Firebird Developers Day

Expandir mensagens
  • Alexandre Benson Smith
    Mensagem 1 de 36 , 18 de jul de 2005
      Pessoal,

      Não sei quantos de vocês foram ao FDD, eu tive o prazer de encontrar
      pessoalmente o PHA, o Cantu, o Adriano dos Santos Fernandes e o Adilson
      Ricardo Fernandes.

      Para os que não foram vou dar um breve relato da minha percepção do evento.

      Em primeiro lugar, foi a organização, o local, etc. tudo muito bom, um
      autitório excelente e com grande capacidade, segundo o Cantu o evento
      contou com 600 pessoas (atualmente o maior evento sobre FB no mundo). A
      audiência ao meu ver era na marioria de pessoas bem novas, acreditos que
      estudantes ou pessoas que estavma começando com o FB, não vi muitas
      pessoas um pouco mais velhas (sem preconceito pessoal), mas que na minha
      opnião são os tomadores de decisão da empresas e de software houses. O
      foco ficou mais como uma apresentação do FB ao público que esta iniciando.

      Sobre as palestras, no periodo da manhã havia duas palestras
      concorrentes então tive que optar por uma delas, vou falar sobre as que
      assisti.
      1.) Client DataSets e FB - Eduardo Rocha
      Ele mostrou de forma rapida um mii-curso sobre client datasets, as
      vantagens e os riscos do seu uso, para mim que não uso esta tecnologia
      foi bom, ja conhecia a tecnologia de outras apresentações que vi
      (inclusive uma do John Kaster da Borland), mas tenho certeza que para
      quem ja domina a tecnologia não teve nada de novo, principalmente pelo
      tempo disponível que era curto.

      2.) Segurança do servidor FB - Luiz Paulo de O. Santos
      Foi apresentado as formas tradicionais de aumentar a segurança do
      servidor (dicas de segurança geral para qualquer servidor) e algumas
      coisas relativas ao FB. Não gostei desta palestra, além de alguns
      pequenos erros, ele ficou basicamente vendendo um livro dele que será
      lançado em breve, ele mencionou o ZeBeeDee mas não mencionou o artigo de
      referência mundial e pioneiro sobre o assunto escrito pelo Artur, ele
      dava pequenos detalhes de algumas coisas e depois dizia pra ler mais
      detalhes no livro, realmente não me sinto bem em pagar para ver uma
      propaganda de algo que ele quer vender. :-( Ainda sobre segurança no FB,
      eu ficou embasbacado com a repetição da mesma pergunta (inclusive feita
      ao próprio Jim Starkey) de que o fato do FB ter SYSDBA é um problema,
      como se o Oracle não tivesse o SYS, como se o MSSQL nao tivesse o SA
      como se o linux nao tivesse o ROOT e o windows o ADMINISTRATOR, o
      pessoal realmente não consegue entender que o pergio não esta em ter um
      usuario todo poderoso, e sim e não permitir acesso físico ao banco.

      3.) Transações no FB - Eduardo Mercado
      Falou sobre as diferenças dos tipos de transações, mostrou um exemplo de
      executar aplicações concorentes usando o Read Commited e Snapshot, esta
      palestra eu vi um trecho e pouco antes do fim deixei a palestra pra
      bater um papo com a Ann Harrison.

      4.) Breve papo com a Ann Harrison
      Foi realmente muito curto, eu comecei a falar com ela sobre a
      necessidade que temos no Brasil de um software bom com baixo custo (de
      preferencia free) pelas nossas (e das empresas que prestamos serviços)
      condições financeiras. Ela disse que percebe um grande potencial para o
      FB no Brasil que ela e o Jim tem uma visão política meio que de
      esquerda, e que mesmo nos EUA eles acham que o dinheiro gasto com
      licenças poderia ser melhor empregado nisso chegou um outro rapaz e o
      rumo da conversa mudou, e como estava na hora do almoço resolvi ir
      almoçar e conversar com ela depois. Infelizmente não pude continuar a
      conversa, entre as palestras o intervalo não era longo e muitas pessoas
      ficavam e cima perguntando detalhes sobre a corrupção de banco por
      exemplo, e não me senti a vontade de interromper a conversa para um
      assunto não diretamente técnico, e muito menos ficar atrapalhando entre
      as palestras. Mas vou escrever um e-mail para ela para continuar minha
      explanação da importância do FB para nós.

      5.) Novidades do FB 2.0 - Carlos H Cantu
      O Cantu falou sobre as novidades do FB para quem leu o release notes das
      versões Alpha, não teve muita novidade, mas acredito que a maioria das
      pessoas que estavam ali, não tiveram contato com as versões alpha do FB,
      então deve ter sido bem proveitosa.

      6.) Corrupção de Bancos de Dados - Ann Harrison
      Esta foi a primeira palestra em inglês, e para minha surpresa a Ann se
      mostrou um pouco nervosa e disse que nunca tinha falado para uma platéia
      tão grande. Ela começou a falar e o tradutor pediu para repetir, ela
      falava e o tradutor traduzia mais ou menos assim: "Bem ela disse que
      voce pode corromper o banco caso caia a energia e um monte de outras
      coisas" :-))) Este foi o único ponto falho na minha opnião, o tradutor
      ao que me pareceu não conhecia os termos técnicos e se embananou
      completamente na tradução, nisso apareceu um outro cara (não sei de
      onde) e continuou fazendo a tradução, ele conhecia melhor técnicamente e
      a qualidade da tradução foi absurdamente melhor, se este cara não
      tivesse aparecido, as palestras da Ann e do Jim teriam sido um fiasco !
      Após vencido o obstáculo da tradução, a palestra correu bem, a Ann
      frisando sobre a importancia de manter o servidor estável (com no-break)
      e utilizando um SO de verdade (Win2000, 2003 ou XP) ou
      preferencialmente Linux. Ela explicou o que pode acontecer e como tentar
      corrigir as corrupções fisicas do banco e deu dicas valiosas para quem
      comeá com o FB sobre a corrupção lógica do banco (a que nós causamos),
      foi uma palestra boa, a Ann é extremamente simpática e tem exceente
      didática, o inglês dela é fácil de entender e mesmo que não é fluente
      como eu consegue acompanhar sem dificuldades.

      7.) Vulcan - Jim Starkey
      Minha primeira surpresa foi que o Jim se mostrou uma pessoa muito mais
      simpática do que ele se mostra nas listas de discussão, brincou com a
      platétia fez em alguns momentos tirou algumas gargalhadas do pessoal. O
      tema da palestra foi mostrar ao publico quais os objetivos do Vulcan, o
      que foi concluido com sucesso, o que ainda não foi feito, os planos para
      o futuro e frisar que o Vulcan será a base do FB 3.0. O jim mostrou
      alguns gráficos mostrando como era a arquitetura do IB antes da Borland,
      o porque do DSQL estar fora do engine, e que com o Vulcan ele será
      integrado ao Engine, mostrou como hoje o FB esta com os layers
      misturados e como o Vulcan os reorganizou, permitindo que num futuro
      proximo o FB possa ser extendido mais facilmente, possa ter uma melhoria
      no processo de seguraná e autenticação de usuários, e que os próximos
      passos para o Vulcan serão:
      - Armazenando dos registros em UTF-8 e o possivel uso de um melhor
      algoritimo de compressão (embora em testes preliminares a compressão não
      foi bem sucedida), mas ao menos o armazenamento será feito em UTF-8
      - Reescrever o protocolo de comunicação (Wire Protocol) para que seja
      mais eficiente em conxões com alta latência (depois do collate, minha
      segunda maior necessidade no FB)
      - A mudança no protocolo exigirá uma nova versão da API que será
      totalmente orientada a objeto, mas que a API atual será amntidqa sempre
      para compatibilidade retroativa.

      8.) Otimização de Aplicações para o Firebird - Ann & Jim
      Nesta palestra final, a Ann e o Jim deram dicas práticas de como fazer
      para melhorar o desempenho das aplicações FB e o que se pode fazer para
      tornar o FB mais lento, isto é, o que vc não deve fazer ! A palestra
      abordou os temas masi recorrentes em listas de suporte tais como
      Indices com muitos valores repetidos
      Usar Select count(*) from tabela
      Usar select * from tabela (sem clausula de where)
      Transacoes longas
      Indices ascending e descending, quando usa-los e porque usa-los
      Indices compostos x Indices em cada coluna
      Normalização de banco
      Garbage Collection
      etc.

      As palestras forma curtas, então em nenhuma delas o assunto foi abordado
      com profundidade, e acredito que a intenção não era mesmo essa, pois
      acredito que o assunto por exemplo como reparação de bancos corrompidos
      precisariam de um curso de uma semana para que se pudesse ao menos ter
      uma idéia basica do que fazer :-)

      Pra mim a melhor parte do evento foi a seguinte:
      Logo após a palestra sobre as novidades do FB 2.0 Cantu chamou ao palco
      o PHA e o Adriano, e contou que graças aos dois que na próxima versão
      alpha do FB teríamos a nova International Interface e pediu que todos os
      aplaudissem. Os dois foram bem aplaudidos, mas isso não chega perto do
      trabalho fantástico iniciado pelo PHA e concluído pelo Adriano, acredito
      que o Cantu deveria ter contado melhor o quanto foi dificil que isso
      fosse integrado ao FB e o quão importante esta mudança foi não só para
      nós brasileiros, mas para o mundo tudo, principalmente para os países
      com idioma baseado no Latim, os países do leste europeu, da asia, e
      outros que tem caracteristicas bem diferentes do Inglês. Que isto era
      algo que por anos ficou implementado de forma não satisfatória no FB e
      que poderá aumentar sua adoção de forma gritante no Japão e China por
      exemplo ! A iniciativa do Cantu foi louvável, mas acredito que novamente
      pela falta de tempo a importância necessária não foi mostrada. De
      qualquer forma, acho que isso pode ter mostrado aos participantes do
      evento que duas pessoas podem fazer grande diferença no projeto, que
      duas pessoas resolveram o problema de milhares de usuários não só no
      Brasil como no mundo. Tenho esperança que este tipo de atitude traga
      novos desenvolvedores, pessoas dispostas a fazer testes, novas pessoas
      para o suporte, documentação, etc., enfim, traga novas pessoas que
      dediquem um pouco do seu tempo para fazer do FB um software cada vez
      melhor. Se cada um de nós dedicar uma pequena parte do tempo, todos nós
      teremos um software cada vez melhor, de graça e com autonomia, não
      ficaremos dependentes de uma multi-nacional que não está nem aí se temos
      ou não dinheiro pra pagar, que os bugs são corrigidos qdo eles tiverem
      vontade, que as features serão implementadas de acordo com as decisões
      estratégicas que lhes convém. Com o Open Source temos autonimia de
      resolver nossos problemas e isso foi demonstrado de forma fantástica
      pelo PHA que botou a mão na massa para resolver o problema e pelo
      Adriano que reescreveu muito código para que isso fosse aceito dentro do
      código principal do FB.

      Gostaria de ver alguém Internacionalmente conhecido e respeitado para
      falar do FB não para nós que já somos usuários, mas para os tomadores de
      decisões de empresas em geral, que estão querendo adotar o software Open
      Source, para trazer novos usuários para a Comunidade do Firebird, este
      acredito ser o maior desafio, nós já conhecemos e sabemos o quanto o FB
      é bom, confiável, etc. precisamos que os outros saibam disso, para que
      tenhamos cada vez mais usuários, cada vez mais pessoas (principalmente
      empresas) associadas a Fundação Firebird.

      Bem, foi bom conhecer alguns rostos de pessoas que fazem a diferença na
      comunidade Firebird.

      Foi um prazer conhece-los !

      Ah! Não pude deixar de dar uma de geek e pedir autográfos no meu "The
      Firebird Book" para as pessoas que, na minha opnião, tiveram importância
      naquele dia e na história do FB.
      Meu livro hoje conta com as assinaturas de:
      Adriano dos Santos Fernandes
      Ann Harrison
      Carlos H Cantu
      Jim Starkey
      Paulo Henrique Albanez (PHA)

      até mais...

      --

      Alexandre Benson Smith
      Development

    • Alexandre Benson Smith
      Mensagem 36 de 36 , 21 de jun de 2015
        Pessoal,

        Como já devem saber em 08/Agosto teremos mais uma edição do Firebird
        Developers Day, este ano farei duas palestras:

        * Tunando o Firebird.conf para performance e a confiabilidade
        * Entendendo o nBackup

        Como sempre gosto de abordar aspectos mais voltados ao uso do dia a dia
        e que impactam diretamente na performance/segurança.

        Uma oportunidade imperdível neste ano é a presença de Dmitry Yemanov,
        chefe da equipe de desenvolvimento do Firebird, além das duas palestras
        que ele fará a chance de bater um papo cara a cara com quem conhece
        melhor do que ninguém os detalhes mais internos do Firebird e o seu
        futuro faz esta edição ainda mais especial.

        Para ver as outras palestras e demais informações olhem no site:
        www.firebirddevelopersday.com.br

        Aproveitem que o preço ainda está com desconto !

        Este ano também terá uma master class sobre Otimização de Performance no
        Firebird, que será ministrada por duas das pessoas que mais conhecem o
        assunto no mundo, Dmitry Yemanov e Alexey Kovyazin, acontecerá em
        07/Agosto, véspera do FDD.

        Espero encontra-los lá para bater um papo.

        abraço !

        Alexandre Benson Smith
        THOR Software
        Santo André - SP - Brasil