Ergonomia. Cintiq 13HD x Intuos4

Expandir mensagens
  • Eduardo Nunes
    Mensagem 1 de 6 , 4 de out
      Olá, meus caros.

      Queria compartilhar com vocês um dilema ergonômico que acabei de publicar também em meu Facebook.
      Algo sobre ergonomia de diferentes tablets já foi discutido aqui no grupo, mas talvez não especificamente este ponto que trago.

      Agradeço desde já a quem puder me iluminar nesta questão.

      Aqui vai:

      Amigos das artes digitais, tenho aqui um dilema ergonômico para compartilhar.

      Uma disputa entre Intuos4 e Cintiq 13HD.

      Explico: tenho uma Intuos4 (large), que uso desde 2011, e gosto bastante.
      Mas a Cintiq sempre foi um "sonho de consumo" e, há um ano, comprei uma 13HD, especialmente para poder ter uma precisão com o desenho linear mais próxima à que tenho no papel.

      A Cintiq entrega essa precisão maior, é muito legal de usar, mas algo na ergonomia vem me incomodando.

      Se eu uso a Cintiq apoiada direto sobre a mesa (como se fosse papel ou iPad), acabo ficando corcundão, olhando pra baixo o tempo todo, e minha postura que já não é nada atlética vai piorando.

      Se a utilizo com o stand, não consigo ter o conforto suficiente no pulso pra fazer os trabalhos com linhas obsessivas que gosto de fazer, e o cotovelo fica meio sem apoio.

      Enfim, depois de quase um ano usando a Cintiq, tendo feito vários trabalhos com ela, o desconforto com a ergonomia persiste, e tenho considerado voltar à Intuos4.

      Li alguns fóruns internacionais, e vi pessoas reclamando desse problema, inclusive um povo que sente altas dores no pescoço com o uso da Cintiq pequena a longo prazo, e que sente maior alívio ao voltar à Intuos.

      Já que vender a Cintiq é um passo ousado, mas não faria sentido pra mim mantê-la pra usar só de vez em quando, eu gostaria antes de saber da experiência de colegas que usam diariamente a Cintiq, especialmente modelos menores, como 12", 13" ou 16".

      Alguém de vocês também enfrenta problemas com a ergonomia, ou chegou a alguma solução interessante? Braços ergotron e inclinações radicais na mesa não me encorajam muito...

      Será que, no fim das contas, a Intuos ainda é a melhor saída no quesito ergonomia, e seria melhor deixar as linhas e hachuras obsessivas para o papel?

      Obrigado!

      --
      Eduardo Nunes - Ilustrador

      11 9 8948-1635

      Portfolio
    • Silvio Gregório
      Mensagem 2 de 6 , 4 de out
        Olá Eduardo

        Na minha humilde opinião você poderia colocar esta Cintiq num angulo paralelo  sobre uma prancheta inclinada onde seus
        punhos e braços ficariam mais confortáveis. Como se você estivesse desenhando no papel sobre uma
        prancheta de 1.00m  x 80cm. Logicamente que esta prancheta(tabua) poderia ser mais ou menos de 70cm x 50cm sobre uma mesa reta.

        Tenho certeza que você iria se sentir mais a vontade. Não sei se você entendeu o que eu quis  dizer.

        abs

        Silvio Gregório
        Ilustrador

        Em 04/10/2017, às 15:30, Eduardo Nunes eduanunes@... [ilustragrupo] escreveu:

[...]

      • Maurilio DNA
        Mensagem 3 de 6 , 4 de out
          Eduardo.

          Em uma conversa com colegas a um tempo, a informção compartilhada foi:

          Segundo um ortopedista q tratou o coleca lesioando após anos de uso da cintiq, o segredo está em apoiar braços e cotovelos. Temos medo de aplicar peso sobre nossos equipamentos, por razões óbvias, então sustentamos com os músculos do ombro e pescoço.

          Pelo que você descreveu, quando usava a Intuos seus braços ficavam apoiados sobre a prancheta como quando desenha no papel. A saída é arrumar algo que façao o mesmo com a Cintiq.

           A sugestão do Silvio é a mesma que eu daria, mas eu fui mais radical e reformei o tampo da minha prancheta de desenho, embutindo a tablet. Também alterei seu formato para acomodar melhor a pança e os cotovelos.

          Envio foto da mesma para vc ter uma ideia.

          Espero ter ajudado.
          Abs.

          Em 4 de outubro de 2017 15:30, Eduardo Nunes eduanunes@... [ilustragrupo] <ilustragrupo@...> escreveu:

[...]

        • Ricardo Antunes
          Mensagem 4 de 6 , 4 de out
            Oi Eduardo,

            Esse problema que você levantou é bastante sério, e conheço vários ilustradores que acabaram tendo problemas complicados de saúde, desde bursite até problemas graves de coluna, tudo por causa de má postura. Eu tenho um problema natural de coluna, então fico sempre atento com isso para não agravar.

            O problema não está na Cintiq, o problema está na posição que você usa o equipamento. A solução é mesmo o que tanto o Silvio quanto o Maurílio disseram: tem que apoiar os cotovelas, não pode fazer nenhma tensão na coluna (principalmente no pescoço), e o ângulo da cintiq tem que o ser o de uma prancheta, e não o de uma mesa comum.

            Como a Cintiq 13 é pequena então não dá para apoiar os braços nela (ao contrário da cintiq 21, 22 ou 23), então será necessário adaptar de um jeito que torne o trabalho o mais confortável possível.

            Em 4 de outubro de 2017 15:30, Eduardo Nunes eduanunes@... [ilustragrupo] <ilustragrupo@.... br> escreveu:

[...]

          • Jose Carlos
            Mensagem 5 de 6 , 4 de out
              Olá a todos,
              Uso a Cintiq há 7 anos e não me adaptei muito bem ao seu suporte. Comecei a usando com a posição inclinada como um cavalete, mas meu ombro começou a apresentar dores constantes, pela posição elevada do meu braço. procurei usá-la cada vez mais baixa, mas a altura do suporte mesmo com ela na horizontal me incomodava.
              A maneira que me adaptei melhor foi usando ela deitada sobre a mesa sem a base, com a cadeira um pouco mais elevada para poder ver melhor a tela.
              Conheço alguns colegas que a usam há algum tempo com o suporte bem elevado, mas se adaptaram bem. Nunca reclamaram.
              Acho que depende da postura de cada um.

              Sds

              Em 04/10/2017 19:25, "Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@... [ilustragrupo]" <ilustragrupo@...> escreveu:

[...]

            • avalone.carlos
              Mensagem 6 de 6 , 5 de out
                Eu concordo com a sugestão aqui apresentada, embutir o dispositivo na mesa ou fazer uma plataforma ao seu redor para nivelar. Assim teremos um nivelamento similar ao de desenhar em papel. E, claro, sempre manter uma postura ereta, bem apoiada no encosto da cadeira. Adicione uma taça de vinho ao lado e pronto, fica perfeito!
                Avalone