Dúvida sobre contrato....

Expandir mensagens
  • Joana Velozo
    Mensagem 1 de 3 , 31 de out
      Boa tarde colegas,

      Estou negociando trabalho para uma editora e fiquei pasma quando veio o contrato com não apenas uma cláusula onde se lê que as ilustrações NÃO são exclusivas para o livro em questão como que a cessão de direitos é total e definitiva...!!

      Como passei um tempo fora sem publicar aqui, minha pergunta é: tem sido prática comum este despropósito contratual ou é algo do tipo "se colar colou"?

      Abraços e obrigada!

      --
      Joana Velozo
      ------------

    • Iriam Gomes Starling
      Mensagem 2 de 3 , 31 de out
        Joana,
        A maioria das editoras mandam esses contratos leoninos. Eu tenho recusado mas muitos ilustradores aceitam essas condições.
        Algumas editoras sequer abrem diálogo para uma contraproposta.
        Você terá que medir e pesar bem se vale a pena, para você, aceitar tais condições, lembrando que você não poderá mais negociar as ilustrações com outros clientes e não receberá extras pelo uso delas em outros produtos, veículos ou mídias.
        Abraços.

        ISTAR ILUSTRAÇÕES
        http://iriamstar.com/
        www.eiseditora.com.br
        Fone: (31) 997659539

        Em terça-feira, 31 de outubro de 2017 16:44:08 BRST, Joana Velozo mosellejojo@... [ilustragrupo] <ilustragrupo@...> escreveu:

[...]

        Mensagem 3 de 3 , 31 de out
          Obrigada Iriam, pelo retorno.

          O editor me respondeu agora dizendo que na verdade eles trabalham com dois tipos de contrato, um de prestação de serviços e outro de direitos autorais...o que na verdade não justifica as cláusulas. De todo modo, felizmente se mostra aberto à negociação.
          Estou segura de como quero trabalhar. Que a força esteja conosco.

          Abraços!