Expandir mensagens
  • Mário Campello
    Mensagem 1 de 2 , 1 de out de 2007
      O silêncio é tolo quando somos sábios,
      mas é sábio quando somos tolos.
      (Charles Caleb Colton)

      MENSAGEM DA SEMANA

      Escutatória

      Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso
      de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer
      aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas
      acho que ninguém vai se matricular.

      Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que "não é bastante
      não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não
      ter filosofia nenhuma".

      Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as
      coisas.
      Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o
      Alberto Caeiro: "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito;
      é preciso também que haja silêncio dentro da alma". Daí a
      dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo
      dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a
      gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de
      descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo
      que a gente tem a dizer, que é muito melhor.

      Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil
      de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...

      Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos
      estimulado pela revolução de 64. Contou-me de sua experiência com os
      índios.
      Reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo
      silêncio. (Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do
      piano, ficam assentados em silêncio, [...]. Abrindo vazios de
      silêncio. Expulsando todas as idéias estranhas.). Todos em silêncio,
      à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala.
      Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.
      Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro
      falou os seus pensamentos, pensamentos que ele julgava essenciais.
      São-me estranhos.
      É preciso tempo para entender o que o outro falou.

      Se eu falar logo a seguir, são duas as possibilidades.
      Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não
      ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas
      que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se
      você não tivesse falado". Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso
      que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa
      velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou".

      Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que
      uma bofetada.

      O longo silêncio quer dizer: "Estou ponderando cuidadosamente tudo
      aquilo que você falou". E assim vai a reunião.

      Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de
      pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a
      ouvir coisas que não ouvia.

      Eu comecei a ouvir.

      Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se
      ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras.

      A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No
      fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos
      todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos
      saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão
      linda nos faz chorar.

      Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a
      importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.

      Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam
      num contraponto.

      (Rubem Alves)

      Que esta seja uma semana muito especial.
      Um forte abraço.
      Mário Campello
    • Mario
      Mensagem 2 de 2 , 19 de ago de 2012
        Para acessar a Mensagem da Semana "Escutatória", basta clicar em
        http://mariocampello.wordpress.com/

        Espero que seja do teu agrado.
        Também, estarei atento a toda e qualquer sugestão.