      De: filipefc@... [mailto:filipefc@...]
      Para: bh-vibe@...
      Assunto: [bh-vibe] read it immediately

      here, the cheats

      Para visitar o site do seu grupo, acesse:

      O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
      http://br.yahoo.com/info/utos.html

      Mensagem 2 de 12 , 15 de mar de 2004
        Sergio,

        Essa msg nao foi enviada pelo Filipe... alguem
        "hackeou" o e-mail dele e enviou essa msg pra lista.

        Estranho... muuuito estranho.

        []s
        Brayhan
        "Que anda assustado com as ações do lado negro da
        força de BH." Hehe....

        --- Sergio Horta Takenaka <takenaka@...>
        escreveu:
        ---------------------------------
        don´t cheat on me...

        [As partes desta mensagem que não continham texto
        foram removidas]

        Se você não quer mais assinar a lista, mande um e-mail
        em branco para:

[...]

        Yahoo! Groups Sponsor Mais...Veja
        ClaudiaManequimVocê S/A

        aos Termos do Serviço do Yahoo!.

        Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
        http://br.yahoo.com/info/mail.html
      • Ivo Michalick
        Mensagem 3 de 12 , 15 de mar de 2004
          Brayan e colegas,

          Infelizmente a coisa não é tão estranha. Explicando melhor: tenho
          recebido várias mensagens semelhantes a estas (inclusive uma de mim
          para mim mesmo!) na minha caixa postal, e o mesmo vem acontecendo em
          vários grupos que assino no Yahoo. Realmente trata-se de hacking de
          email, só que causado por vírus, muito provavelmente a partir de
          alguma vítima que tenha em seu address book os endereços do Filipe e
          da lista. A vítima assina a lista, senão a mensagem teria sido
          barrada pelo Yahoo Grupos.

          Como a lista não aceita anexos no Yahoo Grupos e eu só leio mensagens
          por lá para mim não há problema, mas quem recebe os emails em caixa
          postal e não tem um anti-vírus atualizado pode ser infectado e passar
          o vírus pra frente.

          Um saco, ainda mais que o dono do email não pode fazer muita coisa...
          Quem recebe a mensagem pode, mas dá trabalho. O meu email " de mim
          para mim mesmo", por exemplo, veio a partir de um provedor de São
          Paulo (que eu não assino!).

          O melhor por agora é todo mundo atualizar seus anti-vírus e executar
          uma varredura completa.

          Ivo

          --- Em bh-vibe@..., Brayhan Hawryliszyn <brayhan@y...>
          escreveu
          > Sergio,
          >
          > Essa msg nao foi enviada pelo Filipe... alguem
          > "hackeou" o e-mail dele e enviou essa msg pra lista.
          >
          > Estranho... muuuito estranho.
          >
          > []s
          > Brayhan
          > "Que anda assustado com as ações do lado negro da
          > força de BH." Hehe....
          >

          > --- Sergio Horta Takenaka <takenaka@c...>
          > escreveu:
          > ---------------------------------
          > don´t cheat on me...

          Mensagem 4 de 12 , 15 de mar de 2004
            Valeu pelo toque Ivo!

            Mas soh avisando a turma q na lista podem ficar
            tranquilos... ela nao aceita anexos e nem msgs html...
            e por isso ACHO q nao tem como um virus entrar por
            aqui.

            Ok?

            Veleus!

            Brayhan

            --- Ivo Michalick <ivomichalick@...> escreveu:

            ---------------------------------
> [...]

            > []s
            > Brayhan
            > "Que anda assustado com as ações do lado negro da

          • Tocha
            Mensagem 5 de 12 , 15 de mar de 2004
              eh... esse é o tal virus q tah deixando todo mundo de cabelo em pé.

              Seguinte, o nome dele é MyDOOM e esse virus (na verdade um worm) NAO detona
              a máquina de usuario algum. o que ele faz é se espalhar e mandar emails
              para o servidor dum site anti-linux (q eskeci o nome, acho q era SCO), paa
              o site da RIAA e para o site da microsoft e detonar com eles, o do linux
              foi parado por 3 dias. Ele se espalha nas máquinas de usuario e infecta
              servidores tb (o da IG tá infectado) e até onde tenho conhecimento, nao
              foi achado uma cura para ele.
              Inclusive a microsoft ofereceu 1 milhao para quem conseguir fazer um anti-virus
              para ele ou denunciar quem foi o cara q fez para o fbi.

              Esse email vem com subject tipo: "Hi!", "Hello!", "Your contacts", "read
              it immediately", "That subject. Remeber?", "Important message for you."
              e por aí vai. Sempre vem com um arquivinho de 25 a 30 kb .pif, .bat, .com,
              .exe, .zip.pif, .scr...

              Eu mesmo ja recebi email de mim mesmo :P, da nike, da nasa, do hotmail...
              e olha q eu SOH uso webmail, nao uso outlook, eudora.. nada. ou seja, meu
              servidor esta infectado e nao minha maquina.. o meu e MUITOS outros por
              ai, ig (como ja disse), terra, yahoo... quem usa programa POP3 tem o risco
              de ter sua maquina infectada, mas mesmo estando limpa, o servidor pode ter
              sido infectado.

              Céirtu manu??

              []s
              Tocha

> [...]
              >provedor de São
              >Paulo (que eu não assino!).
              >
              >O melhor por agora é todo mundo atualizar seus

              "Não pode haver entedimento entre as mãos e o cérebro a não ser que o coração
              aja como mediador." - Do filme Metrópolis - 1927
            • Alessandro - BH
              Mensagem 6 de 12 , 15 de mar de 2004
                sei ñ, mas ele pode estar no simples fato de vc mandar e outra pessoa
                receber...aí, conseqüentemente, vc já pega o vírus sem ver...ñ entendo muito
                bem destes lances, mas...

                tbm, por um outro lado, tenho uma lista grupos.com.br e outra no próprio
                yahoogrupos e deles eu nunca recebi nada...

                Ale

> [...]
                > provedor de São
                > Paulo (que eu não assino!).
                >
                > O melhor por agora é todo mundo atualizar seus

              • Hugo Siqueira
                Mensagem 7 de 12 , 15 de mar de 2004
                  Exatamente. Tenho recebido uns seis por dia.
                  Só o que me consola é ele pode estar me usando para
                  detonar o site da RIIA... ;)
                  []
                  Hugo Siqueira

                  ---------------------------------

                  escreveu:

> [...]

                  >provedor de São
                  >Paulo (que eu não assino!).
                  >
                  >O melhor por agora é todo mundo atualizar seus

                  Hawryliszyn
                  ><brayhan@y...>
                  >escreveu

                • dj_marcone
                  Mensagem 8 de 12 , 15 de mar de 2004
                    ôopa !
                    Pessoal , o nome deste worm é (W32/Netsky.b@MM!zip), muito comum em
                    servidores e sites com scripts html e java; possivelmente todos da
                    lista estamos contaminados.
                    O importante é ter sempre um bom firewall ativado e sempre desligar
                    programas que ficam ativos (.exe) desconhecidos.
                    usuários de banda larga tem sua máquina como um servidor ativo a esta
                    peste e sem que o próprio usuario saiba envia e reenvia e-mail
                    automaticamente minuto a minuto.
                    Na minha opinião o único modo de acabar definitivamente com ele é a
                    formatação e a não reutilização de arquivos como fotos , mpeg , mp3 ,
                    aplicativos java antes instalados .
                    ele se prolifera preferencialmente sobre os protocolos mais usados no
                    windows e pode saber, os servidores de icq provavelmente estão todos
                    infectados.
                    se o teu hd é parcionado , o ideal é formatar as duas partições.
                    bom, no mais é isso...
                    força sempre
                    Marcone Almeida

                    --- Em bh-vibe@..., Hugo Siqueira <hugosiq@y...>
                    escreveu
> [...]
                    > ai, ig (como ja disse), terra, yahoo... quem usa
                    > programa POP3 tem o risco
                    > de ter sua maquina infectada, mas mesmo estando limpa,

                  • fog
                    Mensagem 9 de 12 , 15 de mar de 2004
                      --- Em bh-vibe@..., "dj_marcone" <dj_marcone@y...> escreveu
                      > ôopa !
                      > Pessoal , o nome deste worm é (W32/Netsky.b@MM!zip), muito comum em
                      > servidores e sites com scripts html e java; possivelmente todos da
                      > lista estamos contaminados.

                      Calma aí Marcone, não causa paranóia no pessoal aqui. Como a lista não
                      aceita anexo nem em html, não procede isso de um virus se espalhar
                      pela lista. Se alguém da lista pegou vírus, foi por outro meio.

                      Trabalho com informática, já apaguei muito incêncio por causa de
                      vírus, e te digo que formatar o HD por causa disso é a última da
                      última da última coisa a fazer.
                    • dj_marcone
                      Mensagem 10 de 12 , 15 de mar de 2004
                        ôpa !
                        Grande fog e todos da lista
                        não quiz causar paranóia não gente,a questão não é essa..rss
                        fog Disse:

                        Calma aí Marcone, não causa paranóia no pessoal aqui. Como a lista não
                        > aceita anexo nem em html, não procede isso de um virus se espalhar
                        > pela lista. Se alguém da lista pegou vírus, foi por outro meio.

                        concordo que o vírus não se proliferou deste modo, nem disse isso,
                        acontece que se alguém receber uma mensagem que contenha este script
                        em algum programa de e-mail ou até mesmo no browser já era,este worm
                        chato não necessita de que vc abra o conteúdo anexado, ele é um
                        script em c+.
                        qualquer antivírus atualizado consegue encontra-lo,mas como eu disse,
                        quando o pc está em rede ele volta pois o script já está implantado
                        no sistema infelizmente acontece como um pega-pega ;não quero ser
                        chato mas vou explicar:
                        ex:teu antivirus acabou de verificar um diretório certo? pois é ..o
                        danado do worm já foi pra lá novamente e na boa? não deixa rastros.

                        Na xerox tivemos de refazer toda a rede e desligar todos os backbones
                        pra depois reinstalarmos tudo.zeramos todos os backups e só não
                        tivemos mais problemas depois de montarmos um firewall em hardware
                        rodando com o solares.

                        Gente , só quiz ajudar...
                        Força sempre
                        Marcone Almeida

                        --- Em bh-vibe@..., "fog" <fog@b...> escreveu
> [...]
                        >
                        > Trabalho com informática, já apaguei muito incêncio por causa de
                        > vírus, e te digo que formatar o HD por causa disso é a última da
                      • Bruno Alexandre
                        Mensagem 11 de 12 , 16 de mar de 2004
                          E assim falou o Kevin Smith da lista... HAHAHAHAHA

                          Zuação mano... : )

                          Abraços...

                          Ps. Tá sumido, hein!?!?!

                          --- Em bh-vibe@..., Tocha <tochets@v...> escreveu
> [...]
                          o risco
                          > de ter sua maquina infectada, mas mesmo estando limpa, o servidor

                          Mensagem 12 de 12 , 16 de mar de 2004
                            Marcone, Fog e colegas,

                            Desculpem se ficar chato, mas acho importante completar o que o Fog
                            disse ao Marcone: uma regra básica para remover vírus/worm de rede é
                            remover o equipamento da rede antes de executar a remoção. No caso de
                            uma rede infectada não tem jeito, tem que desligar a rede e executar
                            o procedimento máquina por máquina. No site da Symantec, no item
                            específico sobre este worm (W32/Netsky.b@MM!zip - link
                            http://www.symantec.com.br/region/br/avcenter/data/br-
                            w32.netsky.b@...), há uma explicação bem detalhada sobre ele, e
                            no final, entre as recomendações, aparece o texto:

                            "Se uma ameaça diversificada
                            <http://securityresponse1.symantec.com/sarc/sarc-intl.nsf/html/br-
                            glossary.html> atingir serviços de rede, desative-os ou bloqueie
                            acesso a eles até poder aplicar uma correção."

                            NÃO é necessário reformatar disco para remover esta ameaça do seu PC
                            em casa, basta retirá-lo do ar e executar alguma ferramenta de
                            remoção, como por exemplo esta (gratuita) da Symantec:

                            http://securityresponse.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.netsky@mm.
                            removal.tool.html

                            Infelizmente no site da Symantec Brasil ainda não está disponível a
                            ferramenta em português. Com uma coisa a maioria concorda: este worm
                            infectou alguém da lista, cuja máquina o tenta repassar para todos os
                            endereços que encontra na máquina desta pessoa. Se sua máquina não
                            tiver um anti-vírus atualizado (e estas variações de worm surgem
                            praticamente TODO dia), você realmente corre o risco de pegá-lo.

                            E já que minha conversa ficou chata e técnica, aqui vai uma
                            recomendação final: além do anti-vírus, é legal ter em casa alguma
                            ferramenta gratuita de remoção de spyware - aqueles programinhas
                            chatos que monitoram sua máquina e mandam informações para outra
                            máquina, e não costuma ser removidos por anti-vírus. Alguns destes
                            programas são instalados por alguns tipos de worm. Pode então
                            acontecer de você remover o worm mas o spyware continuar na sua
                            máquina. Eu uso em casa o Spybot, que é gratuito e tem versão em
                            português. Me lembro que da primeira vez que executei removi uns 10
                            destes programinhas da minha máquina, e olha que não uso icq, p2p e
                            só assino listas de discussões via web...

                            Quem quiser conferir o Spybot aqui vai um link:

                            http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i17492.html

                            Por último: estes procedimentos aí em cima podem ser complicados para
                            alguém pouco experiente, portanto recomendo um backup dos dados
                            importantes da sua máquina antes de começá-los. Se você ainda não tem
                            nenhum mecanismo de backup esta pode ser uma boa hora de criar um...

                            Boa sorte!

                            Ivo
                            P.S.: se você chegou até aqui, aproveita e dá uma conferida na edição
                            mais recente da minha coluna no Rraurl (falando sobre a Motor Music)
                            em:

                            http://www.rraurl.com/cena/coluna.php?rr_coluna_id=739