RE: [KombiClub] Ar condicionado - Kombi pode??

Expandir mensagens
  • Daniel L
    Mensagem 1 de 33 , 4 de fev de 2009
    Exibir fonte
    • 0 Anexo
      Pessoal,

      Eu não poderia ficar de fora de um assunto tão interessante!

      Bom, eu morei 3 anos em Cuiabá/MT, um dos lugares mais quentes do Brasil e lá vi algumas soluções...

      1) Climatizador de caminhão: Um belo dia estava em um posto de gasolina e vi uma kombi com um climatizador de caminhão (interclima) sobre o teto. É um trambolho estranho em cima do teto (tem que cortar o teto). Conversei com o dono, pois já pensava em comprar uma Kombi e transforma-la em uma Camper e ele me disse que o equipamento melhorava consideravelmente o clima dentro do veículo, não testei, mas como ele é nativo, o que ele chama de melhora substancial eu diria que era um refresco de emergência. Considerando o desempenho X adaptação de mal gosto, eu descartei essa opção.

      2) Climatizador residencial portátil: Visitando uma tia em Floripa/SC, conheci um amigo da família dela que tem uma Kombi (fomos para a praia com ela, ao melhor estilo farofeiro) equipada com um climatizador portátil Consul. Ele fica atrás do banco do motorista, em um suporte improvisado. O proprietário fez uma adaptação com um inversor de potência 12v p/ 220w para ligar o equipamento de baixo consumo (60w/h). Deu certo! O clima dentro da Kombi estava agradável (não gelado). Claro que não estava um dia de rachar (estava nublado), mas o equipamento é concebido para climatizar ambientes bem maiores que uma Kombi (quarto ou sala de 15m2). O mais legal é que pode-se adquirir um climatizador desses 0km por R$ 399,00 (ou menos) e um inversor desses é bem simples embora não saiba o preço. A adaptação tb é simples e pode ser desmontada, não descaracterizando o veículo. Se não gostar do resultado sua esposa não vai brigar com vc, porque vc pode levar o equipamento para o seu quarto. INCRÍVEL! Vc não joga o dinheiro fora! kkkkkkkk

      3) Ar-condicionado residencial portátil: Bom, com a idéia do climatizador (acima) logo pensei porque não fazer um upgrade e colocar logo um ar-condicionado residencial portátil, porque aí sim teríamos um vento gelado dentro da Kombi, pois o conceito é exatamente o mesmo. Então parti para pesquisa... Logo descobri que um ar-condicionado portátil desses consome em média 1.000w/h (contra 60w/h do climatizador), mas como tudo tem um preço, não desanimei. Depois disso encontrei um modelo KOMECO de 7.000btus que consome 750w/h. Até o momento, foi o melhor que descobri. Para suportar o equipamento, teria que adquirir um inversor de motorhome de uns 1.500w (para aguentar o pico de energia e ter folga para ligar outros equipamentos (tv, dvd, mixer, lâmpada, pois a minha será uma Camper/Motorhome), mas no caso de uma instalação somente do ar-condicionado, meus cálculos seriam de um inversor de 1.000w ou 1.200w. Existe um inconveniente no aparelho de ar-condicionado portátil que é a saída do ar quente (troca de temperatura) que é feita por um duto (tubo) que sai atrás do aparelho e deve ser colocado na janela da residência. No caso da Kombi eu fiz um planejamento para colocá-lo na janela de correr atrás da janela da porta do motorista, fixado por uma canaleta de pvc que permite que se retire com facilidade para trancar a janela. O inversor é caro, mas existem no mercado um preço médio de R$ 700,00 à R$ 1.200,00 dependendo do modelo e marca. Um aparelho de ar-condicionado portátil gira em torno de R$ 1.200,00 novo e já encontrei por R$ 500,00 um usado (3 ans de uso). Será necessário tb colocar um alternador mais potente (150A) e 2 baterias de alta performance (pode ser aquelas de som profissional, pois de caminhão ocupa mto espaço). Obviamente não é uma opção barata e ainda não testei (risco), mas a vantagem é que para um motorhome o inversor é indispensável, então eu não perderia dinheiro em caso de não dar certo, e o aparelho de ar-condicionado portátil eu levaria para uso dentro da minha casa, para agradar minha esposa (tb não perderia dinheiro). Outra vantagem é que embora com a adaptação de um alternador mais pesado, o consumo da Kombi não se elevará tanto quanto com a instalação de um compressor de ar-condicionado veícular, o que pode fazer quem que o custo alto seja recompensado pela economia se vc viajar e rodar muito. Outro ponto e que com 2 baterias eu poderia usar o ar-condicionado mesmo com o carro desligado, por algumas horas, o que para um motorhome é mto bem vindo. Não posso afirmar que esta idéia maluca vai dar certo, porém, pelo que vi do climatizador, tenho a firme convicção que esta adaptação será bem sucedida.

      4) Ar-condicionado veícular para Kombi: Já vi várias adaptações de ar-condicionado em Fuscas e Kombis, mas os maiores problemas são as gambiarras e o consumo elevado, além do desconforto de vc não poder regular a temperatura do ar, pois não dá para fazer a mistura ar-quente/ar-frio. Então na hora que gela e começa a embassar e condensar gotas de água nos vidros o proprietário tem que desligar o ar-condicionado. Ou desliga ou congela, sem contar que a mulher reclama mto quando o ar gela o dente (tendência feminina). Com isso o consumo de combustível tende a subir (em muito). Para quem quer viajar demais pode pesar. Depois de pesquisar mto encontrei esse modelo fabricado pela REFRIJET: http://www.refrijet.com.br/novosite/kombi.asp que achei o mais interessante. Embora eles digam que o equipamento seja somente para Kombi Totalflex 1.4 (ap) eu já vi algumas Kombis Boxer utilizando este equipamento com sucesso (bastaram alguns ajustes). Não sei quanto custa, mas a desvantagem volta a ser a instalação, pois terá que cortar o teto, sem contar que depois de investida a grana, vc fica com o capital imobilizado na Kombi (e não vai recuperar) o que pode gerar protesto da patroa. Outro ponto é que como em qualquer carro, desligou o motor, acabou o ar gelado o que para um motorhome (no meu caso) não é tão interessante.

      Bom, espero ter colaborado com minhas pesquisas e experiências....rs...rs..rs.

      Sds

      Daniel Larroque
      Goiânia/GO

      Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!
    • Cleverson Moreira
      Mensagem 33 de 33 , 20 de fev de 2009
      Exibir fonte
      • 0 Anexo
        Cleverson Moreira (Crevs), Brasilia/DF, Brigithy (typ261 (pick up) 1973 Verde) e Estrelada (typ211 (furgão) 1974 azul).

        Forte abraço a todos!!!

        Crevs em sintonia!!!

        .
        Abs

        2009/2/7 Aparecido Romano <aparecidoromano@...>
        Apesar deste evento ser dedicado aos veículos de  "fumaça azul", será permitido participar com outras marcas? (Talvez mude apenas a cor da fumaça)

        romano

        De: Eduardo Guanaes <eduguanaes@...>
        Assunto: Re: [KombiClub] Kombalada
        Para: KombiClub@...
        Data: Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009, 2:33

        Ola Romano, conheçi a Getulina ano passado em Santos. Fui duas vezes a exposição e não conheci nenhum dos felizes proprietários das Kombis espostas.

        Não vai faltar oportunidade.

        Abraços

        2009/2/3 Aparecido Romano <aparecidoromano@ yahoo.com. br>

        Romano de São Bernardo do Campo- SP com 6 portas luxo 1973 carinhosamente chamada de Getulina estão presentes.

        romano&getulina

        De: Fábio Proença <fabioproenca@ yahoo.com. br>
        Para: KombiClub@yahoogrup os.com.br
        Data: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009, 12:03

        Pessoal,

        Indo na ótima idéia do Flávio, poderíamos também fazer uma enquete para saber quais são os modelos de Kombi que temos no grupo. Assim, ficamos mais próximos até para ajudarmos com dicas, peças e etc...

        Abraços,

        Fábio Proença