Entrar
Usuário novo? Cadastre-se
scrum-brasil · Scrum Brasil

Informações sobre o grupo

? Você já é um associado? Entre no Yahoo!

Dicas

Você sabia...
Você pode receber várias mensagens em um único e-mail. Basta configurar suas opções de entrega de e-mail.

Mensagens

  Ajuda
Avançado
Scrum x Mps.BR   Lista de mensagens  
Responder Mensagem #6118 de 10292 |
Re: [scrum-brasil] Scrum x Mps.BR

Tem muito a ver com o mindset também. As pessoas ainda hoje recebem na maioria das vezes treinamentos em engenharia de software que focam em teoria e em modelos tradicionais. Depois entram no mercado e trabalham de forma cascata.

Entregar valor continuamente em pequenos períodos de 1 a 4 semanas é muito doloroso, especialmente no início. O começo da adoção de um processo iterativo é um período complicado. Como todos os problemas da organização emergem e aparecem na frente de todos é muito comum as pessoas diminuirem a intensidade de uso da iteratividade e agilidade e voltar para a maneira antiga de fazer as coisas. Mudança de paradigma é algo muito difícil e é exatamente por isso que o processo de mudança muitas vezes falha.

Adicionando os pontos que citei ao que o Rodolfo comentou (ter sido a primeira forte experiência de desenvolvimento iterativo empacotado como um produto, templates, milhares de páginas de documentação nomenclatura dúbia, falta de enfase nos princípios do RUP e não nas práticas e templates) e temos o motivo para o RUP ainda ser utilizado de forma completamente equivocada no mercado.


Abraços! 
--
José Papo, MSc
Blog: http://josepaulopapo.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/josepapo


2010/3/8 Rodolpho Ugolini <rodolpho.ugolini@...>
 

Oi André,

Trabalho na Rational desde 2002 e com RUP desde 98. Minha *opinião* é bastante simples: falta de conhecimento e maturidade.

Na época, falar em desenvolvimento Iterativo era como falar de universos paralelos e supercordas. Simplesmente ninguém entendia. Para complicar ainda mais as coisas, o pessoal que criou o RUP teve a infelicidade de dar nomes que na minha opinião induzem as pessoas a "cascatear". Imagine você com 20 anos de experiência cascateira nas costas pegar um livro sobre a "nova metodologia" e ler, no primeiro capítulo, que as fases são: iniciação, elaboração, *construção* e transição. Pronto! Pensaram: "mudaram os nomes mas o processo permaneceu o mesmo". E para "ajudar" (a piorar) ainda mais, o Doutor jacobson teve a infelicidade de incluir os famosos "templates de documentos" no RUP 99.

Aí tudo foi por água abaixo: as pessoas pegavam a documentação do processo, baixavam os templates e seguiam as "fases" preenchendo os documentos, sem nenhuma ênfase em executar o processo.

Houve muita ênfase na documentação do processo e não na execução do processo. Atenção, aqui me refiro a documentação não no sentido de gerar documentos, mas sim no de apresentar o processo: enquanto o SCRUM tem dezenas de páginas de documentação, o RUP era composto por um website com milhares de páginas HTML. Lembrei de mais um agravante: cada disciplina era apresentada com um diagrama de atividades descrevendo o fluxo de trabalho da iteração, que deveria ser repetido N vezes ao longo do projeto. Juntando isso à falta de maturidade na época, levava as pessoas a executarem os fluxos de cabo a rabo, como se fosse uma receita de bolo.

E lembrem-se de mais uma coisa: o RUP nasceu e cresceu numa era pré blogs, wikis e internet liberada nas empresas. Portanto, o meio principal de transmissão de conhecimento eram livros.

A minha opinião é que o RUP foi o boi de piranha: tanto pelo lado de quem definiu (que errou ao enfatizar o documentação do processo em excesso) e do mercado que simplesmente não "sacava" o lance das iterações.

A GRANDE sacada do movimento ágil, IMHO, é enfatizar obsecivamente a entrega em iterações. E isso é bom pra todo mundo.

Um desabafo aqui: vejo muito "agileiro" (não agilista, mas sim no sentido de "micreiro", "fução") tacando pedra no RUP, enquanto, deveria agradecer por ele ter existido e pago o preço do exagero na documentação do processo e da falta de maturidade do mercado. Isso preparou o terreno para o movimento ágil romper de vez com o Status Quo: processo documentado de maneira simples e foco no que realmente interessa: colaboração e iterações.

A IBM entendeu o recado: doou a parte do RUP que realmente interessa para o consórcio Eclipse que criou o OpenUP, fortemente influenciado por SCRUM e XP.

Abraço a todos!
Rodolpho

2010/3/8 andre nascimento <nascimento_andre@...>

 

Oi Guilherme,
 
Por isso eu gosto dessa lista, eheheh. Pessoal com sangue de pesquisa nas veias, isso é muito bom \o/
Bom também que sua pesquisa validou meu comentário, rs.
 
Eu acho que não vamos achar mesmo alguém que recomendou o modelo de engenharia convencional (ou cascata) para software. Não sei se já ouvi isso do Yoshima ou de outra pessoa que não existem mesmo referências para tal. Porque não faz o menor sentido.
 
O grande problema do mercado, foi pegar o RUP e transforma-lo em cascata. Ele não foi criado para ser cascata, foi transformado. Conheço umas 2 ou 3 pessoas no Brasil que podem falar de RUP com propriedade devida (eu não sou uma delas), acho que o Yoshima é...
 
Agora, porque o mercado acabou fazendo isso eu realmente não sei. Creio que tenha alguma coisa a ver com a "sindrome da gestão covarde". Alguém aí consegue colaborar com o porque (de fato) tivemos RUP transformado em cascata?

From: guilhermesg@...
Date: Sun, 7 Mar 2010 23:31:10 -0300

Subject: Re: [scrum-brasil] Scrum x Mps.BR

 
Curiozidade..

André, sobre o comentário "Nem a SEI e nem a Softex dizem que seu modelo precisa ser cascata para ser certificado"

Andei buscando na literatura anao passado quem foi o cara que defendia o uso do modelo em cascata para desenvolvimento de software...

O artigo mais antigo que encontrei foi: 

ROYCE, Winston. Managing Development of Large Software Systems. In: IEEE WESCON. Proceedings… New York: IEEE CS Press, 1970.
 
Se você ler vai perceber que o ROYCE em 1970 fala como se desenvolvem sistemas e depois fala no que deve ser feito para melhorar isso.
Nem ele achava que deveria ser assim! Olhem que legal....
Fiquei bastante surpreso, pois não encontrei nenhum autor que recomendam o modelo em cascata para SW. 

abs

Guilherme Souza Gomes
(32) 8844-9816


2010/3/2 João Alberto Giaccomassi <joao@...>
 



Desde que produza todos os resultados esperados, sim. O desafio é fazê-lo sem burocratizar o processo.
 
João.
 
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, March 01, 2010 11:23 PM
Subject: Re: [scrum-brasil] Scrum x Mps.BR

 
2010/2/25 andre nascimento <nascimento_andre@...>
> (..)

A rigor, a rigor... os modelos de maturidade só o que precisa
ser feito; mas não falam nada sobre *como* fazer. Ou seja,
em teoria, qualquer processo de software deve ser capaz de
atender ao CMMi ou MPS BR.

Atts.

--
MARCELO F ANDRADE
Belem, Amazonia, Brazil

"I took the red pill"






Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.






Seg, 8 de Mar de 2010 1:33 pm

j_paulop
Offline Offline
Enviar e-mail Enviar e-mail

Mensagem #6118 de 10292 |
Expandir mensagens Nome/E-mail Classificar por data

Boa noite a todos. Estou há algum tempo acompanhando as discussões do grupo e vocês já me ajudaram bastante com exemplos sobre o Scrum, que eu estou...
pedro_hzy Offline Enviar e-mail 23 de Fev de 2010
1:43 am

2010/2/22 pedro_hzy <pedro.yasui@...> ... A rigor, não dá pra indicar que métricas usar sem conhecer a realidade da sua equipe ou mesmo que reais...
Marcelo Andrade
mfaelektron Offline Enviar e-mail
23 de Fev de 2010
2:08 am

Pedro, Tenho certeza de que essa resposta você mesmo terá que descorbir com a sua equipe/negócio. As métricas devem ser usuais, ou seja, orientadas a algum...
Gustavo Monti Rocha
gustavomr@... Enviar e-mail
23 de Fev de 2010
11:36 am

Tem sim Pedro    E se chama Base histórica...    Não existe isso de que Planning Poker só deve ser usado até o nível F, o que vai acontecer quando...
Cÿffffe9lio JÃ...
celio_santana Offline Enviar e-mail
24 de Fev de 2010
10:43 pm

Olá Pedro, Só complementando uma informação: O pessoal costuma falar que Scrum só funciona com MPS.Br até F ou então com CMMi até nível 3. Isso de...
andre nascimento
nascimento_a... Offline Enviar e-mail
25 de Fev de 2010
6:38 am

Salve PessoALL, Estamos com uma consultoria implantando MPS.BR, nível F aqui na empresa. Ah, antes uma observação, nível F é mais alto que G, então o...
Fabio Godoy
fabio.godoy@... Enviar e-mail
25 de Fev de 2010
8:05 pm

O comentário do Fabio sobre contratar uma consultoria externa é bastante pertinente. Sem isso não se chega a uma certificação. Agora só um comentário...
andre nascimento
nascimento_a... Offline Enviar e-mail
26 de Fev de 2010
3:20 am

Na minha opinião faz sentido alguém avaliar nesse modelo para efetivamente obter melhoria no seu processo de desenvolvimento e na qualidade do ...
Gustavo Monti Rocha
gustavomr@... Enviar e-mail
26 de Fev de 2010
11:44 am

Um processo bem definido sempre agrega valor, independente de qual seja. Se uma empresa se vê obrigada a conquistar um selo tem que usar isso da melhor...
João Alberto Giacc...
giaccomassi Offline Enviar e-mail
26 de Fev de 2010
12:46 pm

Concordo com você João e com o Gustavo também. Em um mundo ideal, deveríamos pensar em adquirir um "selo" ou implantar um processo para melhorar nossa...
andre nascimento
nascimento_a... Offline Enviar e-mail
26 de Fev de 2010
6:13 pm

Bom.. tá aí algo que não dá pra discutir: quem investe grana alta sem utilizar os benefícios esperados é porque tem bastante pra jogar fora. Quanto à...
João Alberto Giacc...
giaccomassi Offline Enviar e-mail
26 de Fev de 2010
7:43 pm

2010/2/25 andre nascimento <nascimento_andre@...> ... A rigor, a rigor... os modelos de maturidade só o que precisa ser feito; mas não falam nada...
Marcelo Andrade
mfaelektron Offline Enviar e-mail
2 de Mar de 2010
2:24 am

Desde que produza todos os resultados esperados, sim. O desafio é fazê-lo sem burocratizar o processo. João. ... From: Marcelo Andrade To:...
João Alberto Giac...
giaccomassi Offline Enviar e-mail
2 de Mar de 2010
11:44 am

Curiozidade.. André, sobre o comentário "Nem a SEI e nem a Softex dizem que seu modelo precisa ser cascata para ser certificado" Andei buscando na literatura...
Guilherme Souza Gomes
guilhermesg@... Enviar e-mail
8 de Mar de 2010
2:31 am

Oi Guilherme, Por isso eu gosto dessa lista, eheheh. Pessoal com sangue de pesquisa nas veias, isso é muito bom \o/ Bom também que sua pesquisa validou meu...
andre nascimento
nascimento_a... Offline Enviar e-mail
8 de Mar de 2010
4:32 am

Oi André, Trabalho na Rational desde 2002 e com RUP desde 98. Minha *opinião* é bastante simples: falta de conhecimento e maturidade. Na época, falar em...
Rodolpho Ugolini
rodolphougolini Offline Enviar e-mail
8 de Mar de 2010
1:17 pm

Tem muito a ver com o mindset também. As pessoas ainda hoje recebem na maioria das vezes treinamentos em engenharia de software que focam em teoria e em...
Jose Papo, MSc
j_paulop Offline Enviar e-mail
8 de Mar de 2010
1:33 pm

Fala André... Em 8 de março de 2010 01:32, andre nascimento ... Eu estava bem bravo quando escreví isso: ...
Rodrigo Yoshima
rodrigoyoshima Offline Enviar e-mail
25 de Mar de 2010
3:38 pm

Mestre Yosha, obrigado pela deferencia! Então... vou falar de RUP numa lista de SCRUM, mas minha intenção é passar a experiência do que deu errado para...
Rodolpho Ugolini
rodolphougolini Offline Enviar e-mail
25 de Mar de 2010
4:37 pm

Grande Yoshima, obrigado pelas respostas. Você é como a justiça: Tarda, mas não falha. eheheh Alias, concordo com o que o Rodolpho falou também. Parece...
andre nascimento
nascimento_a... Offline Enviar e-mail
25 de Mar de 2010
7:01 pm

Por isso o apelido do Rodolpho é Rupinho... Em 25 de março de 2010 13:37, Rodolpho Ugolini <rodolpho.ugolini@...>escreveu: Escrevi no Blog da Rational...
Rodrigo Yoshima
rodrigoyoshima Offline Enviar e-mail
29 de Mar de 2010
1:26 pm

Dias desses depois de discutir com um neoagilista defensor do RUP eu postei isso, http://www.milfont.org/tech/2010/03/08/defesa-tardia-do-rup/ 2010/3/25...
CMilfont
chrismilfont Offline Enviar e-mail
30 de Mar de 2010
7:07 pm

Permita-me dicordar levemente, mestre Yosha: Na época eu não trabalhava na Rational (mas fui cliente): a Rational dizia que seu processo era customizável,...
Rodolpho Ugolini
rodolphougolini Offline Enviar e-mail
30 de Mar de 2010
7:07 pm
Avançado

Copyright © 2010 Yahoo! do Brasil Internet Ltda. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade - Termos do Serviço - Diretrizes - Ajuda