Re: [arquitetura] OT - DUVIDA SOBRE ESTUDO DE MASSA

Expandir mensagens
  • fernando de carvalho
    Mensagem 1 de 13 , 6 de jul de 2007
    Exibir fonte
    • 0 Anexo
      Mauro
      infelizmente apesar de tudo isso um estudo de massas "simplificado" pode sim ocorrer.
      num projeto de loteamento a volumetria é quase nula quando se considere códigos de
      ocupação onde só existam casas de dois andares no máximo e taxas de ocupação minima.
      a lei 6766 e suas correções dá dominio a munipalidades de indices e criterios de ocupação sim
      mas não tem toda essa importancia em estudos de cenários. se vc considerar por exemplo
      q só possa ocupar de 50 a 60% da área de projeto.
      masterplan é sim muito usado hoje em dia principalmente porque atrela as considerações que
      voce faz de plano de massas a estudo de viabilidade comercio de areas.

      bom essa é uma longa discussão e peço que me corrigi caso sinta q deva mas "nomenclaturas"
      as vezes são como linguagem e tem explicações e significadosou conotações diferentes em diversos
      grupos.

      preciso consultar o manual de urbanismo do celson ferrari para ter um divisor de águas nesse assunto.

      abraços
      fernando

      On 7/6/07, Mauro Almada <almada@...> wrote:

      Fernando

      O Estudo de Massas não é apenas um estudo do parcelamento do solo e dos usos propostos para cada lote (residencial, comercial etc.). Como o próprio nome indica, envolve tb. a simulação das  massas (ou volumes) que se pretende edificar na gleba, com definição de gabaritos, áreas de projeção, áreas construídas parciais e totais etc. Sem esses números não é possível a verificação da viabilidade do empreendimento. O conhecimento da Lei Federal 6.766 e suas sucedâneas é básico para quem faz esse tipo de estudo, pois é ali que se definem as regras e parâmetros (mínimos) obrigatórios, em qq parcelamento do solo, válidos para todo o Brasil. Por exemplo, os parâmetros relativos à doação de áreas para uso público. Estados e Municípios podem aumentar essas exigências, mas não podem diminuí-las. Nos EUA e Inglaterra, o masterplan de um empreendimento é basicamente a mesma coisa.

      Plano Diretor, no Brasil,  é um termo mais usado para designar, não esses estudos de grandes emprrendimentos privados, mas os planos diretores de cidades ou municípios. É um termo, inclusive, previsto na legislação.

      M. Almada

      Sent: Thursday, July 05, 2007 6:21 PM
      Subject: Re: [arquitetura] OT - DUVIDA SOBRE ESTUDO DE MASSA

      mauro.
      pela minha experiencia vc está descrevendo um masterplan.
      estudo de massas é apenas a fase de croquis delimitando areas residencias aqui...
      comercial lá...para montagem do masterplan(plano diretor).
      essas definições não se baseiam em leis mas em experiencias.
      mas se vc se fundamenta em uma experiencia diversa fica ok para mim.
      E não vejo no que a lei 6766 defina algo em relação a isso pois ela apenas
      dá os minimos de área para isso ou aquilo.
      vc pode sim fazer um estudo de massa sem preve-la.

      abraços
      fernando

      On 7/4/07, Mauro Almada <almada@... > wrote:

      Ronaldo

      Estudo de Massas, em geral, é um estudo que envolve simultaneamente Arquitetura e Urbanismo. Se, aplica, normalmente a grandes glebas onde o arquiteto é solicitado a projetar um grande empreendimento que envolverá parcelamento do solo, abertura de vias, paisagismo, e a construção de edificações de diferentes tipos para usos variados. Por exemplo: Estudo de Massas para um complexo turístico-hoteleiro com hotel, spa, clube náutico, marina e lotes para residências.

      Esse tipo de estudo exige, em geral, grande conhecimento da legislação (urbanística, edilícia e ambiental) local, para que se saiba o que é permitido ou não fazer na área, além do domínio dos diferentes programas a serem implantadas. O Estudo de massas visa, na maioria dos casos, quantificar e orçar o empreendimento pretendido para que se cheque previamente sua viabilidade econômica, comercial e legal. Os produtos finais são, em geral: uma planta de situação ou implantação, uma perspectiva de conjunto ou maquete, e um imenso quadro de áreas, bastante detalhado.

      M. Almada