55944RES: [ilustragrupo] desenhistas preconceituosos e intolerantes n ão entendem da arte de viver

Expandir mensagens
  • Calé
    14 de nov 10h36min

      Ilustres,

      Tudo? Não importa quanto tempo passe e o quanto eu veja/leia. Sempre fico chocado com o nível cada vez mais baixo da troca de ideias. Eu vi, ao vivo, gente do quilate do saudoso Glauco desenhando. Vi também, para minha alegria eterna, Laerte fazendo o mesmo, ali na minha frente. A virada de mão, a respirada, a troca de caneta e tudo isso aí. Cito esses dois porque são base da minha formação como Cartunista.

      Com eles comprovei minha teoria (para mim, pelo menos) de que o desenho está nos olhos, não nas mãos. Ou, melhor dizendo, no “Olhar”. Um desenho é uma ideia, um instantâneo, um registro. E ele passa pelo filtro dos seus olhos. E esse filtro é o que você é. Naturalmente, você terá um resultado que represente o mundo que seu olhar capta. Claro, não falo de técnica aqui, falo do que está representado.

      Me entristece algo assim porque me parece que não apuram muito o olhar para, inclusive, evitar discussões rasas assim, pois o olhar também te ensina a falar, a escrever, a se manifestar.

      Sou Cartunista, mas não me considero “Artista”, acredito que um artista sabe muito mais do que eu. Faço apenas leituras que, reduzidas, contam uma passagem. E dá um trabalho danado. Parece que muita gente não está se esforçando como deveria para deixar registros bacanas para o mundo.

      Abracitos e dias melhores a todos 😉