Re: [fagotistas] Fabricação de palhetas

Expandir mensagens
  • Hary Schweizer
    Mensagem 1 de 3 , 9 de mar de 2006
      Colegas
      que aula de palheta o Formiga nos deu!
      para quem ainda não leu, sintetizei assim as "dicas do Formiga":

      Francisco Formiga <assisfor@...> escreveu:

      * voce vai estragar muitas canas, mas o segredo pra fazer palhetas está em não desistir.

      * vale pesquisar e saber sobre os materiais mais apropriados para a confeçção da palheta.

      * prestar atenção na seqüência de montagem pra saber onde está acertando ou errando.

      * pra quem não tem experiência e nem maquina de goivar, tentar comprar canas não muito grossas, pois vai ter que raspar muito e então são muitas a chances de errar.

      * cuidado com os apertos demasiados, (principalmente o primeiro arame) pois impede a cana de vibrar.

      * evitar ficar mudando de medidas pois não vai saber qual deu melhor resultado.

      * a gente pode matar (ou perder) uma palheta no momento da montagem...
      * depois de montada e com a ponta cortada, arredondar o segundo arame e tambem fechar o primeiro, fazendo com que a ponta não fique tão aberta, vai de cara vibrar mais facil...

      * Pensar na palheta como uma alavanca: quanto maior, mais fácil, voce levanta cargas muito pesadas.. no nosso caso manipulamos a lâmina com a força dos músculos da boca...

      * se cortar a lâmina muito curta, vai sentir mais dificuldades em fazer a lâmina virbrar, tem que raspar mais... se cortar a ponta mais longa, vai sentir a palheta vibrar mais facil, o que ja é meio caminho andado...

      * maquinas de goivar e de fazer ponta: nenhuma delas faz o serviço completo, por mais que adiantem o serviço a gente tem que por a mão na massa...

      * se voce vai tocar fagote, tem que saber raspar e montar...

      boa sorte e começa logo.
      grande abraço
      Formiga

      Yahoo! Acesso Grátis
      Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!
    • euler ferreira
      Mensagem 2 de 3 , 18 de mar de 2006
        Prezados colegas do clube, primeiramente felicidades a todos. Bem! o
        mesmo caso do Waldir é o mesmo do meu, estou começando agora a
        tentar fazer minhas proprias palhetas e realmente como disse o prof. Formiga
        no começo é bem complexo vç pegar eesa técnica, realmente
        é questão de muita prática.

        Queria dar uma idéia!. Alguém mais experiente poderia fazer uma
        lista passo a passo do processo de fabricação e dentro deste ir
        acrescentado alguns detalhes e informações vindos dos
        senhores, seria um valioso talismã para os que estão
        começando e uma boa troca de experiência até entre os profissionais.

        Como ponto de partida poderiamos utilizar o passo a passo do
        prof. Hary e ir pondo os pontos que poderiamos usar para
        enriquecer o quadro, e pôr fim enviando para todos os colegas fagotistas.

        No mais um abraço fagotistico a  todos!

                                                                                             EULER FERREIRA - NITERÓI-RJ

        Yahoo! Messenger com voz - Instale agora e faça ligações de graça.