678Exemplo Metodologia IDM - Cliente Oculto - Uma forma de Praticar o IDM

Expandir mensagens
  • Eurico Criaviva
    10 de nov 03h40min

      Sugestão para Praticar a Metodologia I.D.M.:

      § Entrar em uma Loja (Experiência de Compra - Cliente Oculto - Mystery Shopper)

      § Com o Conhecimento (Experiência) que teve
      se coloque na posição do Gestor da Loja e Monte um I.D.M.

      § Uma das vantagens de praticar o I.D.M . desta forma é que você pode
      Descobrir uma Oportunidade de Empreender o seu próprio Negócio.

      Exemplo:

      § Eu fiz compras em três Lojas de Produtos Orientais (Japonês) no meu bairro

      § Fiz um I.D.M. para cada Loja como se eu fosse o dono da loja

      Loja 1: Loja mais Antiga

       Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança

       Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança

      Loja 2: Loja mais Nova

[...]

      Loja 3: Loja Tradicional

[...]

      Observações:

      § O conteúdo acima é apenas um Exercício
      os Gestores destas três Lojas não Participaram da Construção destes I.D.M.s,
      portanto não existe nenhum comprometimento com a Implementação dos Planos.

      § Cada Loja tem uma Estratégia Distinta.
      Eu acho que copiar a Estratégia de um concorrente não é uma boa ideia.

      § Uma das melhores formas de fazer Planejamento Estratégico é
      Juntar: Gestores, Colaboradores e Clientes e fazer I.D.M. de forma Colaborativa.

      § Uma forma de Coletar Bons Insights é Fazer o I.D.M. com um Grupo de Clientes
      (Pesquisa Qualitativa com Grupo Focal)

      Seja Simples.
      Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
      Referência na Facilitação de Workshop de Planejamento Estratégico e Inovação
      http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

      CRIAVIVA Treinamento: Metodologia I.D.M. - Plan. Estratégico Colaborativo e Inovação
      criaviva@... - (11) 9 9778-7486
      hugogushi@... - (11) 9.9727-3332
      http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
      http://slideshare.net/criaviva/presentations
      https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/
      https://ec.yimg.com/ec?url=http%3A%2F%2Ffeeds.feedburner.com%2F%7Er%2FIdmInnovationDecisionMapping%2F%7E4%2FgTlDV34185g%3Futm_source%3Dfeedburner%26amp%3Butm_medium%3Demail&t=1511535768&sig=jiEgS8Wg1uEg6YHFOkpa2Q--~D