11669repressão comunista

Expandir mensagens
  • andre wakko
    8 de jul de 2005
      sorte a nossa...

      Repressão policial é a saída?

      Veja o review de um festival de m.e. na China, por um
      correspondente brasileiro>

      http://oglobo.globo.com/online/blogs/gilbe...rto/Default.asp

      SMASH THAT DJ UP!!!!!

      No fim de semana, fui com um grupo de amigos assistir
      ao festival de música eletrônica Transmusicales, com
      vários sets de DJs franceses e chineses no que
      prometia ser um dos mais antenados eventos musicais a
      céu aberto da China. Chegamos às 16hs no Chaoyang
      Park, perto da minha casa em Pequim, e depois de
      atravessarmos incontáveis seguranças que não paravam
      de pedir tíquetes de entrada, chegamos na área do
      festival propriamente dita, isolada do resto do parque
      por tapumes.
      E qual não foi minha surpresa ao encontrar o festival
      comendo solto e o povo...sentado na grama! Uma amiga
      da agência Lusa que cobria o evento me explicou que o
      governo chinês não permitiu a venda de bebidas
      alcoólicas no lugar do festival e mesmo cigarros
      (caretas!) estavam proibidos. Não pude acreditar que
      um festival de música jovem não tinha nem uma lata de
      cerveja disponível. E amaldiçoei esta mania do governo
      comunista de decidir o que é bom para as pessoas, como
      se jovens adultos de 18 a 30 anos não pudessem ser
      capazes de tocar suas próprias vidas.
      Ainda assim, achei estranho que as pessoas não
      pudessem se divertir porque não estavam drogadas o
      suficiente. Mas tive que concordar com todo mundo e
      acabar sentado na grama entediadísismo. O problema era
      o clima do lugar, realmente opressivo. Não havia ânimo
      que resistisse às filas de policiais (abaixo) que
      ostensivamente estavam ali para "garantir a ordem". A
      cara de mal humor dos guardas era brochante. E quer
      coisa mais corta-tesão do que alguém acender um
      cigarro, ao ar livre, e um guarda vir pedir para
      apagá-lo? E eu nem fumo!
      Toda a roda de pessoas que se formava para dançar era
      imediatamente interceptada por guardas que vinham
      bisbilhotar o que estava acontecendo.
      Uma hora depois, o calor abafado deu lugar a um
      temporal refrescante. Mas... os DJs pararam de tocar!
      Depois de esperar 20 minutos, fui embora
      arrependidíssimo por ter gasto 80 yuans (tipo R$ 25)
      na pior exibição de autoritarismo e música eletrônica
      que já vi na vida.

      [Rela

      http://br.download.yahoo.com/messenger/