Lentidão de acesso ao banco Firebird

Expandir mensagens
  • clairto muller
    Mensagem 1 de 5 , 8 de set de 2015
            Ola,
            Gostaria de trocar uma ideia,
            Estou utilizando em vários clientes o Firebird Versao 2.0.1 e tenho receio de trocar para a 2.5 que me parece ser a ultima,
            mas temho um cliente que trocou o servidor para 64bts e daí parece que o primeiro acesso por exemplo a um SELECT fica lento e depois segue rápido igual. Será que devo trocar o banco para 64bts ou poderia ser outra coisa que esta acontecendo, se eu passar para o 2.5 qual seria a versão mais atual para fazer a migração, e será que não vou ter problemas dos gatilhos da versão 2.0 para a 2.5?
            Para trocar a versão devo seguir o procedimento padrão Backup na versão atual e Restore na versão nova certo ?

      att
      Clairto Muller
    • roma_master_boy
      Mensagem 2 de 5 , 9 de set de 2015

        Ola Clairto!
        Você deve utilizar sim o procedimento de backup, no servidor atual e restore, na nova versão.
        Eu ja tive problemas para passar de FB 2.0 para 2.5, era um problema simples, onde uma trigger tinha um Raise Except com uma mensagem, e esta mensagem tinha caracter acentuado.
        Foi só retirar o acento, que tudo funcionou bem.
        Faça testes, evidentemente.

        Abraços

        Romeu Luitz

        ---Em cflp_suporte@..., <clairtomuller@...> escreveu:

[...]

      • Julio F. Figueiredo
        Mensagem 3 de 5 , 9 de set de 2015
          Se tiver acentuação use o restore dessa maneira: (use os FIX)

          gbak -CREATE -VERIFY -REPLACE_DATABASE -FIX_FSS_D WIN1252 -FIX_FSS_M WIN1252 -P 16384 -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey distribuidora.fbk localhost:c:\db\distribuidora252.fdb

          ​O P é o page size, vc pode mudar ou remover para utilizar o padrão.​

          Att,
          Julio F. Figueiredo
          Analista de Sistemas

          Em 9 de setembro de 2015 08:45, romadance@... [cflp_suporte] <cflp_suporte@...> escreveu:

[...]

        • Alexandre Benson Smith
          Mensagem 4 de 5 , 10 de set de 2015

            Em 8/9/2015 11:28, clairto muller clairtomuller@... [cflp_suporte] escreveu:
[...]

            É Sempre bom usar a versão mais recente... Muita cosia foi corrigida.. garantir que não terá problemas é impossível, mas pouco provável que você tenha.

            Sobre a versão 32/64 bits.. não faz diferença a diferença faria se fosse usar mais de 2Gb de RAM por processo.

            A lentidão pode ser muita coisa (desde garbage collection a carregar o cache/etc.), depois que as páginas são acessadas, não só o cache do FB qto do SO ficam com os dados "quentes" e com isso mais rápido...

            até mais...
          • arturanjos
            Mensagem 5 de 5 , 11 de set de 2015
              Normalmente, quando o primeiro SELECT é lento e os restantes são rápidos o problema está no "PREPARE" time.

              A.-