Lincoln Almir Amarante Ribeiro (1944-2008)

Expandir mensagens
  • Eduardo Rivail Ribeiro
    Mensagem 1 de 1 , 30 de nov de 2008
      Prezados colegas,

      Tenho a triste tarefa de noticiar o falecimento do nosso colega (e meu amigo) Lincoln Almir Amarante Ribeiro, ocorrido hoje (domingo) de manhã em Belo Horizonte. Doutor em física, Lincoln resolveu dedicar-se à lingüística depois de sua aposentadoria como professor na UFMG. Na primeira vez que nos correspondemos (há uns sete anos, quando ele me contactou a respeito de alguns trabalhos meus sobre o Karajá), ele me dizia que desejava dedicar-se ao estudo de línguas indígenas pelo tempo que lhe restasse. Dito e feito -- e bem feito.

      De um vigor intelectual extraordinário, Lincoln fez, em sua curta carreira como lingüista, marcantes contribuições à lingüística indígena brasileira, principalmente no que diz respeito ao conhecimento descritivo e histórico-comparativo das línguas da família Pano (em co-autoria com Gláucia Vieira Cândido, sua companheira de pesquisas e de vida). Lincoln também se
      interessava por questões metodológicas em lingüística histórica, casando seus conhecimentos nas áreas de lingüística e exatas. O trabalho de que mais parecia se orgulhar, no entanto, era sua contribuição para a formação de vários novos lingüistas, como coordenador, ao lado de Gláucia, do Grupo de Investigação de Línguas Indígenas (http://paginas.terra.com.br/educacao/GICLI/), na Universidade Estadual de Goiás.

      Sua generosidade, seu entusiasmo e sua honestidade acadêmica tornavam
      qualquer interação intelectual com ele um prazer e um aprendizado. Há alguns meses, embarcamos juntos em um projeto de comparação das línguas da família Boróro -- o qual, infelizmente, terei que continuar só, mas sempre inspirado por sua curiosidade e vigor intelectual. Aqueles interessados em saber mais a respeito de seu trabalho poderão guiar-se pelo seu currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/7783882659236741). Listo abaixo apenas uma pequena amostra das várias publicações de Lincoln na área de lingüística (limitando-me àquelas disponíveis online), deixando a tarefa de um perfil mais completo a gente mais qualificada que eu.

      Enfim, todos os que tivemos a oportunidade de conviver e trabalhar com ele sentiremos muito sua falta.

      Abraços,

      Eduardo

      Alguns trabalhos de Lincoln Almir Amarante Ribeiro disponíveis online:

      A formação de palavras a partir de morfemas monossilábicos nominais e bases verbais em línguas indígenas da família pano: prefixação ou incorporação nominal?
      (com Gláucia Vieira Cândido)
      Revista de Estudos Lingüísticos Veredas, 1/2008
      http://www.revistaveredas.ufjf.br/volumes/veredas_atematica_1_08/artigo9.pdf

      O universalismo semântico cognitivo em um estudo sobre termos básicos
      referentes a cores na língua indígena Shanenawa (Pano)
      (com Gláucia Vieira Cândido)
      Ciências & Cognição, Volume 13, Número 2, julho, 2008.
      http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318233.pdf

      Reflexividade em Línguas da Famíla Pano
      (com Gláucia Vieira Cândido)
      Estudos Lingüísticos, volume XXXVI, número 1, 2007
      http://www.gel.org.br/novo/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2007/sistema06/26.PDF

      As línguas indígenas e a identificação de mamíferos da Amazônia
      (com Gláucia Vieira Cândido)
      Temporis[ação], Vol. 1, No 9 (2007)
      http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/temporisacao/article/view/16

      Um tratamento quantitativo para a classificação das línguas Indo-Européias
      DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, vol.22, no.2, 2006
      http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502006000200005&script=sci_arttext

      Uma proposta de classificação interna das línguas da família Pano
      Investigações, Vol. 19, N° 2, Julho/2006
      http://www.ufpe.br/pgletras/Investigacoes/Volumes/Vol.19.N.2_2006_ARTIGOSWEB/LincolnAlmirAmaranteRibeiro_UMA-PROPOSTA-DE-CLASSIFICACAO_Vol19-N2_Art07.pdf

      O comportamento fonológico das vogais orais nas línguas indígenas brasileiras
      (com Gláucia Vieira Cândido)
      Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
      Vol. 4 - número 7 - agosto de 2006
      http://www.revel.inf.br/site2007/getFile.php?token=1228099987493351936f74d&id=NzQ=&local=artigos

      Taxa de relaxação de vocábulos em um método léxico-estatístico aplicado a línguas da família Pano
      Atas do II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do
      Centro-Oeste (GELCO), vol. II, 2003
      http://www.etnolinguistica.org/local--files/gelco/ribeiro.pdf