11743Re: [bh-vibe] Amen Break = História

Expandir mensagens
  • andre wakko
    19 de jul de 2005
      foi lindo, eu repito...
      tudo
      --- Kowalsky <djkowalsky@...> escreveu:

      ---------------------------------
      Correções: "Tudo vira uma simples ordenação..." e "já
      ouvi amen até em
      faixas de house e techno".

      On 19/07/2005, at 14:54, Kowalsky wrote:

      > Isso.
      > Mas o que eu achei mais interessante foi a pergunta
      que ele deixa no
      > ar.
      > O que tem assim de tão fascinante no amen? 6
      segundos de breakbeat que
      > geraram toda uma cultura musical e centenas e
      centenas de faixas?
      > Eu só chego à interpretação de que o amen, assim
      como outros breaks
      > muito usados, tipo o apache ou o funky drummer,
      funcionam como um
      > elemento musical tradicional independente do seu
      uso. Ou seja, vira
      > uma escala, ou uma nota musical, um dó, um lá, um
      intervalo, ou um
      > tipo de acorde. Tanto que o que tem de ruim no uso
      dos mesmos breaks é
      > a mesma coisa que tem de ruim na música em geral -
      entenda-se: o uso
      > dos mesmos breaks ou das mesmas notas de sempre sem
      nenhuma
      > criatividade aparecendo ali. Tura vira uma simples
      ordenação ou
      > reordenação de elementos. Tem gente que usa amen até
      hoje sem que você
      > perceba que aquilo é um amen.
      >
      > Pra quem tá boiando ou não viu o filminho, o amen,
      ou amen break, é um
      > breakbeat tradicionalmente usado em hi-hop, drum n'
      bass, jungle (já
      > amen até em faixas de house e techno) tirado de uma
      música dos
      > Winstons, uma banda de soul americana, chamada
      "Amen, Brother", de
      > 1969.
      >
      > Kw

      difundi