos a esta ou àquela obra não significa
      necessariamente que acreditamos que uma seja melhor que a outra, já
      que não temos um conhecimento geral (toda regra tem exceção) da
      Literatura Universal.

      Então ficarmos divididos em Grupos, onde em dado grupo, alguns
      membros só leram até então obras regionais, como discutir Literatura
      Universal ? Ou por ter lido sobre Gibran Kahlil Gibran (1883-1931)
      tenha autoridade para falar sobre sua obra.

      Uma outra questão é: quando se leu determinada obra, obras de um
      autor o conhecimento que se tinha era suficiente para após a
      conclusão da leitura poder afirmar isso ou aquilo da obra? Na minha
      opinião o mais que se consegue (e é o mais que vejo) é opinar se este
      ou aquele romance é "bom ou não" ou "não sei como você ler o autor
      fulano".

      Qual sua opinião?

      urs.Bira
      urs.bira@...