      Sent: Thursday, June 19, 2008 8:59 AM
      Subject: Re: [arquitetura] Cobogó de louça

      Pois é Oscar.
      Esse cobogó de louça foi largamente utilizado na nossa região entre as décadas de 50 e 60, principalmente em Pernambuco. Aqui em João Pessoa há algumas obras de Acácio Gil Borsói com aplicação de um modelo circular muito bonito. Na época eu até procurei o modelo utilizado por Borsói para um projeto de uma clínica (http://oliveirajr.blogspot.com/2006/05/clnica-so-lucas.html), mas não consegui. Dos mpdelos disponíveis pela Luzitânia na época eu escolhi esse modelo em anexo.
      --
      Oliveira Júnior
      Arquiteto

      www.oliveirajr.com
      2008/6/19 Oscar Müller <arquiteto@...>:

      Valeu, Oliveira!

      Juro que não sabia desta trinca! Se é o que aqui chamamos de "elemento vazado", são muitos os modelos, desenhos e fabricantes, mas não tenho mais visto em louça, só em cerâmica...

      Guilherme, valeu a explicação, e Loana, já vês; foi pura ignorância mesmo!

      .

      --
      Oliveira Júnior
      Arquiteto

      www.oliveirajr.com
    • Lily
      Mensagem 2 de 29 , 19 de jun de 2008
      • 0 Anexo
        gostei muito do projeto da clinica tb! parabens!
        Aqui no Rio de Janeiro, tb encontramos muitos em cerâmica, os de
        louça até onde eu sei, só encontramos em cemitério de azulejo...

        Elisete Cunha

        --- Em arquitetura@..., Oscar Müller <arquiteto@...>
        escreveu

        > A clínica ficou ótima!
        >
        > Tenho andado muito em lojas de materiais, se eu encontrar peças em
        louça, anoto o fabricante e te envio.

        > Abração,
        >
        > Oscar Müller
        > arquiteto e urbanista
        > arquiteto@...

      • Gilda
        Mensagem 3 de 29 , 28 de jun de 2008
        • 0 Anexo
          Pois é Oscar, aqui no NE chamam de cobogó o que aí em São Paulo chamamos de elemento vazado.
          As diferenças de termos não param por aí.
          Quando me mudei para Fortaleza apanhei muito para entender os termos usados por aqui.
          Tanto nos termos arquitetônicos como em paisagismo, aí então que o bicho pegou.
          abraço

[...]

              Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @... ou @....
            • Guilherme Osterkamp
              Mensagem 6 de 29 , 30 de jun de 2008
              • 0 Anexo
                E tem uns que falam SALPIQUE.
                =)

                Guilherme
                Novo Hamburgo-RS

[...]

                Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @... ou @rocketmail. com.

              • Rosângela Leite
                Mensagem 7 de 29 , 1 de jul de 2008
                • 0 Anexo

                  É mesmo já ouvi salpique também.

                  E a "BETORNEIRA", tu já ouviu?

[...]

                  Mensagem 8 de 29 , 1 de jul de 2008
                  • 0 Anexo
                    Bah! esse tem diversas variações...
                    "BI-TORNEIRA" é o mais interessante!
[...]

                  • Octavio Queiroz
                    Mensagem 9 de 29 , 1 de jul de 2008
                    • 0 Anexo
                      Mas desde quando grafia errada é regionalismo ???

                      --- Em arquitetura@..., Rosângela Leite
                      <ro.rosaleite@...> escreveu

                      > É mesmo já ouvi salpique também.
                      > E a "BETORNEIRA", tu já ouviu?

                    • Arq. Fabio Santana
                      Mensagem 10 de 29 , 1 de jul de 2008
                      • 0 Anexo
                        bi_torneira é o que um amigo meu tinha no jardim dele (era uma gambiarra para não ter que quebrar um muro e transforma torneira de jardim em dois pontos d´água, basicamente uma conexão em T fixada no bocal da torneira)

                        agora "lençol frenetico" eu não consigo imaginar o que pode ser

                        De: Guilherme Osterkamp <guikamp@...>
                        Para: arquitetura@...
                        Data: Segunda-feira, 30 de Junho de 2008, 18:42

                        E tem uns que falam SALPIQUE.
                        =)

                        Guilherme
                        Novo Hamburgo-RS

[...]

                        Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail. com.

                        []s
                        Arquiteto
                        Fábio Santana da Silva
                        www.fsdsarqcad.v10.com.br
                      • João Lucas
                        Mensagem 11 de 29 , 1 de jul de 2008
                        • 0 Anexo
                          Mais uma para o acervo:

                          "MASSA CLÍNICA"

                          --- Em arquitetura@..., Rosângela Leite
                          <ro.rosaleite@...> escreveu

                          > É mesmo já ouvi salpique também.
                          > E a "BETORNEIRA", tu já ouviu?

                          Mensagem 12 de 29 , 1 de jul de 2008
                          • 0 Anexo

                            Lençol frenético hahaha muito bom!!!!

                            " USO CAMPEÃO"  e '" CASA GERMINADA"  também é fora de série HEHEHE!

                            Abraço Rô

                            De: Guilherme Osterkamp <guikamp@gmail. com>
                            Para: arquitetura@ yahoogrupos. com.br
                            Data: Segunda-feira, 30 de Junho de 2008, 18:42

                            E tem uns que falam SALPIQUE.
                            =)

                            Guilherme
                            Novo Hamburgo-RS

[...]

                            Mensagem 13 de 29 , 1 de jul de 2008
                            • 0 Anexo
                              Então aqui vão mais algumas:

                              Planta Baixo Nível (Subsolo)
                              Elevação Afrontada (Elevação Frontal)
                              Vista Torçida (Perspectiva)
                              Correpé (Rodapé)
                              PAu de Luiz (Lanterna)
                              Cagamassa (argamassa de esterco bovino)
                              Condornite (Conduíte)

                              --- Em arquitetura@..., João Lucas <j.lucas@...> escreveu

                              > Mais uma para o acervo:
                              >
                              > "MASSA CLÍNICA"
                              >

                              > --- Em arquitetura@..., Rosângela Leite
                              > <ro.rosaleite@> escreveu

                            • Mariana
                              Mensagem 14 de 29 , 1 de jul de 2008
                              • 0 Anexo
                                já ouvi canduite e cãoduite, agora condornite é demais!!!

                                  De: Guilherme Osterkamp <guikamp@...>
                                  Para: arquitetura@...
                                  Data: Segunda-feira, 30 de Junho de 2008, 18:42

                                  E tem uns que falam SALPIQUE.
                                  =)

                                  Guilherme
                                  Novo Hamburgo-RS

[...]

                                  Mensagem 16 de 29 , 2 de jul de 2008
                                  • 0 Anexo

                                    Ah, não planta baixo nível é pra rolar de rir!!!

                                    HAHAHA

                                    Abraço Rô

                                      De: Octavio Queiroz <octaonline@...>
                                      Para: arquitetura@...
                                      Data: Terça-feira, 1 de Julho de 2008, 16:13

                                      Então aqui vão mais algumas:

                                      Planta Baixo Nível (Subsolo)
> [...]

                                    • Iris Brasil
                                      Mensagem 18 de 29 , 2 de jul de 2008
                                      • 0 Anexo
                                        Mas usar "planta baixa" não é errado, pode ser apenas antiquado...

                                        "Planta baixa. 1. Arquit. Representação gráfica do corte horizontal de um edifício, e que passa, ger., acima do plano dos peitoris das janelas."

                                        Aqui a expressão que mais se ouve nas obras é o "closer" e não closet... já tentei colocar na planta quarto de vestir, mas piorou ainda mais a comunicação, rss. Também já ouvi pra eu corrigir a planta, pq o o closet tinha T e não R.

                                        Outra expressão curiosa da região é o barracão, que nada mais é que uma pequena casa, com pouca (ou quase nenhuma) compartimentação. Algo semelhante a um loft, mas sem nenhum luxo, destinado a moradia.

                                        Mas gostei mesmo foi da vista torcida.

                                        [ ]'s

                                        --
                                        Arq. Iris Brasil
                                        Pirenópolis-GO

                                          Fernando

[...]

                                          Mensagem 20 de 29 , 3 de jul de 2008
                                          • 0 Anexo

                                            Pé-direito

                                            Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                            Pé-direito é uma expressão muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a altura de uma parede ou a distância do pavimento ao teto.

                                            Segundo o engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho a origem da expressão pé-direito refere-se à distância medida em pés e na posição direita (em ângulo reto; em posição ortogonal) em relação ao plano. Alguns historiadores registram que na Idade Média era assim que se chamavam os pilares em que os arcos de uma construção se apóiam.

                                            Segundo o Regulamento Geral de Edificações Urbanas RGEU, a altura mínima das paredes de um imóvel deve ser de 2,70m.

                                            Na arquitetura, uma construção com pé direito elevado ajuda na ventilação e uma com pé-direito baixo causa uma maior sensação de aprisionamento e, também, uma maior carga térmica sobre os moradores.

                                            [ ]'s
                                            --
                                            Arq. Iris Brasil
                                            Pirenópolis-GO

                                              vamos para o termo gelosia!!!

                                              é algo de mesma função do elemento vazado.

                                              abraços

                                              Enviada em: terça-feira, 1 de julho de 2008 21:02
                                              Para: arquitetura@...
                                              já ouvi canduite e cãoduite, agora condornite é demais!!!