Entrar
Usuário novo? Cadastre-se
python-brasil
? Você já é um associado? Entre no Yahoo!

Dicas

Você sabia...
Você pode fazer buscas no grupo por mensagens antigas.

Mensagens

  Ajuda
Avançado
Artigo interessante mostrando que long é O(n)   Lista de mensagens  
Responder | Encaminhar Mensagem #40866 de 42641 |
Re: [python-brasil] Artigo interessante mostrando que long é O(n)

Pois é, mas eu já li que nada impede de encontrar tais algoritmos de melhor
complexidade em máquinas tradicionais, então até que ponto vai a vantagem da
computação quântica se isto for realmente verdade ? Mas enquanto isso ainda
não for encontrado, provavelmente logo saberemos porque os prêmios para
quebrar o RSA foram removidos hehe.

Acredito que nesse novo experimento que teve semana passada foi usado este
"Grover's Algorithm", se alguém assina ou tem acesso pela universidade à
Nature, eu agradeceria se disponibilizasse o artigo.

Mês passado eu acho que saiu uma Scientific American falando sobre o
emaranhamento quântico (que é o quantum entanglement), na capa estava
escrito "Was Einstein wrong ?", achei meio forte o título, porque até agora
não houve transferência de informação usando emaranhamento dos fótons, pelo
simples fato que não se pode escolher o estado do fóton ao fazer a leitura
dele ou "quebrar" a sua função de onda, mas mesmo assim ainda é um fato
estranho.

2009/7/9 Conrado Porto Lopes Gouvêa <conradoplg@...>

> 2009/7/9 Leonardo Carneiro <lscarneiro@...>:
> > Até onde eu estudei em teoria da computação, o modelo computacional
> > usado na maquina de turing não se aplica na computação quantica (a qual
> > eu sei quase nada, a não ser conceitos como esse citado pelo christian).
> > não tenho ideia do tipo de modelo que se aplica pra computação quântica.
> >
>
> É nada mais que uma máquina de Turing quântica, que foi formalizada
> pelo David Deutsch. Na Wikipedia tem mais informações:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_Turing_machine
>
> A única mudança significativa de complexidade fornecida por
> computadores quânticos é para fatoração, que neles é polinomial com o
> algoritmo de Shor (mas não temos certeza se fatorar não é polinomial
> mesmo em computadores normais, de fato recentemente anunciaram um
> algoritmo polinomial para a fatoração mas o artigo ainda não foi
> publicado). Fora isso, existe o algoritmo de Grover que transforma
> algoritmos "genéricos" (tipo busca sequencial) de O(n) para
> O(sqrt(n)).
>
> Conrado
>
>
> ------------------------------------
>
> ,-----------------------------------------------------------.
> | Antes de enviar um e-mail para o grupo leia: |
> | http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar |
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
> `-----------------------------------------------------------´Links do
> Yahoo! Grupos
>
>
>


--
"Forgive, O Lord, my little jokes on Thee, and I'll forgive Thy great big
joke on me."


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]




Sex, 10 de Jul de 2009 1:56 pm

christian_pe...
Offline Offline
Enviar e-mail Enviar e-mail

Encaminhar Mensagem #40866 de 42641 |
Expandir mensagens Nome/E-mail Classificar por data

Saudações! Já pararam pra pensar que a adição do tipo long é O(n)? Isso faz com que algoritmos O(n) que usem o tipo long acabem tendo custo quadrático: ...
Narcélio Filho
narcelio_filho
Online agora Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
3:59 am

Aquela famosa frase: "Na prática, a teoria é outra". O problema é que geralmente não levamos em conta restrições de hardware ao calcular a complexidade...
Christian S. Perone
christian_pe...
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
1:53 pm

... Desculpem o flood, é que eu esqueci de mencionar uma coisa muito importante na última mensagem, e ao que parece, pelos comentários no artigo original,...
Lucas Clemente Vella
lvella@...
Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
5:38 pm

Pessoal, a teoria não deve se adaptar assim a prática, pensem que se daqui alguns anos surgir um computador que tenha a característica de ajustar o tamanho...
Christian S. Perone
christian_pe...
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
5:50 pm

Oi Narcélio, O artigo é interessante por fazer pensar, mas tem que ser melhor analisado. Não pra dizer que a teoria e prática são diferentes, mas para se...
Nilo Menezes
lskbr
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
2:53 pm

Sinceramente, não vejo aonde a teoria difere da prática. O algoritmo é O(n) sim, a implementaćão dele em python que é O(n^2). O que pode acontecer é o...
Igor
igordsm@...
Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
3:11 pm

... Não vejo aonde a teoria difere da prática, e também não concordo que o algoritmo seja O(n). O algoritmo e a implementação em qualquer linguagem de...
Lucas Clemente Vella
lvella@...
Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
5:23 pm

... Um detalhe interessante que foi comentado pelo "steve" no post original é que o algoritmo nem é O(n) nem O(n²), mas sim O(2^n) e portanto exponencial....
Conrado Porto Lopes G...
jinn_br
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
7:02 pm

Conrado, na verdade o algoritmo realmente roda em O(n^2). Voce pode observar isso tanto vendo o fitting da parabola que consta no post quanto na analise formal...
Luiz Fernando Scheide...
luiz.scheidegger@...
Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
7:22 pm

Como afirmar que a máquina de Turing pode simular qualquer outro modelo de computação se nem sequer soubemos quais outros modelos poderão vir a existir ?...
Christian S. Perone
christian_pe...
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
7:33 pm

... Veja como: http://en.wikipedia.org/wiki/Church%E2%80%93Turing_thesis [ ]s Luciano...
Luciano Ramalho
hiper_luciano
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
7:38 pm

Luciano, não entendi, poderia explicar o que isto tem a ver com prova de que a máquina de Turing pode simular qualquer outro modelo de computação ? ...
Christian S. Perone
christian_pe...
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
7:49 pm

provas que envolvem infinitas possibilidades (inclusive algumas que ainda não existem) podem ser provadas por um método chamado indução fínita. é...
Leonardo Carneiro
lscarneiro@...
Enviar e-mail
9 de Jul de 2009
12:44 pm

Leonardo S., semana passada saiu uma notícia sobre o primeiro "processador quântico" eletrônico: ...
Christian S. Perone
christian_pe...
Offline Enviar e-mail
9 de Jul de 2009
1:39 pm

... Eu dei uma lida no artigo da nature, embora não entenda quase zero de computação quantica. Parece que eles realmente conseguiram fazer um processador...
Leonardo Santagada
leonardosant...
Offline Enviar e-mail
9 de Jul de 2009
2:58 pm

Até onde eu estudei em teoria da computação, o modelo computacional usado na maquina de turing não se aplica na computação quantica (a qual eu sei quase...
Leonardo Carneiro
lscarneiro@...
Enviar e-mail
9 de Jul de 2009
11:07 pm

... É nada mais que uma máquina de Turing quântica, que foi formalizada pelo David Deutsch. Na Wikipedia tem mais informações: ...
Conrado Porto Lopes G...
jinn_br
Offline Enviar e-mail
9 de Jul de 2009
11:44 pm

Pois é, mas eu já li que nada impede de encontrar tais algoritmos de melhor complexidade em máquinas tradicionais, então até que ponto vai a vantagem da ...
Christian S. Perone
christian_pe...
Offline Enviar e-mail
10 de Jul de 2009
2:06 pm

... Poderia dar mais informações sobre esse algoritmo de fatoração? Quem anunciou, de onde, link ou coisa do tipo? -- Lucas Clemente Vella lvella@......
Lucas Clemente Vella
lvella@...
Enviar e-mail
11 de Jul de 2009
7:40 pm

... Ele foi anunciado pelo Claus Schnorr na Rump Session do Eurocrypt'2009. Eu não sei (nem entendo) os detalhes, só sei que envolve reticulados e que serve...
Conrado Porto Lopes G...
jinn_br
Offline Enviar e-mail
11 de Jul de 2009
9:13 pm

... A questão é que está sendo analisada a entrada em função de n, o que não é o certo. Seja k o número de bits de n, então n vale aproximadamente...
Conrado Porto Lopes G...
jinn_br
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
8:07 pm

... A abordagem normal de análise de algoritmo é realmente com n sendo o tamanho da entrada, mas uma vez tido n bem definido como outra coisa (no caso, o...
Lucas Clemente Vella
lvella@...
Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
8:43 pm

... Concordo, neste caso não faz muito sentido considerar o número de bits mesmo. Mas é bom ter isso em mente porque não é um fato muito conhecido. É o...
Conrado Porto Lopes G...
jinn_br
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
8:52 pm

... Só pra completar, dá pra fazer a analise na maquina de turing (assim como em outras maquinas universais tipo a norma) agora que é chato programar...
Leonardo Santagada
leonardosant...
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
8:42 pm

... Não existe maquina onde soma de bigint seja constante, então o algoritmo para números grandes é realmente O(n^2). Geralmente se leva em consideração...
Leonardo Santagada
leonardosant...
Offline Enviar e-mail
8 de Jul de 2009
5:26 pm
Avançado

Copyright © 2009 Yahoo! do Brasil Internet Ltda. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade - Termos do Serviço - Diretrizes - Ajuda