Re: [bh-vibe] DJ

Expandir mensagens
  • Vinicius
    Mensagem 1 de 40 , 7 de jun de 2005
      Marcelo,
      seu texto resume bem o calvário do profissional de verdade. Daquele q "custava" pra comprar um disco pois nenhuma loja disponibilizava quantidade e qualidade. E fala sério, ouvirmusica no telefone era tudo d bom!
      Hje com a internet tudo mudou. Uma boa pesquisa, uma certa quantia em dinheiro e muito tempo na frente do monitor rendem um bom case!
      E pode deixar q eu já vaio normalmente mesmo sem ter lido seu email, agora eu vou levar ate faixa pras festas!
      Gde abraço
      Vinicius

      Marcelo Alencar <marcelodj@...> wrote:
      bem... não sei por onde começar... a intenção deste e-mail não é falar de
      mim, mas vou contar um pouco do que já vivi, pra quem não sabe entender bem
      o que vou dizer.

      comecei me interessar por dance music e a tocar na década de oitenta, dava
      som em festinhas, depois em boates, toquei de tudo um pouco nesta época, pet
      shop boys, new order, technotronic, kon kan, donna summer, rick astley,
      frank jonhson, bananarama, sonia, narada michael, taylor dane, lisa
      stansfield, mauricio pavezzi, shawn christopher, cece peniston, crystal
      waters, roberta flack, lisa fischer, cathy dennis, soul II soul, tara kemp,
      melba moore, inner city, depeche mode, snap, black box, c&c music factory,
      bg the prince of rap, eric b & rakim, culture beat, company b, the cure, the
      smiths, legião urbana, paralamas do sucesso, ultraje a rigor, michael
      jackson, madonna, sharon reed, eath wind fire, kool & the gang, george
      benson, barry white, midnight star, jimmy ross, sos band, bb and q band,
      gloria gaynor, vilage people, roberta kelly, otawan, patrick hernandez,
      silvestre, capella, gino latino, zinno, front 242, t99, the timelords,
      kraze, dsk, tragic error, 2 brothers..., lee marrow, noel, omd, information
      society, rupaul, jay dee, altern 8, 2 unlimited, prodigy, dj dero, e várias
      outras coisas que é melhor nem comentar... rs... como falei aqui uma vez qdo
      comecei a participar da lista (me lembro), os discos vc usava da boate e
      comprava os que gostava pra ter em casa, ainda não existiam cds na época,
      acabei fazendo uma coleçãozinha invejável modéstia parte de house, hip
      house, garage, acid house e outras coisinhas que eu considerava bacana... o
      tempo foi passando e não tive uma grande oportunidade na época de mostrar
      meu trabalho (talvez porque não era PEIXE...), cheguei a tocar em duas casas
      legais, mas com condições nem
      tanto. Treinava performances em cima dos toca-discos quase o dia inteiro,
      tinha uma apresentação pronta pra exibir em algum campeonato que aparecesse
      na época mas acabou não acontecendo na cidade. Com o passar do tempo não
      conseguia mais me sustentar só como dj e acabei abandonando a noite. Tinha
      aparelhagem em casa e levava como hobby, mas as músicas que eu tinha acesso
      já não eram mais tão interessantes, lembrando que na época computador era
      artigo de luxo, ainda não existia mp3 e os discos que chegavam na black
      white, loja de vinil da época eram cada vez em menor número. O cd começou a
      invadir o mercado, mas naquela ocasião não fizeram minha cabeça, os
      aparelhos
      para djs eram muito ruins ainda. Chegou uma época que só saia os piratinhas
      de uma gravadora acho que house records (se não me engano) e não vinham mais
      os singles importados. Sofri um acidente de carro e vendi minhas mks pra
      pagar o conserto do carro que era do meu pai. Parei de ser dj... :(
      nem por hobby mais eu exercia a atividade... os discos ficaram por mais uns
      dois anos em um malão que tem até hj aqui em casa... como o cd parecia que
      tomaria conta do mercado e pensando que aqueles discos todos iam ficar
      obsoletos e antiquados vendi aos poucos a coleção! :(
      bem... tinha prometido pra mim que qdo pudesse novamente compraria um par de
      cds de dj pra "brincar" em casa... dito e feito! Em 2000 lembro exatamente
      por causa da nota fiscal, comprei um
      par de cdj 100s e um mixer da gemini. legal!!!!
      comecei novamente a brincar... primeiro com meus cds de flashes... depois
      aos poucos fui baixando na net músicas que me agradavam, não sabia muito bem
      por onde pesquisar já que música eletrônica só fazia parte de minha coleção
      antiga. Mas aos poucos fui conseguindo coisas que eu gostava... desde qdo
      comecei a pesquisar pela net eu preferia músicas mais harmoniosas e não
      tive influência de ninguém pra isso, mas era o que mais me agradava. Dance e
      house com vocais, foi ai que fui me enfiando... dai minha cunhada pediu pra
      que eu fizesse um som no aniversário dela... legal!!! topei na hora, fui
      tocar minhas antigueiras... tinha muita gente na festa e desde ai surgiram
      convites pra cá, pra lá e comecei novamente a fazer festinhas... casamento,
      festa de debutante e outras que foram fundamentais pra apurar novamente o
      felling e saber que eu não tinha paciência para ser garçon de música igual o
      pessoal destas festas querem e pagam pra isso. Não tinha mais saco pra tocar
      certas coisas como fazia no começo da carreira. E como fui me dando bem,
      pensei novamente em uma residência, mas pra tocar house fino e de
      preferência com vocal, coisa que achava impossível acontecer aqui. Ainda não
      conhecia a cena underground de BH, pois fiquei afastado na maior parte de
      sua formação. Mas foi conhecer e saber que aquilo era justamente o que eu
      sempre pensei, as mesmas idéias que eu tinha se realizavam ali... comecei a
      freqüentar ferrenhamente as festas mais ou menos em 2002, dai já comprava
      alguns disquinhos pra tentar recuperar minha discoteca... discos de 70, 80 e
      90... nesta época tbm já havia melhorado bem meu equipamento de som, os cdjs
      e o mixer e ao comprar novamente um par de mk2 não teve jeito, resolvi
      novamente a comprar as bolachas. Lembro bem a primeira encomenda, chegaram
      16 disquinhos e gravei um set com eles no qual o pessoal gostou e começou a
      me chamar pras festas underground. Lembro que uma das primeiras
      apresentações eu quase não contive as lágrimas, foi emocionante! no
      deputamadre, casa cheia e eu sem muita pretensão tocando meu sonzinho...
      putz!!! que recepção calorosa do público, ninguém me conhecia, eu não
      conhecia aquele pessoal, não é mesmo de se estranhar de falarem tão bem do
      público daqui! Daquilo ali em diante achei o que eu sempre busquei como dj,
      reconhecimento de um trabalho sério, respeito e tocar as músicas que eu
      gosto. aos poucos fui infiltrando na cena e cada vez mais conseguindo
      algumas vitórias pessoais, a ticket, hj billet que faço com o hudson, sem
      dúvida é uma delas. a groovelab que faço junto com o daniel d, já começou
      bem tbm e várias outras coisas que aconteceram e me fizeram aprofundar e
      querer profissionalizar cada vez mais o meu trabalho!

      hoje, ser dj é legal, ser dj é bacana, ser dj é tudo!!! mas nem sempre foi
      assim... qdo comecei a me interessar por exemplo, geralmente o dj ficava bem
      escondidinho dentro de uma pequena cabine e quase nunca era notado! hoje em
      dia, palco, cabines bacanas e bem visíveis pelo público fizeram do dj uma
      espécie de popstar!

      na busca de tomar mesmo as dores de uma coisa que eu sempre defendi, depois
      de 17 anos passados que eu sei fazer uma viradinha de um disco pro outro, me
      surpreendo cada vez mais com o que acontece neste "MUNDO DJ":

      fontes fidedignas que tem neguinho sendo dublê de dj (coloca um set mixado
      pra tocar e fica dançando atrás da máscara de pop-star) neguinho que não
      sabe o que é um pitch falando que é dj, dj isso, dj aquilo, dj num sei que
      lá... cachês miseráveis por causa de certos ban, ban, bans, que não tem
      nenhuma, mas nenhuma mesmo ligação com o movimento dj e sequer com a
      música... artistas de tv, mulheres semi-nuas, operador de audio de md
      gravado (que já vi ganhando uma nota aqui!!!), tudo quanto é m... pra jogar
      na privada e dar descarga estas duas letrinhas tão importantes pra mim e
      pra muitos espalhados pelo mundo afora!!!

      fico absurdado de ver algumas coisas acontecerem!!!

      por eu ter esta historinha ai pra contar não me torna melhor ou pior que
      ninguém sabe? muitos tem historias semelhantes ou melhores que a minha, mas
      é muito pra mim e sei que pra vários djs, ver um cara como o eugênio,
      alberto, dicão e vários outros não terem carreiras reconhecidas, enquanto
      figurões da noite, queridinhos da turma da faculdade, da tv, da pqp entram e
      saem com muito mais prestigio que eles... :(

      seria inveja ou anti-ético por exemplo, eu criticar o noise ou o robinho que
      sempre tiveram a mesma luta que nós passamos e sempre usaram os caminhos
      certos pra isso, mas neguinho que pega atalho e é reconhecido como dj porque
      é famoso ou outra coisa parecida, este não é meu companheiro de profissão é
      apenas um truque e não é nem inveja nem anti-ético de minha parte descer o
      cacete num b... desses... vai gostar de música primeiro, vai aprender a
      tocar e depois se quiser corre atrás...

      o motivo então de eu estar escrevendo quer vc goste ou não de mim, mas vc
      que gosta desta cultura dj, fiscalize, pegue no pé, observe o cara tocando,
      vê se ele não está dando um golpe em vc!!! ou vc é trouxa??? vc gosta de ser
      enganado??? vamos lá, pegue no pé mesmo, observe bem, se sambar vaie (pode
      ser eu tbm), se não fizer virada comum em música eletrônica (PELO AMOR DE
      DEUS GENTE!!!) não chame de dj! eu já vi cara virar rock, flashback, é coisa
      mais difícil porque as músicas eram tocadas por baterias reais e sem
      sequenciador... quem já ouviu falar e já ouviu alguma coisa do ricardo
      lamounier sabe o que eu estou falando.

      por ultimo queria dizer que a maior função de um dj é divertir o público e
      pra vcs que não ligam para um bom dj tecnicamente e musicalmente vcs não
      sabem o que é a diversão proporcionada por eles e tem muito a aprender sobre
      estas duas letrinhas!!!

      bjo no coração das pessoas boas e honestas deste mundo!!!

      marcelo alencar

      Yahoo! Messenger NEW - crystal clear PC to PCcalling worldwide with voicemail

    • andre wakko
      Mensagem 40 de 40 , 12 de jun de 2005
        uahauha
        calma cara,..
        eu entendi tudo...na verdade não respondo nada direto
        a alguém assim, nem tenho o menor de rancor...acho q
        vc nao em conhece mesmo...relaxa...só falei olha
        máfia, pq sempre rola um tão dizendo por ai, que
        alguém...bla bla...sendo q fica uma coisa suspensa no
        ar...niguém sabe oq q é...dae rola uma máfia...ae a
        galera começa a falar...nada tão viscozo assim
        não....normal...e não nessa doq q eu acho certo ou
        errado ; eu só levanto uma questão ou outra,. desculpa
        qualquer mal entendido.
        espero um dia trocar uma boa idéia pessoalmente, sem
        receios,.
        :o]
        andrewakko

        --- Marcelo Alencar <marcelodj@...>