Uso Indevido do meu Trabalho

Expandir mensagens
  • Hugo Lopes Podadera
    Mensagem 1 de 6 , 19 de set
      Olá, boa tarde a todos

      Gostaria de uma orientação dos colegas, se possível...

      Em 2011, estudando para me tornar ilustrador, desenvolvi retratos de artistas famosos, simplesmente com a intenção de estudo para me desenvolver artisticamente, nunca comercializei este material até porque nunca tive o direito sobre estes artistas.

      Ontem, por acaso, digito o nome deste artista brasileiro famoso na busca do Google e fui em imagens...

      Logo na primeira página da busca, encontrei uma imagem, um retrato feito por mim em 2011, achei curioso e cliquei...

      Eis que descubro... Este retrato está (ainda agora) sendo vendido por uma loja, estampando camisetas, a quase R$70,00

      E pior... com minha assinatura e tudo mais...

      Alguém já passou por isso? Podem me orientar como devo proceder?

      Agradeço desde já! Muitíssimo obrigado!!

      Atenciosamente,

      Hugo Lopes Podadera

      --

      Hugo Lopes Podadera / Ilustrador
      hugao.ramone@... / (11) 98079-4418

      http://hugo-lp.blogspot.com

    • Mario Cau
      Mensagem 2 de 6 , 19 de set
        Oi, Hugo, tudo bem?
        Essa situação é um saco, né? E com a internet ela se torna muito mais comum e provável de acontecer com qualquer um de nós.

        Alguns anos atrás, aconteceu comigo: processei uma lojinha de produtos piratas do Corinthians (veja só) por usarem uma ilustra minha numa camiseta, sem pedir autorização, sem assinatura nem nenhum pedido de licença de uso.

        Na verdade, eu já tinha encontrado vários outros lugares na internet com produtos e uso indevido dessa mesma ilustra, e na maioria, pedi educadamente que retirassem o produto e quando fosse sem fins comerciais, que dessem créditos.

        Mas essa loja, eu processei. Eles tentaram se safar com os argumentos mais imbecis, e perderam. Não rendeu muita grana. Na verdade, o que ganhei foi suficiente pra pagar o advogado e a dor de cabeça.

        Mês passado, por acaso fiz uma pesquisa de novo e achei um monte de produtos com minha iliustra. Eunão tenho cabeça nem tempo nem $$ pra ir atrás de todo mundo, e deixei pra lá por enquanto, estou super ocupado com meu livro atualmente.

        Acho que vc pode tentar um diálogo amigável, explicar a situação e pedir pra que retirem o produto da loja e acertarem amigavelmente uma indenização. Se eles não toparem, vc entra com advogado, pq vc vai ganhar com certeza.

        Esse mesmo tipo de coisa já aconteceu tbm com o Orlandeli e com o Minêu, se não me engano.

        Abraço!

        Em 19 de setembro de 2017 16:46, Hugo Lopes Podadera hugao.ramone@... [ilustragrupo] <ilustragrupo@...> escreveu:

[...]

        Ilustrador e quadrinista
        ---------------
        www.mariocau.com || www.mariocau.blogspot.com || Twitter: @mariocau
        ---------------
      • Alê Santos
        Mensagem 3 de 6 , 20 de set

          Ola Hugo

          Isso geralmente acontece por causa daquela filosofia de “se ta no google não é de ninguem”. Já passei por isso e é bem chato.

          Na maioria das vezes, só o fato de vc entrar em contato com os caras, se identificar e reclamar os direitos da sua obra já resolve. Não que eles vão te pagar, mas pelo menos tiram a sua ilustra do catalogo deles.

          Caso não queiram entrar em nenhum tipo de acordo, sempre há a possibilidade de um tribunal de pequenas causas, ou ate mesmo de um processo civel por uso indevido de direito de imagem (ou seja, vc não autorizou e eles estão usando sua imagem pra obter lucro).

          Acho que a melhor politica é sempre tentar um contato e um acordo amigável, nem eu paguem um valor simbólico pelo que já usaram.

          Espero que tenha te dado uma direção

          Abração e boa sorte

[...]

        • Ricardo Antunes
          Mensagem 4 de 6 , 20 de set
            Oi Hugo,

            Além do que o pessoal já falou, antes de voce falar com essa loja pegue TUDO que possa comprovar que eles estão usando a sua imagem: pegue link, faça printscreen da página, pegue todas as informações da loja, etc.

            Esse pessoal é tão burro que o simples fato de usarem a sua ilustração COM a assinatura mostra o quanto não estão preocupados... e justamente por aparecer a sua assinatura é que voce tem tudo a seu favor, porque eles nem podem argumentar que é cópia, é roubo mesmo.

            Se voce conhecer algum advogado amigo eu recomendaria que ele entrasse em contato já chutando o balde e apresentando a conta da indenização... se não tiver um advogado então faça esse trabalho voce mesmo, mas não deixe passar isso assim sem nada. E foi o que o pessoal falou aqui, além da indenização peça para tirarem do ar a ilustração.

[...]

            Mensagem 5 de 6 , 20 de set
              Olá amigos! Tudo bem?

              Primeiramente gostaria de agradece-los demais pela orientação.

              Minha maior preocupação nessa história toda é desassociar minha arte, minha assinatura desse site, pois estão vendendo um material que não foi feito para ser comercializado e ainda por cima me envolvendo nisso, sem contar que roubaram meu trabalho.

              Pensando coletivamente, também quero tomar uma atitude porque hoje é meu trabalho, amanhã pode ser de algum colega aqui, essa loja deve se conscientizar.

              Por sorte minha irmã é advogada, vou repassar todas estas orientações a ela.

               Quanto a comprovação, Ricardo, além de tudo isso que citou, estou pensando em comprar a própria camiseta, acho que seria a maior prova, assim também já consigo comprovar todos os dados da loja.

              Rapazes... Agradeço de coração mesmo... Mario Cau, Alexandre Santos, Ricardo Antunes!

              Muito obrigado!!

              Atenciosamente,

              Hugo Lopes Podadera

              Em 20 de setembro de 2017 11:43, Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@... [ilustragrupo] <ilustragrupo@...> escreveu:

[...]

            • Fabiano Ely - 2D Anima
              Mensagem 6 de 6 , 20 de set

                Hugo,

                Já passei por isso. Tive assessoria de um Advogada na época, ele trabalhava Com D.A.
                Primeira coisa a fazer é como o Ricardo falou:
                Juntar maior número de provas possível. Recomendo comprar a Camiseta, fazer os prints e fazer o registro dele em cartório.
                Se tiver o original físico ou arquivo digital, poderá se fazer a verificação da criação do mesmo, ainda mais se ele estiver em aberto para manipulação, pois comprovará anterioridade ao que eles possam apresentar como prova.
                Após isso, fale com um Advogado para que ele entre em contato com a empresa.
                Peça a Ele, não tente você, infelizmente muitas empresas só levam a sério quando é Advogado.

                Fabiano Ely de Souza
                Designer & Ilustrador
                Fone: 0**16 99149-8482